quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Deputado Altair Guidi visita Fraiburguenses


Na noite da última terça-feira (29), os membros do Diretório Municipal do Partido Popular Socialista (PPS) de Fraiburgo receberam a visita do Deputado Estadual Altair Guidi. Ele veio em busca de apoio para a sua candidatura a presidência do PPS no Estado. A Convenção Estadual deve ser realizada em dezembro.
Guidi comentou que a Deputada Estadual Carmem Zanotto vem sinalizando que também pode se candidatar, mas ele acredita que haverá um consenso para a disputa. Ofertou ainda aos fraiburguenses, a possibilidade de ocuparem um cargo na chapa que esta sendo criada.
O presidente da Executiva Municipal do PPS, vereador Bino Barros, afirmou que irá consultar os filiados para saber se os fraiburguenses desejam apoiar o nome do Deputado nesse pleito, porém acredita que haverá consenso entre GuidI e Carmem na disputa.

Larvas do mosquito da dengue são encontradas


Um novo foco de larvas do mosquito da dengue foi encontrado numa armadilha montada pelos agentes do Programa de Combate ao Mosquito do município de Fraiburgo. Este é o segundo foco localizado neste ano, desta vez as larvas foram detectadas no bairro São Miguel, na primeira vez foi na área central.
Durante todo o dia de ontem (30), a supervisora do Programa da 7ª Gerência de Saúde de Joaçaba, Brigite Regensburger acompanhou os agentes epidemiológicos. Com essa detecção, algumas medidas especiais foram adotadas para tentar eliminar a presença do mosquito. Segundo Brigite, todos os imóveis comerciais e residenciais num raio de 300 metros do local em que as larvas foram encontradas estão sendo visitadas.  Ainda em alguns pontos que seja de difícil acesso será utilizado o larvecida.
As larvas foram encontradas no trabalho de rotina de inspeções semanais das armadilhas. Elas foram coletadas e enviadas para análise, onde uma bióloga confirmou se tratar do mosquito da dengue. A agente epidemiológica que as encontrou foi Adriana Denardi. Ela explica que nessas visitas, os agentes além de orientar os moradores, estão efetuando buscas e vistorias para verificar se existem outros focos.

Pablo Henrique do Nascimento é morto a facadas



O Setor de Segurança Pública de Fraiburgo registrou um homicídio por volta das 22 horas da última terça-feira (29) na Avenida Micheli Simonetti, no bairro São Miguel. Foi morto com golpes de faca na região do tórax o jovem Pablo Henrique do Nascimento, 18 anos. Uma segunda pessoa, um adolescente de 15 anos foi vítima de espancamento. Ele foi conduzido para atendimento médico no Hospital Divino Espírito Santo e liberado na mesma noite. 
Inicialmente, os jovens teriam sido abordados por dois veículos, um voyage e um gol que já foram identificados pela polícia. Os condutores, com o objetivo de surpreender as vitimas, jogaram os veículos para cima dos mesmos, após isso, saíram dos automóveis e realizaram o crime. O delegado da Comarca de Fraiburgo, Jhon Endy Lamb, informa que já sabe a identidade dos autores e que sete pessoas participaram do crime, sendo seis maiores de idade e um menor.
Já a delegada Beatriz Ribas Dias dos Reis, relata que todos estão foragidos, diversas diligências foram realizadas durante a noite do crime na tentativa de localizá-los. Na manhã de ontem (30) foram ouvidas três testemunhas. Os detalhes dos depoimentos não foram revelados pelos delegados para não atrapalhar as investigações do Inquérito Policial. Mesmo assim, a policia solitica o apoio da comunidade em relação a denúncias anônimas que podem ser feitas no telefone 181
O adolesdente fazia parte do Projeto Karatê-Dô Cidadão do Futuro, era colecionador de títulos, entre eles o de campeão brasileiro de karate. Para o pai do jovem assassinado, João Nascimento, a perda é irreparável. “Não precisa tanta violência, esses jovens não querem mais conversar, querem ver sangue, sempre estimulei meu filho a prática do esporte para ser uma pessoa de bom caráter”, desabafou. Nascimento era considerado um filho tranqüilo pelos pais, a família disse desconhecer que ele possuía richas com alguém.
Ele trabalhou até o inicio desta semana na empresa Videplast em Videira, porém estava se desligando da mesma, pois iria se mudar para Rio do Sul onde trabalharia como mecânico. O irmão mais novo, Alan Diego do Nascimento, o tinha como um exemplo, pois também é praticante do esporte. O jovem repudiou a violência cometida no crime. “O karatê nos ensina a respeitar as pessoas”, afirmou.

Luan Antonio dos Santos não sobreviveu a acidente



Após permanecer por 10 dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Divino Salvador em Videira, Luan Antonio dos Santos, 20 anos, morreu na última terça-feira (29). Ele sofreu uma queda de moto seguida de choque em árvore, no dia 19 de novembro na estrada geral do Bairro São Cristóvão em Fraiburgo. Com a força do impacto, teve traumatismo crânio-encefálico na parte de trás do crânio e fratura fechada no fêmur direito.
O jovem é irmão do cantor Iromar dos Santos, o qual é conhecido em Fraiburgo e região por formar dupla com Elisangela, eles que possuem músicas gravadas no CD da Florada da Canção. O irmão, afirma que Santos gostava muito de moto, porém a família não apoiava este gosto. No dia do acidente, ele havia sonhado com números e queria apostar na Mega Sena e por isso estava se dirigindo até a área central para efetuar a aposta.
“Ele falou para meu pai que iria até o centro por que tinha sonhado que havia ganhado na loteria, não deu cinco minutos que ele saiu de casa já vieram avisar que ele havia se acidentado. Fica o alerta para os jovens que como o meu irmão gostam de moto, é lamentável, agora precisamos seguir com essa dor no peito”, falou em tom de desabafo.
A principal marca de Santos era a sua alegria, pois vem de família de músicos e artistas e igualmente gostava de participar de festivais de dança e música.  Para a professora e cantora Elisangela Dalanhol, o ex-aluno sempre foi uma ótima pessoa, participativa nas atividades da escola. Por seis anos foi aluno do Departamento de Cultura de Fraiburgo na oficina de dança.
O professor Lindomar Palmeira, o Kiko, lamentou a morte e afirma que os defensores da cultura fraiburguense estão enlutados. Segundo Kiko, a passagem do jovem no Departamento foi marcante, pois considera que tinha grande afinidade com a dança onde era um dos destaques. “Hoje ele não participava mais, mas no próximo ano deveria contribuir nas apresentações em homenagem ao Centenário da Guerra do Contestado”, explicou.
Entristecidos com a morte ficaram também os colegas de trabalho na empresa Alumividros, local que ele atuava a cerca de sete meses como auxiliar de vidraceiro. O proprietário da empresa, Jorge Correa, afirmou emocionado que além de bom funcionário era um ótimo amigo.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Posto de Saúde será construído no Bairro Nações


Fraiburgo poderá ser beneficiado em 2012 com até R$ 600 mil reais que são provenientes de um programa do Governo Federal chamado Emenda Popular. Trata-se de emendas de iniciativa popular que serão incluídas na proposta orçamentária para 2012 e destinadas à área da saúde.
Para ter direito, os municípios que  possuem até 50 mil habitantes, as câmaras municipais e as prefeituras, conjuntamente, devem realizar audiências públicas com a população para decidir como e onde o dinheiro deverá ser aplicado. Em Fraiburgo a referida audiência decidiu na última semana de que os recursos devem ser investidos na edificação de local próprio para o Posto de Saúde do Bairro Nações.
De acordo com o prefeito Nelmar Pinz, nesse formulário foi preenchido que o terreno que o município dá como forma de contra partida, será um que fica próximo a Universidade do Alto Vale do Rio Peixe (Uniarp). Ainda cerca de R$ 100 mil reais deverão ser dados também como contra partida por parte do município.
Os municípios que ainda não apresentaram seus projetos para o Governo Federal têm até dia 10 de dezembro para fazerem. As emendas são para estruturar a rede de serviços de atenção básica à saúde, como os prontos-socorros; para melhorias sanitárias nas residências; e para implantar ou melhorar sistemas públicos de abastecimento de água e de esgoto. Os recursos também poderão ser destinados à melhoria do sistema de tratamento de lixo.

Comments system

Disqus Shortname