segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Festival de karatê reuniu praticantes da região


O mini-ginásio da Escola Municipal Eurico Pinz sediou no último domingo (30) o Festival de Karatê-dô de Fraiburgo. O festival foi promovido pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, com o apoio da Fundação Municipal de Esportes, que disponibilizou medalhas e troféus aos participantes.
A Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC, deu suporte com os materiais de informática, com o objetivo de agilizar os resultados e organização do Festival. Além dos karatecas fraiburguenses, foram convidados atletas de Videira, Caçador, Tangará, Ouro e Capinzal, totalizando cerca de 100 participantes.
O Coordenador do festival, professor Luiz Laudelino Coelho, disse que o evento esteve dentro da expectativa da organização, sendo que uma das principais intenções evento foi a integração e a organização do karatê-dô no Meio Oeste do Estado.
No sábado (29), dois karatecas fraiburguenses estiveram competindo em Chapecó competindo na Olimpíada Estudantil Catarinense (OLESC). Segundo Coelho, após Fraiburgo ficar oito anos sem conquistar medalhas na competição, o karateca Marcelo Pires Ribeiro, 13 anos, ganhou a medalha de prata no kata individual absoluto. No feminino na mesma categoria a fraiburguense Bruna Padilha da Silva, ficou em 5º lugar.
Apesar de ter apenas 13 anos, o karateca Marcelo já tem em seu currículo o título de campeão mundial na categoria 11 e 12 anos, competição que foi realizada na Argentina no ano passado. Ele é faixa preta e há nove anos pratica o karatê.

Xadrez traz dez medalhas


O xadrez fraiburguense, foi a modalidade que trouxe o maior número de medalhas para Fraiburgo durante a Olesc (Olimpíada Estudantil Catarinense) que terminou nessa segunda-feira (31) em Chapecó. Foram dez medalhas, sendo cinco de ouro, duas de prata e três bronze, o destaque ficou por conta do enxadrista Ruan Lucas Alves Gonçalves o qual conquistou três ouros, em 17 partidas ele obteve 17 vitórias. O xadrez masculino terminou em terceiro lugar, com a medalha de bronze e o feminino ficou em quarto lugar na classificação geral.
Segundo o técnico da equipe, Juliano Zonta esta foi uma das melhores atuações dos enxadristas fraiburguenses em competições as quais participaram até o momento. Para Zonta, “Ruan foi a grande revelação da competição, foi o único atleta que das 17 partidas jogadas atingiu um aproveitamento de 100%”. Outro destaque foi o capitão da equipe Eduardo Dresch, o qual participou pela última vez desta competição devido a sua idade.

Autor confessou ter realizado os furtos de carros, ele responderá em liberdade



No fim da tarde do último Sábado (29), a Policia Militar e Civil recuperaram através de denuncia veículo furtado no Bairro Nossa Sra. Aparecida. Ao chegar à residência, a policia encontrou um veículo gol de placas AJB 9724, após consulta via sistema DETRANET, foi constatado que havia registro de furto no dia 27 deste mês na cidade de Santa Cecília.
Com a chegada da policia, José Renato de Almeida, 42 anos que estava no local tentou fugir, correndo em direção ao mato, ele foi seguido e avistado adentrando em outra casa nas proximidades, sendo de imediato a policia efetuou o cerco, foi o localizaram em baixo da cama. Ainda os policiais encontraram em seu bolso a chave do referido carro.
Ao indagarem sobre a procedência ele acabou confessando que havia furtado o veículo. A policia constatou também que para tentar escapar da fiscalização o autor utilizou fita adesiva para alteração da placa do gol. Ele teria ainda confessado que havia furtado um veículo brasília de placas MDM 2560 de Videira no dia três deste mês e que havia escondido em uma casa abandonada próximo a localidade de Faxinal dos Carvalhos.
Confessou ainda que havia furtado um aparelho de som, o qual deixou em uma mercearia no bairro Nossa Sra. Aparecida, bem como uma jaqueta, um televisor, o aparelho de som do veiculo supracitado e algumas bijuterias. Outros dois homens que estavam no mesmo local no momento do ocorrido também foram conduzidos a delegacia para se apurar o envolvimento deles nos fatos.
Segundo o delegado de Policia Dr Jhonn Endy Lamb, foi encontrada também uma pequena quantidade de drogas junto ao rapaz. Para apurar o caso a policia instaurou Inquérito Policial e como não houve flagrante todos foram liberados.

Educação divulga cronograma de atividades letivas


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Fraiburgo divulgou nesta segunda-feira (31), o cronograma de atividades previstas para os meses de novembro e dezembro. De acordo com o documento na próxima segunda-feira (7) iniciam as matrículas e rematrículas nas escolas municipais.
Para matrícula os pais ou responsável devem comparecer a secretaria da escola mais próxima e apresentar a certidão de nascimento da criança e comprovante de residência. Até o quinto ano também é exigido o comprovante de imunização da criança.
Cronograma: 7 A 30 de novembro matrículas e rematrículas; 16 a 25 de novembro inscrições ACT´s (professores) ; 28 de novembro a primeiro de dezembro inscrições ACT´s (agentes de serviços gerais e auxiliares de alimentação e nutrição).
Confirmação automática de vagas para efetivos: cinco a nove de dezembro entrega de requerimentos de vagas remanescentes; Permutas; Notificação de Professores para vagas excedentes. De 12 a 14 de dezembro entrega de documentos dos professores notificados para vagas excedentes, no dia 15 de dezembro às 18h30, Escolha de Vagas remanescentes.
Chamada dos efetivos: Educação Infantil dia 19 de dezembro às 8:30 horas, Ensino Fundamental de 16 dezembro a 20 de janeiro. Escolha de vagas para ACT´s:  Educação Infantil - Quadro de Janeiro - às 8:30 horas, dia 21 de dezembro e Quadro de Fevereiro de 16 dezembro a 20 de janeiro, Ensino Fundamental de 16 de dezembro a 20 de janeiro.

Geada é registrada no Parque da Maçã


Os moradores das redondezas do Parque da Maça forma surpreendidos no amanhecer desta segunda-feira (31) com a incidência de uma fina cama da de geada em alguns pontos. Segundo o meteorologista da Anti-Granizo Fraiburgo João Rolin, a ocorrência do fenômeno neste comum não deve ser considerada anormal, pois a primavera ainda é uma estação de transição do frio para o calor.
Os termômetros na Estação de Avisos Fitossanitários no Bairro São Sebastião registraram a mínima de 5ºC. Mas na região da Liberata, local próximo ao Parque, os termômetros registraram ainda mais frio chegando a 2ºC, segundo a empresa Pomagri. Rolin destaca que as temperaturas devem se manter amenas no decorrer desta semana.

Comments system

Disqus Shortname