sábado, 30 de julho de 2011

Elisa Wypes Sant"Ana de Liz e Márcia Cardoso participam de programa de entrevistas


Na manhã deste sábado, a Diretora do Departamento de Cultura Márcia Regina Cardoso e a Diretora de Políticas Integradas do Lazer da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte Elisa Wypes Sant"Ana de Liz  estiveram participando de programa de entrevistas da R
Adio Fraiburgo.
O objetivo foi o de explicar a importância que o I Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura possui, visto que o mesmo acontecerá no auditório do Hotel Renar na próxima segunda e terça-feira, dia primeiro e dois de agosto. O encontro tem o objetivo de discutir as mudanças no cenário mundial que trazem desafios para tornar a área da cultura um novo mercado potencial para o município e seus cidadãos. São esperadas mais de 250 pessoas no Fórum.
O I Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura é promovido pela Federação Catarinense de Municípios – Fecam, o evento é dirigido prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores da administração pública de todo o Estado.

Saída de pista próximo a Monte Carlo causa transtornos


Uma saída de pista de um caminhão com placas de Salto Veloso que presta serviços para a Perdigão, causou transtornos para quem transitou no sentindo Monte Carlo Fraiburgo e Fraiburgo Monte Carlo na SC 456 durante essa sexta-feira (29). O acidente foi próximo ao portal de acesso a Monte Carlo e aconteceu ainda na noite de quinta-feira (28) por volta das 23 horas, o motorista sofreu apenas ferimentos superficiais.
Como o veículo estava carregado de frios, foi necessária a presença da Policia Militar de Fraiburgo a qual esteve no local efetuando a segurança com cães do canil fraiburguense para que a carga não fosse saqueada. O caminhão foi removido apenas por volta da meia tarde da sexta-feira, causando transtornos aos motoristas, pois o fluxo de veículos foi interrompido para que o serviço pudesse acontecer.

Caixa Eletrônico é alvo de tentativa de arrombamento

Às 15 horas desta sexta-feira (29), na Av. René Frey, Centro, o Copom foi informado por um funcionário da empresa responsável pela fabricação e manutenção dos caixas eletrônicos de uma agência bancária que este iria fazer a vistoria no caixa eletrônico, o qual está localizado em um posto de combustível, pois tinha sido alvo e de uma possível tentativa de arrombamento na madrugada deste dia.
Segundo informações da Policia Militar, no momento da verificação do equipamento foi confirmado que efetivamente o mesmo foi arrombado. A Policia Foi até o local onde pode constatar os fatos e observou que foram feitos vários buracos na parte de trás do caixa eletrônico com uma provável furadeira, facilitando o arrombamento. Após isso, foi feito isolamento do local e acionado o setor de investigação da Policia Militar e da Policia Civil, bem como os peritos criminais para as providencias cabíveis. Esta é a segunda vez neste ano que o referido caixa eletrônico sofre com ações de criminosos, na primeira vez, ouve tentativa de clonagem de cartões.

Farmácia é assaltada no Bairro Liberata no final da tarde desta sexta-feira

Às 18h40min desta sexta-feira (29), na SC 456 – trevo do bairro Liberata, o Copom foi informado por populares, que uma farmácia estaria sendo assaltada.
As guarnições de serviço deslocaram para o local, porém os autores já tinham se evadido e no interior da farmácia encontrava-se o proprietário de 29 anos e um cliente de 36 anos; os quais relataram que dois masculinos usando roupas jeans, sendo que um dos mesmos estava usando ainda toca preta e óculos de motociclista, adentraram no referido local e anunciaram o assalto. Segundo as vitimas, um dos autores portava uma pistola e outros dois revolveres.
Eles levaram vários pertences do local e utilizaram para fuga um veículo gol bola de cor escura, tomando rumo ignorado.
As guarnições realizaram rondas, além de comunicar as guarnições das cidades próximas sobre o fato, mas não lograram êxito na localização dos autores. Não houve agressões contra as pessoas que lá estavam.

Rádio Fraiburgo e FME promovem a corrida do PAPAI

Foi lançada durante a última semana no Programa Frequência 7.1.0. Apresentado pelo comunicador Julio Santos a Primeira Corrida do Papai, uma realização da Rádio Fraiburgo e Organizada pela Fundação Municipal de Esportes.
Estive no Estúdio com Júlio Santos, o Diretor Geral de Esportes da Fundação Nelson Pereira dos Santos, o Assessor da Superintendência Claudinei de Oliveira e o repórter esportivo Jonatam Cordeiro.
Foi divulgado que o percurso da Corrida que será realizada no dia 7 de agosto, às 14 horas o domingo antes do dia dos pais, terá de 2  quilômetros e meio.
A Saída será em frente a Escola do Bairro São Cristóvão, onde nos primeiros 500 metros será apenas para caminhada e alongamentos orientados por professores de Educação Física da Fundação Municipal de Esportes.
A largada será no entroncamento da estrada que leva ao bairro São Cristóvão e a estrada que dá acesso ao bairro São Miguel, mais conhecida como a Estrada das Torres. A chegada vai ser na Escola Antonio Porto Burda, o CAIC no bairro São Miguel.
As inscrições da Primeira Corrida do PAPAI já começaram nesta segunda-feira dia 25 de julho e se estendem até o dia 3 de agosto nos seguintes locais:Na Fundação Municipal de Esportes, Nas Escolas, Na Loja Schumann, Na Chocolates Fraiburgo, No Supermercado Zablóski,  No Bar do Pedroso e na Rádio Fraiburgo. Os pais devem comparecer aos locais de inscrição com sua Carteira de Identidade e uma certidão de nascimento dos filhos.A inscrição é gratuita.
Haverá Premiações com medalhas para os primeiros colocados nas categorias até 20 anos, de 21 a 30, de 31 a 40, de 41 a 50 e acima de 51 anos. Entre todos os pais inscritos, haverá o sorteio de:
Uma TV LCD 32 polegadas...
Uma Bicicleta 18 marchas...
E um Kit para churrasco...
A Primeira Corrida do Papai, no dia 7 de agosto entre os bairros São Cristóvão e São Miguel é uma Realização: Rádio Fraiburgo AM
Organização: Fundação Municipal de Esportes
Apoio: Loja Schumann, Supermercado Zablóski e Chocolates Fraiburgo.

Fraiburgo sedia importante evento da Cultura do Estado

O I Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura ocorre nos dias 1° e 2 de agosto, em Fraiburgo. O evento é promovido pela FECAM e pelo Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc). O Fórum, destinado a prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores da administração pública, propõe discutir as políticas para o setor, a economia da cultura, entre outras questões.
No primeiro dia do encontro, o Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (Minc), João Roberto Peixe, fará a conferência de abertura, com o título "Marco Regulatório da Cultura e Sistema Nacional de Cultura (SNC)". A proposta de criação do sistema ainda tramita no Congresso. O SNC pretende institucionalizar as políticas públicas para a Cultura como políticas de Estado, além de buscar integrar as ações dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal) no setor. Já a Secretária da Identidade e da Diversidade Cultural do Minc, Cláudia Leitão, abordará a Economia Criativa da Cultura. A programação do primeiro dia também é composta por uma mesa sobre o Congesc, além de um espaço de debate dos colegiados regionais de cultura.
Na terça-feira (02), a deputada estadual Angela Albino coordenará uma mesa-redonda sobre a Política Estadual de Cultura. Participam a Diretora de Políticas Integradas do Lazer da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Wypes Sant"Ana de Liz, o presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Joceli de Souza, e a presidente do Conselho Estadual de Cultura, Mary Elizabeth Benedet Garcia. Após a mesa-redonda, haverá debate e deliberações sobre diretrizes para a área da Cultura no Estado e na União.
Além de palestras, apresentações culturais compõem a programação do evento, entre elas, a "Contestado vida e realidade", do Grupo Sangue de Jagunço de Fraiburgo.
O I Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura é realizado pela Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), com o apoio da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP), das Associações de Municípios de Santa Catarina, e da Prefeitura de Fraiburgo.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Rota da Amizade em entrevista na Rádio Fraiburgo


O programa de entrevistas da Rádio Fraiburgo que vai ao ar todo sábado por volta das 10 horas, conversou no sábado dia 23 com os Integrantes da Rota da Amizade.
Participaram o Gerente AeB do Hotel Renar Márcio Sellau, Executiva da Rota Patricia Rudeck e Presidente da Rota Wilson Macedo.
Entre os assuntos abordados, conversaram sobre o Primeiro Festival Gastronômico e Folclórico da Rota da Amizade que ocorreu durante o Enfrute.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Enfrute e Festival de Gastronomia e Folclore atingem metas propostas


A décima segunda edição do Encontro Nacional de Fruticultura de Clima Temperado – Enfrute e a primeira edição do Festival de Gastronomia e Folclore da Rota da Amizade chegaram ao fim nesta quinta-feira (28) sendo analisada pelos organizadores como um sucesso.
Mais de mil pessoas estiveram no Parque da Maça em cada dia durante os três dias de evento conhecendo o que existe de mais moderno em tecnologia e estudos voltados a frutas de Clima Temperado. Para incrementar e alegrar o evento ocorreu em paralelo o festival com o melhor da comida, folclore e artesanato dos municípios que compõem o roteiro.
A tentativa de aproximar a comunidade fraiburguense do Enfrute foi avaliada positivamente pelo prefeito Nelmar Pinz. Segundo ele, até então a feira sempre esteve focada apenas no conhecimento, se tornando técnica e pouco atrativa para a comunidade local. No final da tarde de quarta-feira (27), o pavilhão que sediava o Festival da Gastronomia registrou grande presença da comunidade local que se sentiu atraída para conhecer o encontro.
O Enfrute voltará a acontecer em 2013, já o Festival de Gastronomia e Folclore da Rota da Amizade deverá acontecer em outro município no próximo ano. Em Fraiburgo, o festival foi organizado pelo Núcleo de Gastronomia da ACIAF, o qual firmou parceria com o Centro Cultural Egon Frey.
Os empresários efetuaram a doação de praticamente todas as mercadorias para que a entidade os representasse e também comercializasse os produtos. O Hotel Rennar, que também faz parte do Núcleo, esteve presente com o melhor da comida local focada na maça que é oferecida aos turistas que se hospedam no local
Durante os três dias do evento, a Rádio Fraiburgo AM, através da Jornalista Juciele Baldissarelli, repórter Jonatam Cordeiro e do corpo técnico Fabiane Gonçalves e Juliane Barros estiveram presentes transmitindo todas as informações e curiosidades do encontro. Juciele apresentou o Jornal do Meio Dia durante os três dias diretamente do estúdio no Parque e Júlio Santos também apresentou o Programa Frequencia 710 na tarde de quinta-feira do local. 
Confira quem passou pelo Estúdio da Emissora no Parque da Maça:

Nereu Lopes  - Vice-presidente ACAERT meio oeste
Luiz Ademir Hessmann (Presidente Epagri) e Adelcio Machado dos Santos (Jornalista e Reitor Uniarp)

Pierre Nicolas Perre (Presidente ABPM)

Vilmar Carelli - Prefeito Municipal de Vidiera

Dirlei Barbieri Rofner - Secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Treze Tílias

Elói Ronaul - Secretário de Desenvolvimento Econômico de Fraiburgo

Patricia Rudeck - Gerente Executiva da Rota da Amizade

Momento de descontração do repórter Jonatan Cordeiro e Fabiane Gonçalves tentando entrevistar o michuin (não obtiveram sucesso)

Gabriel Leite - Organizador Enfrute Epagri

Vereadores Juca Chechi e Gabriel Fantin

Jonatan Cordeiro, Juciele Baldissarelli e Fabiane Gonçalves

Nelmar Pinz - Prefeito Municipal de Fraiburgo

Condenado rapaz que assassinou o taxista Nolar João Gribler no ano passado


O Juiz de Direito do Fórum da Comarca de Fraiburgo, Dr. Márcio Bragaglia condenou o então acusado de homicídio D.C.D.S.P contra o taxista fraiburguense Nolar João Gribler em 2010 a mais de 28 anos de prisão. O julgamento não aconteceu através de júri popular por se tratar de latrocínio (roubo) seguido de morte. Ainda o magistrado condenou C.D.S. a um ano e dois meses de reclusão por receptação de dinheiro que foi subtraída da vitima. Para ambos  cabe ainda recurso no Tribunal de Justiça.
O crime aconteceu por volta do meio dia de 21 de julho de 2010, Gribler teve corrida contratada pelo condenado para que fosse levado até o interior de Fraiburgo na Linha Papuã. Ao chegar ao local, D.C.D.S.P. sacou um revólver calibre 38 e anunciou o assalto. Após render a vitima subtraiu cerca de R$ 229,00 do taxista. Logo após, efetuou um disparo contra o taxista na região do maxilar direito. Após nove dias internando, Gribler foi a óbito em decorrência de um acidente vascular cerebral por hipertensão arterial.
Ainda no mesmo dia, a segunda pessoa acusada C.D.S., na mesma localidade do interior, recebeu a quantia de R$116,00 do responsável pelo homicídio, segundo a Justiça, ele teria aceitado o dinheiro mesmo sabendo que se tratava de recursos provenientes do crime.

Programa Jovem Aprendiz inicia aulas no auditório da ACIAF

Recursos Humanos de empresas que terão alunos sendo orientados pelo SENAI

Desde segunda-feira(25), 50 jovens com idade entre 14 e 24 anos iniciaram as aulas no Programa Jovem Aprendiz ministrado pelo SENAI Videira no Município de Fraiburgo.
O curso esta acontecendo devido à demanda apresentada pelas empresas ao Núcleo de Gestão de Pessoas comandado pela Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF). Para algumas empresas, fazer parte do programa é uma exigência do Ministério do Trabalho.
O curso terá a duração de 12 meses e será focado na área de Assistente Administrativo. Os jovens, são remunerados financeiramente, estudam em um período e atuam nas empresas que viabilizam o programa no contra turno.
Ainda na sexta-feira (22), a Coordenadora  de Núcleo do Senai Deise Ferreira de Souza e a Coordenadora do Curso Celina Fiorelli de Oliveira estiveram em Fraiburgo tirando dúvidas e orientandos as empresas participantes.
O Programa Menor Aprendiz conta com apoio da Prefeitura Municipal de Fraiburgo, aonde a administração esta oferecendo gratuitamente espaço para que as aulas aconteçam junto a auditório da ACIAF, bem como laboratório de informática junto às escolas municipais.

Rádio Fraiburgo presente com sua programação no ENFRUTE





Terceiro dia de ENFRUTE e Festival Gastronômico e Folclórico da Rota da Amizade contou novamente com transmissão direta da Rádio Fraiburgo.
Ao Meio dia, durante a apresentação do jornal tive a oportunidade de entrevistar autoridades envolvidas na organização e apoiadores, entre eles: Prefeito Municipal de Fraiburgo Nelmar Pinz e Prefeito Municipal de Videira Wilmar Carelli.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Abertos em Fraiburgo Enfrute e Festival de Gastronomia da Rota da Amizade


O prefeito Nelmar Pinz declarou na manhã desta terça-feira, 26 de julho, a satisfação de receber, em Fraiburgo, pelo décimo segundo ano o Encontro Nacional de Fruticultura de Clima Temperado – Enfrute. O evento foi aberto oficialmente por volta das 10h e reuniu autoridades locais e estaduais, entre elas o presidente da Epagri, Luiz Hessmann, o chefe da Estação da Epagri de Caçador, Gabriel Leite, além do reitor da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe, Adélcio Machado, todas entidades promotoras do encontro que, pretende discutir as tendências do mercado no que diz respeito a fruticultura de clima temperado.
Até quinta-feira, (28) serão 26 palestras, mais de 100 trabalhos científicos e 36 expositores reunindo as tecnologias do setor. Simultaneamente ocorre a primeira edição do Festival de Gastronomia e Folclore da Rota da Amizade. Em ato realizado na tarde desta terça-feira, o presidente da Rota da Amizade, Wilson Macedo falou sobre as expectativas sobre o evento, que começou pequeno, mas tem grandes projeções para o futuro.
A primeira edição já vem surpreendendo o público que tem aprovado os pratos expostos e oferecidos pelos municípios de Fraiburgo, Videira, Treze Tílias, Piratuba e Joaçaba. Também estão em exposição o artesanato produzido, que retratam a cultura de cada município.
Prefeitura Municipal de Fraiburgo - Assessoria de Comunicação - Jornalista Responsável: Andréa Melo - SC 01767-JP

Comments system

Disqus Shortname