segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Não a Violência: data foi marcada por conscientizações



Desde o ano de 1948, por virtude do assassinato do líder pacifista Mahatma Gandhi, o mundo celebra no dia 30 de janeiro, ou seja nesse ano comemorado no último domingo, o Dia Mundial da Não Violência. Para a data, a Secretaria de Ação Social de Fraiburgo através do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) promoveu ações de conscientização sobre o assunto junto aos fraiburguenses.
No último sábado (28), diversos profissionais ligados a área e convidados pela Secretaria participaram de um programa de rádio levado ao ar pela Rádio Fraiburgo AM, onde o tema foi abordado. De acordo com a assistente social, Deonilce Maria Passini, a violência não é apenas física, pois uma pessoa pode ser vítima de violência verbal.
No município, os casos mais típicos de agressão estão relacionados a mulher, criança e ao idoso. Além disso, Deonilce explicou que as famílias quando perdem algum familiar vítima de violência, também são consideradas atingidas. Através do Creas, são desenvolvidos programas que tem como objetivo inserir novamente essas pessoas na sociedade de maneira que elas descubram o valor humano que possuem.
A psicóloga do Hospital Divino Espírito Santo de Fraiburgo, Vandinéia Debus Rodrigues, informa que a quantidade de pessoas atendidas no hospital vítimas de violência é assustador, em três anos foram aproximadamente 100 casos. Isso apenas relacionado a questões físicas, que seriam ferimentos causados por arma branca e de fogo.
Outra forma de agressão, mas esta percebida no contexto escolar é o bullying. De acordo com a psicóloga da Secretaria Municipal de Educação, Taise Zanetti bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
Ainda ontem (30), a secretaria de Ação Social promoveu orientações durante os atendimentos a população sobre o tema. Faixas com mensagens repudiando a violência foram fixadas nas áreas centrais, orientando que casos devem ser denunciados para a Policia ou órgãos competentes.
FOTO ILDO LUCAS

Hanseníase, uma doença que tem cura


No último domingo (29), foi comemorado o Dia Mundial da Luta Contra Hanseníase, mais conhecida como lepra. A data que cai sempre no último domingo do mês de janeiro, foi escolhida em 1954 com o objetivo de chamar a atenção do mundo para o problema que é a doença. A hanseníase é a doença mais antiga da qual se tem notícias na história, ela é citada até mesmo em trechos da Bíblia Sagrada.
Em 2011, Santa Catarina diagnosticou 205 novos casos, considerado de baixa endemia, apresentando taxa de detecção de 3,4 por 100 mil habitantes. No município de Fraiburgo no ano de 2011, foram registrados cinco casos os quais receberam tratamento, já em 2012 foram diagnosticados outros dois novos casos, mas acredita-se que muitas outras pessoas possuem a doença e desconhecem.
Devido à falta de esclarecimentos e desconhecimento que a população tem em relação ao assunto, o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu ontem (30), uma Campanha de conscientização para as pessoas que foram até as Unidades de Saúde do município.
A enfermeira Kalinka Cruz Maccagnam comenta que aproximadamente 200 pessoas foram alvo das orientações e segundo ela, percebeu-se que realmente a população não sabe o que é a doença. “Quando perguntávamos sobre a hanseníase poucos sabiam o que era, mas quando falávamos que era a lepra as pessoas já sabiam do que se tratava e muitas delas pensam que a doença é um mito, que não existe mais”, comentou.
O trabalho dos grupos de saúde se deu de maneira a explicar como são as formas de contágio, sintomas e tratamento. A hanseníase é uma doença infecciosa, de longa evolução, que pode ser transmitida para outras pessoas através do contato pessoal prolongado, normalmente se manifesta através de manchas na pele. O paciente pode desenvolver a doença até 10 anos após o contato com pessoa infectada. O tratamento é gratuito, porém longo, vai de seis meses a um ano.

FOTO VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA FRAIBURGO

domingo, 29 de janeiro de 2012

Fraiburguense será um dos narradores do Rodeio Internacional de Vacaria


Desde ontem (28), o município de Fraiburgo marca presença no 29º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, no Rio Grande do Sul. O Rodeio é considerada a maior festa tradicionalista da América Latina. O encontro prossegue até dia 5 de fevereiro. O CTG Laço Fraiburguense estará competindo e terá ainda o seu integrante Francis dos Santos, narrando provas.
No total 16 narradores serão os responsáveis por explicar ao público o que acontece nas provas, destes apenas dois do Estado de Santa Catarina foram convidados para fazerem parte da equipe, fato que alegrou Santos. “Não somos nós que escolhemos narrar e sim eles que escolhem os narradores, no Estado temos cerca de 70 profissionais registrados, ser escolhido é uma honra”, contou.
Este é o segundo ano consecutivo que Santos é convidado a fazer parte da narração. O jovem irá atuar na próxima segunda-feira (30) e terça-feira (31). O Rodeio Internacional de Vacaria é conhecido pela grande quantidade de pessoas que disputam as provas, bem como pelos prêmios lucrativos, em algumas categorias é entregue ao vencedor caminhonetes novas. Já nas provas, os integrantes do CTG Laço Fraiburguense, vão competir nas provas campeiras e de envernada artística.
As provas artísticas como Concursos de Danças Tradicionais, Chula, Declamação, Gaitas, Intérprete Vocal, Trovas, pajadas, violão e Concurso da Mais Prendada Prenda do 29º Rodeio terão premiação total acima de R$ 120.000,00. Na campeira, os concursos de Laço, Gineteadas em pêlo, Contraponto de Gineteada Internacional, Prova de Rédeas, Cura de Terneiro e Pega de potro, terão premiação total acima de R$ 170.000,00.
FOTO ARQUIVO PESSOAL

Fraiburguense acusado de pedofilia era morador do Bairro São Miguel

O rapaz de iniciais P.A.P. de 24 anos, preso na última quinta-feira (26) na Rua Albino Secchi, bairro São Miguel acusado do crime de estupro de vulnerável (menor que 14 anos), ficará detido na Unidade Prisional Avançada (UPA) de Videira a disposição da Justiça. Segundo o delegado da Comarca de Tangará, Gustavo Madeira da Silveira, na próxima semana o trabalho de investigação deverá ser finalizado.
O jovem que é morador do Bairro São Miguel de Fraiburgo, já é conhecido da policia por ter passagens pelo crime de estelionato e atentado violento ao pudor, acusações registradas em 2007, na ocasião chegou a ficar detido por aproximadamente 30 dias na Cadeia Pública de Fraiburgo.
O rapaz se dizia jornalista, costumava especialmente frequentar eventos esportivos pelo Estado como profissional da área da comunicação. Em Fraiburgo e região, era conhecido por dizer que desenvolvia projetos na área esportiva, como futsal e futebol de campo, locais em que facilmente tinha acesso a crianças, adolescentes e seus familiares.
O delegado não confirma se foram nessas circunstâncias que o acusado teria cometido tais atos, porém em site de relacionamentos na internet, demonstra preocupação em mensagem postada no dia da prisão. “Mais essa de dor de cabeça constante, o Jesus me ajuda porque sem ti não venço estes problemas e nenhum outro...”, escreveu. Já em outras mensagens, o acusado enfatiza estar com problemas com alguns pais de atletas e afirma que não vai perder a credibilidade em função do problema.
"Ele é morador de Fraiburgo, cometia atos libidinosos, porque hoje o estupro inclui também atos libidinosos, que era o antigo atentado violento ao pudor. O rapaz já respondeu procedimento policial no passado por atentado violento ao pudor, mas não estou falando muito sobre isso, pois meu objetivo e proteger a identidade das vítimas", afirmou o delegado.
No momento da prisão, segundo Silveira, o acusado teria permanecido calmo e aceitado sem esboço a situação, o que leva o delegado a acreditar de que ele já sabia que estava sendo monitorado. "Ele não esboçou reação, me parece que ele já estava imaginando que estava sendo investigado", finalizou.

RELEMBRE O CASO 

A Delegacia de Polícia de Tangará recebeu a denúncia de que o suspeito estaria praticando atos libidinosos com sete crianças de municípios de Pinheiro Preto e Tangará, ele se aproximava dos meninos ganhando a confiança deles e da família.
"Tivemos uma denuncia na semana passada de pedofilia, a partir daí começamos as investigações, quando foram identificadas sete vítimas, colhemos provas contra o suspeito e apresentei por sua prisão temporária que foi deferida; a prisão foi embasada em estupro de vulnerável”, contou o delegado.


Felipe Alcindo dos Santos é ex-cunhado da vítima, alegou que atirou em legítima defesa

Apresentou-se sexta-feira (27) na Delegacia de Policia de Fraiburgo, o acusado de tentar assassinar a tiros e golpe de facão Nereu Santos de Oliveira, 43 anos, na noite da última da quarta-feira (25), na Rua Ludovico Solagna Bairro São Miguel.  A vítima foi ferida com dois disparos de arma de fogo, um em cada perna na altura das coxas e ainda com um golpe de facão na cabeça.
O suspeito da tentativa trata-se do ex-cunhado da vítima, Felipe Alcindo dos Santos, ele depôs na presença do advogado Douglas Fantin para a delegada da Comarca de Fraiburgo Beatriz Ribas Dias dos Reis. De acordo com a delegada, o suspeito alegou legítima defesa. Contou que a irmã T. F. D. S, 42 anos, reside em casa separada, porém, no mesmo lote que o ex-esposo. Na noite do ocorrido, ela teria ligado para o irmão pedindo socorro, pois disse que estaria sofrendo ameaças e desconfiava que a vítima estivesse armada.
Desta forma, o irmão foi até o local de posse de um revólver que seria uma herança familiar que guardava em casa, Santos alegou que a vítima teria dito que o mataria e por isso teria desferido os disparos.
Beatriz informa que para concluir o Inquérito Policial deverá ouvir nos próximos dias a irmã do suspeito, bem como a vítima que já ganhou alta hospitalar. Como o suspeito se apresentou voluntariamente não foi decretada a prisão preventiva e também já não foi mais possível aplicar o flagrante no caso.

Abertura Oficial da Colheita da Maçã em Fraiburgo será em fevereiro

Esta marcada para acontecer na sexta-feira dia 10 de fevereiro, às 10 horas nos pomares da Renar/Pomifrai a abertura Oficial da Colheita da Maça. O evento acontece em Fraiburgo a cada dois anos.
A solenidade esta sendo organizado pela Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) e prefeitura Municipal de Fraiburgo. Na próxima semana, as partes envolvidas estarão reunidas para realizar os acertos dos detalhes da programação.
Nomes importantes já confirmaram presença, como por exemplo, o governador do Estado Raimundo Colombo (PSD) e o ex-governador, atual senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Deputados representantes da região deverão comparecer, como é o caso do secretário de Infraestrutura do Estado Valdir Cobalchini.
Para o vice-prefeito Beto Ferreira, a abertura oficial da colheita da maçã é importante não somente por atrair os olhares políticos para o município, mas também pela importância econômica que a fruta possui em Fraiburgo.


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Morador do Bairro São Miguel levou dois tiros e uma facada, mas não corre risco de morte

As Policias Civil e Militar de Fraiburgo registraram na noite da última quarta-feira (25), uma tentativa de homicídio na Rua Ludovico Solagna, no Bairro São Miguel. De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO) da Policia Militar, Nereu Santos de Oliveira, 43 anos, foi ferido com dois disparos de arma de fogo, um em cada perna na altura das coxas e ainda com um golpe de facão na cabeça.
A vítima contou aos policiais militares que o autor dos disparos seria o ex-cunhado, A. F. D. S., o qual teria disparado seis vezes contra ele, acertando dois projéteis.  Conforme o BO, a ex-esposa da vitima , T. F. D. S, 42 anos, a qual mora em uma casa no mesmo lote de Oliveira, entregou para a policia uma faca com  35 cm de lâmina, e relatou que a vitima dos tiros usava a faca para ameaçá-la de morte. Segundo informações de populares, Oliveira teria afirmado que abriu a porta da residência para o ex-cunhado pensando que o mesmo o procurava em função da venda de uma casa.
Já a delegada da Comarda de Fraiburgo, Beatriz Ribas Dias dos Reis, afirma que nenhuma das informações foi confirmada até o momento, ela espera a vítima receber alta hospitalar para ouvi-lo em depoimento e esclarecer a verdadeira identidade e motivos que levaram a tentativa de crima ser realizada. A delegada apenas afirmou que já sabe a identidade de um suspeito., no entanto o considera fugitivo, caso ele não se apresente nas próximas horas, poderá solicitar a prisão do mesmo. Denúncias podem ser realizadas anonimamente através do telefone 181.

Coluna Lá nos Frai: Ligação Fraiburgo a Frei Rogério

Coluna publicada no Jornal Diário do Meio Oeste sexta-feira (27/01)
A Secretaria de Infraestrutura do Estado e DEINFRA nessa semana promoveram importante encontro com a comunidade de Fraiburgo e Frei Rogério para debater a pavimentação da SC 451, no total serão mais de 17 km.  A obra é uma das atuais reinvindicações da comunidade local, através pleitos entregues a Administração Municipal de Fraiburgo, pois além de ligar os municípios será importante para o desenvolvimento das localidades por onde passa.
O fato é que a obra vai sair, porém nem tudo saiu como o planejado, os técnicos do DEINFRA até explicaram, mas a resposta não ficou clara quanto o inicio da obra, se ela dar-se-á no sentido de Fraiburgo a Lebon Régis ou o contrário. Toda essa enrolação talvez seja devido à resposta, a pavimentação terá sentido Frei Rogério a Fraiburgo, ou seja, nosso trecho será beneficiado somente em 2015.
Como nem tudo saiu de acordo com o esperado, felizmente a Administração Municipal na ocasião através do vice-prefeito Beto Ferreira, trouxe alento aos moradores do Bairro Macieira, anunciando que se a obra do Estado irá demorar tanto tempo assim para chegar até o local, o próprio município irá promover a pavimentação de trecho que corta o bairro e que tem sido constantemente motivo de queixas em função do barro e poeira.
O asfalto terá inicio na Rua Fuji passando pela Rua Mutzu até as proximidades do Sítio de João Batista Andrade dos Santos que fica no fim do bairro. Sabiamente o município resolve esse problema dos moradores que não é de hoje que apresentam a queixa. Dessa forma, os fraiburguenses tem motivos para comemorar, a comunidade do Macieira sai satisfeita com a resolução do problema e a pavimentação até Frei Rogério pode até demorar, mas já esta próxima de acontecer. Porém, vejo que assunto ainda será tema de muitos encontros Lá nos Frai.

Homem que se dizia jornalista, é acusado de pedofilia e preso em Fraiburgo


O Delegado Gustavo Madeira da Silveira, da Comarca de Tangará, falou a Rádio Fraiburgo no Jornal do Meio Dia, desta quinta-feira (26/01) sobre a prisão temporária na noite de ontem, em Fraiburgo de um homem de 24 anos, acusado do crime de estupro de vulnerável (menor que 14 anos).
A Delegacia de Polícia de Tangará recebeu a denúncia de que o suspeito estaria praticando atos libidinosos com sete crianças da região (municípios de Pinheiro Preto e de Tangará), e em todos os casos, ele se aproximava dos meninos ganhando a confiança deles e da família.
"Tivemos uma denuncia na semana passada de pedofilia, a partir daí começamos as investigações, quando foram identificadas sete vítimas, colhemos provas contra o suspeito e apresentei por sua prisão temporária que foi deferida; a prisão foi embasada em estupro de vulnerável. Recebemos a informação ontem de que ele estava em Videira, mas quando chegamos lá, ele já havia pego um ônibus para Fraiburgo, quando acionamos a Polícia Civil desta cidade, ao mesmo tempo que segui para Fraiburgo. Fizemos uma campana e pegamos ele na rua", contou o Dr. Gustavo que não repassou mais detalhes, para preservar as vítimas.
O jovem já tem passagens por estelionato e atentado violento ao pudor e se dizia jornalista na região. "Ele é morador de Fraiburgo, cometia atos libidinosos, porque hoje o estupro inclui também atos libidinosos, que era o antigo atentado violento ao pudor. O rapaz já respondeu procedimento policial no passado por atentado violento ao pudor", disse o delegado.
Dr. Gustavo madeira acredita que na semana que vem deve estar encerrando o inquérito, e tendo elementos suficientes irá representar pela prisão preventiva. "Ele não esboçou reação, me parece que ele já estava imaginando que estava sendo investigado", finalizou Dr. Gustavo.
FOTO POLICIA CIVIL

Audiência debateu com moradores de Fraiburgo e Frei Rogério pavimentação asfáltica que ligará municípios


A comunidade fraiburguense, em especial os moradores do bairro Macieira e localidade de Faxinal dos Carvalhos puderam conhecer na noite da última quarta-feira (25), o projeto de engenharia que a empresa Iguatemi Engenharia de Florianópolis preparou para a pavimentação asfáltica da SC-451 que ligará os municípios de Fraiburgo a Frei Rogério. Atualmente o caminho da estrada é de terra.
A ligação além de beneficiar diretamente os municípios de Fraiburgo e Frei Rogério será uma alternativa a mais de caminho até o município de Curitibanos. A medida beneficia além das comunidades da Macieira e Faxinal dos Carvalhos, outros pontos que terão acesso até a rodovia como, por exemplo, Taquaruçú, Vila Dois Irmãos, Campina do Cerro e Santa Helena. 
A Audiência Pública aconteceu no ginásio de Esportes do Bairro Macieira e contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas. Os moradores do município de Frei Rogério também foram convidados para participarem de outra Audiência para debater o assunto que ocorreu na noite da última terça-feira (24).
Após essa coleta de informações junto à comunidade local, a empresa de engenharia poderá finalizar o projeto e encaminhar ao Governo do Estado para que a obra possa ser licitada. De acordo com o gerente de projetos e estudos da Iguatemi Engenharia, Alexandre Mosiman, a rodovia seguirá praticamente o traçado atual da estrada.
Segundo Mosiman, em Frei Rogério será edificado um viaduto de140 metros. A massa asfáltica que será utilizada é a considerada ambientalmente correta, pois é feita com borracha de pneus velhos, Outro beneficio do material está relacionando a durabilidade que é maior do que o asfalto normal. A extensão da rodovia que será contemplada é superior a 17 quilômetros, as obras contemplarão acessibilidade com rebaixamento de meio fio.
O Diretor de Planejamento e Projetos do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) Willian Ernet Wojcikiewicz, salientou que a obra deverá ultrapassar R$ 37 milhões, recursos que são provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A equipe de técnicos não soube precisar o seu inicio, porém cogita-se a possibilidade de que seja realizada somente a partir de 2013.
PARALELO MUNICÍPIO ANUNCIA PAVIMENTAÇÃO NA MACIEIRA
 
O vice-prefeito Beto Ferreira acompanhou a Audiência Pública e destacou a importância da comunidade local opinar sobre a realização da obra. Porém, um assunto preocupou os moradores, visto que se cogita a possibilidade de que os serviços devem iniciar no sentido Frei Rogério a Fraiburgo, se isso ocorrer à estimativa é de que o trecho fraiburguense seja melhorado somente em meados de 2015.
Prevendo que isso pudesse acontecer, a Administração Municipal irá promover a pavimentação asfáltica na Rua Fuji no Bairro Macieira, que será dividida em duas etapas. Esse trecho é contemplado no projeto, mas de acordo com Ferreira, a comunidade daquele bairro não tem condições de esperar tantos anos pelas melhorias e por isso o município tomou a iniciativa.
A primeira etapa terá inicio já no mês de fevereiro e compreende um trecho de 550 metros a partir do início do bairro até a Rua Mutzu, onde está a Caixa d'água. Esse trecho tem prazo de execução de 60 dias e serão investidos R$ 500 mil da Secretaria de Infraestrutura do Estado e R$ 139 mil dos cofres do município.
O vice-prefeito destaca que a segunda etapa que terá começo assim que a primeira for concluída, compreende a partir da Rua Mutzu até as proximidades do Sítio de João Batista Andrade dos Santos que fica no fim do bairro. Os recursos desse trecho serão oriundos de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Mauro Mariani no valor de R$ 493 mil.
O acesso ao bairro Macieira, a partir da SC-456 até o entroncamento das Ruas Fuji e Royal Gala não será asfaltado nesse momento, pois o acesso sofrerá uma alteração de acordo com o projeto de pavimentação apresentado da SC-451.
FOTO FÁVIO FURTADO RÁDIO FRAIBURGO AM

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Caminhão enterrado possui dois mandados de busca e apreensão

Futuro de caminhão que foi encontrado enterrado será decidido pela justiça

Empresa Maquiterra chegou enviar caminhão prancha para buscar veículo, porém ele nao foi liberado
O caminhão encontrado enterrado no último domingo (22) em um sítio na localidade do Lau Mello, cerca de 30 quilometros da área central de Fraiburgo, permanecerá por enquanto no pátio da empresa conveniada com Órgão de Trânsito do Município (Ortfrai), no bairro Nações. De acordo com o delegado da Comarca de Fraiburgo, Jhon Endy Lamb, o Inquérito Policial já está em andamento, porém existem na justiça dois mandados de busca e apreensão do veículo.
Um deles, seria mandado de reintegração de posse expedido em ação civil de Lages em favor ao Banco Safra, instituição na qual consta um financiamento e as parcelas estariam em atraso. Já o segundo mandado é a favor do antigo dono do veículo, ou seja, a empresa Maquiterra Terraplanagem de Lages.
O destino do caminhão, segundo o delegado, deverá ser decidido pela justiça da Comarca de Lages, enquanto isso não ocorrer, ele ficará apreendido. Na última terça-feira (24), tanto o advogado representante do banco Safra, quanto o proprietário da empresa Maquiterra estiveram em Fraiburgo para retirar o veículo, porém não obtiveram sucesso. A empresa Maquiterra chegou a enviar um caminhão prancha para efetuar o transporte.
A delegacia de Fraiburgo caberá investigar a ocultação do caminhão, bem como o nome dos envolvidos. Lamb afirma que o Mercedez Benz placas MVC 3028 de Lages será periciado com o objetivo de constar que se trata do mesmo.
LEMBRE O CASO
Supostamente o antigo  dono do Sítio Caipiá, conhecido como Sítio dos Chalés, Antônio da Silva Ribeiro enterrou o caminhão numa cascalheira para evitar que o bem fosse tomado pela jsutiça em função de mandado de busca e apreensão. O veículo estaria enterrado a pelo menos sete meses, pois desde esse período um casal estaria morando no local e não teriam percebido a presença de estranhos.
No entanto, a propriedade rural acabou sendo leiloada e o caminhão consequentemente ficando no local. Foi encontrado no último domingo (22) quando o terreno cedeu com o peso de uma vaca que pastava sobre o terreno. Os donos do animal sentiram a falta da mesma e foram procurá-la, quando a encontraram com uma pata presa perceberam que havia algo enterredo.
A retirada do caminhão ocorreu na última segunda-feira (13) com ajuda de máquina disponibilizada pela prefeitura municipal de Fraiburgo. Foram encontrados ainda pneus enterrados.
O ACUSADO DE TER ENTERRADO O CAMINHÃO
A policia civil investiga a informação de que o caminhão Mercedez Benz teria sido enterrado pelo antigo proprietário do sítio Caipiá, Antônio da Silva Ribeiro. Ele teria comprado cinco caminhões da empresa Maquiterra, como deixou de pagar as prestações, havia um mandado de busca e apreensão a favor da empresa. Destes, quatro veículos foram recuperados, porém o quinto veículo não se encontrou, pois tratava-se deste caminhão que foi enterrado.
Desta forma, entende-se que o veículo foi soterrado com o objetivo de que não fosse localizado pela justiça. No entanto, Ribeiro não esperava que a propriedade rural fosse leiloada e no local o veículo permanecesse escondido. O acusado de enterrar o caminhão, não se apresentou até o momento na delegacia de policia, mas o depoimento deverá ser solicitado pelo delegado Jhon Endy Lamb.
As circunstâncias e os detalhes de como o veículo teria sido enterrado, a data, equipamentos usados serão investigados no Inquérito Policial. Moradores da localidade onde o mesmo foi encontrado, afirmaram que alguns meses antes do leilão do terreno acontecer, ouviram durante a noite barulho de maquinários que vinham do sítio Caipiá, desta forma acreditam que o serviço pode ter sido efetuado nesse dia.
Não se sabe o paradeiro de Ribeiro no momento, sabe-se apenas que ele é morador do município de Curitibanos. Populares afirmam que o viram nas redondezas do sítio no dia em que o caminhão foi encontrado no último domingo (22), bem como na segunda-feira (23), data em que o caminhão foi removido do local, mas até o momento não se tem informações dele.
FOTOS FLÁVIO FURTADO RÁDIO FRAIBURGO AM

Nova pavimentação asfáltica fica pronta


A partir de hoje (26) o tráfego de veículos na pista lateral da Avenida René Frey, entrada da cidade de Fraiburgo estará liberado. Concluiu-se ontem (25), os serviços de pavimentação e sinalização através de pintura do trecho entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Juscelino Kubitschek.
O investimento foi de R$ 107 mil, provenientes de financiamento do município junto ao BADESC. O local estava a mais de 20 anos sem reformas, o asfalto apresentava-se em estado de deterioração.
O prefeito Nelmar Pinz, acredita que com a melhoria, os motoristas passarão a utilizar mais o caminho, diminuindo assim a concentração de veículos na SC-453. Pinz esclareceu que será permitido também nesse trecho o tráfego de caminhões.
Já no Bairro Liberata, foram retomadas na ultima terça-feira (24), as obras na Rua Dorvalina dos Santos Andrade. O prefeito explica que o serviço contempla a colocação de tubos, drenagem e posteriormente o asfalto, tudo deverá ficar pronto no prazo máximo de 30 dias.
FOTO FLÁVIO FURTADO RÁDIO FRAIBURGO AM

Nova escavadeira é adquirida com recursos próprios da municipalidade


Chegou ontem (25) a mais nova aquisição da Administração Municipal de Fraiburgo em termos de equipamento para auxiliar em obras especialmente de agricultores, o maquinário ficará a disposição da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente. Trata-se de uma máquina escavadeira hidráulica da marca Komatsu, cujo investimento de recursos próprios da municipalidade ficaram no montante de R$ 560 mil.
De acordo com o vice-prefeito Beto Ferreira, a secretaria possuía uma máquina que já não oferecia mais condições para trabalhar. “Tínhamos um outro equipamento que já era velho, estava em condições precárias e este sem dúvida vai facilitar a realização dos serviços”, contou.
O secretário da pasta, Pedro de Oliveira, comemorou a aquisição e explicou que o operador da nova máquina passará por uma capacitação fornecida pela empresa Komatsu do Brasil na próxima segunda-feira (30).
O operador Vilson Ferreira do Amaral, confirma a informação e destaca que o antigo maquinário tinha mais de 14 anos de uso e estava e realmente  estava em condições precárias, já em relação a nova escavadeira, salientou que é o que mais de moderno existente no mercado.

FOTO FLÁVIO FURTADO RÁDIO FRAIBURGO AM

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Restrição judicial de busca contra veículo pode ter levado dono a enterrar caminhão




Já era quase duas horas da manhã de hoje (24) quando o caminhão Mercedez Benz placas MVC 3028 de Lages, foi depositado no pátio de empresa conveniada com o Órgão de Trânsito (Ortfrai), local onde permanecerá por enquanto. O veículo foi encontrado totalmente enterrado em uma cascalheira de um sítio na localidade do Lau Melo, cerca de 30 quilômetros do centro de Fraiburgo.
A policia solicitou à Prefeitura de Fraiburgo que realizasse a retirada do veículo, o procedimento foi acompanhado por uma equipe de policiasno fim da tarde da última segunda-feira (23).  Havia grande expectativa quanto à retirada do veiculo, pois existia a suspeita de que mais produtos poderiam ter sido soterrados, uma busca detalhada nas proximidades encontrou apenas certa quantidade de pneus velhos.
Em consulta o Detran/SC é possível constatar que o caminhão pertence ao banco Safra. O veículo tinha sido financiado pela empresa Maquiterra Terraplanagem, que fica no bairro Petrópolis, em Lages. O delegado da Comarca de Fraiburgo, Jhonn Endy Lamb, ainda não confirmou a veracidade, mas existe a informação de que o caminhão era um de cinco vendidos pelo dono da empresa Maquiterra para Antônio da Silva Ribeiro, morador de Curitibanos e antigo dono do sítio. O negócio previa que Ribeiro assumiria o financiamento dos caminhões como parte do valor de compra.
De acordo com as informações extraoficiais, depois da venda o empresário lageano precisou fazer tratamento de um sério problema cardíaco em São Paulo, pensando que ele iria morrer deixou de pagar o financiamento dos caminhões para o banco Safra. Depois de recuperado e de retornar a Lages, o dono da Maquiterra teria conseguido, por força de mandado de busca e apreensão, recuperar quatro caminhões há aproximadamente um ano e meio. O quinto caminhão não foi encontrado e suspeita-se de que seria este que foi encontrado.
O delegado afirma que Inquérito Policial esta sendo instaurado e que está averiguando a situação da restrição judicial de busca contra o veículo. Explicou que os envolvidos serão ouvidos e posteriormente as informações anexadas no Inquérito. Quanto aos crimes que a pessoa que ocultou o veículo, no caso o suspeito Ribeiro, poderá ser enquadrada o delegado preferiu não comentar antes de ouvir o depoimento das testemunhas.
Ribeiro não foi encontrado para comentar o assunto, no entanto, populares que solicitaram que seus nomes fossem resguardados, disseram que o avistaram no município de Fraiburgo, desde que o veículo teria sido encontrado e a informação divulgada na mídia no último domingo. O dono da empresa Maquiterra foi avisado sobre a localização do caminhão e deverá comparecer na delegacia para depor.
ENTENDA O CASO
O Sítio Caipiá, conhecido como Sítio dos Chalés pertence no momento a uma pessoa que mora no Estado de Minas Gerais, anteriormente pertencia a Antônio da Silva Ribeiro.  Em torno de sete meses, os caseiros Reni Ferreira e Pedro Joaquim Ferreira mudaram-se para o local, o que leva a crer que o caminhão foi escondido em data anterior a isso.
Como o veículo possui restrição judicial, acredita-se que esse fator teria motivado o dono a escondê-lo, o fato é que a propriedade teria sido leiloada e ele acabou ficando enterrado no local. Moradores da região do Lau Mello afirmaram que nos últimos tempos perceberam a presença de Ribeiro na localidade.
O achado aconteceu por acaso no último domingo (22), pois uma vaca pisou no terreno que acabou cedendo, o animal ficou com uma das patas presa. Os caseiros perceberam a ausência da vaca e foram procurá-la e por surpresa quando a acharam perceberam que algo estava enterrado.
Havia grande quantidade de material aglomerada sobre o veículo, o que se percebeu é que foi efetuada uma escavação onde o caminhão foi colocado, sobre ele foram depositadas toras de pinus, madeiras de compensado, uma lona de cor azul e posteriormente coberto com terra e pedras.
FOTOS RÁDIO FRAIBURGO AM

Audiência debate asfalto entre Fraiburgo e Frei Rogério

O Projeto de pavimentação asfáltica que ligará os municípios de Fraiburgo e Frei Rogério será tema de Audiência Publica que acontece amanhã (25) às 19 horas no ginásio de Esportes da Escola do Bairro Maceira. O trecho tem aproximadamente 20 quilômetros e será um caminho importante, pois facilitará o acesso também ao município de Curitibanos.
De acordo com o prefeito municipal de Fraiburgo, Nelmar Pinz, a empresa responsável pela obra apresentará para a comunidade o projeto de engenharia da obra da SC 451. Além da apresentação, a população poderá opinar e as informações serão coletadas para que a obra aconteça de forma a beneficiar a maior parte das pessoas diretamente ligadas.
Outra Audiência Pública será realizada também com a comunidade de Frei Rogério. Pinz esclarece que somente após as audiências o Governo do Estado poderá licitar a obra, mas devido a burocracia não tem como precisar datas para o início, mas acredita que possa ser no segundo semestre deste ano.

Fraiburguense acusado de assassinato em liberdade


Josemar dos Santos da Silva ganha liberdade após pagar fiança

Encontra-se em liberdade provisória o acusado de assassinar com golpes de facão na noite do dia nove de janeiro a vitima Josiel Telles anos. Na ocasião, o acusado Josemar dos Santos da Silva, 23 anos morador da Rua Arpalice Gueller no Bairro São Miguel, assassinou Telles após o ter encontrado escondido em baixo da cama do casal, a vítima estava apenas de meias e cuecas.
No dia do crime, Silva permaneceu no local e confessou a autoria para a policia alegando que agiu em legitima defesa, pois segundo ele, a vítima teria atacado a esposa e as enteadas. De acordo com o delegado da Comarca de Fraiburgo Jhonn Endy Lamb, o inquérito policial já foi concluído e encaminhado ao Ministério Público. O acusado pagou fiança no valor de 10 salários mínimos e foi liberado da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Videira.

Fraiburguenses puderam demonstrar solidariedade em campanha de doação de sangue

Os fraiburguenses retornaram hoje (24) as atividades de doações de sangue, o Homosc de Joaçaba esteve junto a Unidade de Saúde do Bairro Salete efetuando a primeira campanha de coleta externa do ano em Fraiburgo.
O objetivo do hemocentro foi alcançado, pois a meta era atender 60 pessoas, número abaixo do que normalmente é efetuado, mas escolhido devido a grande quantidade de pessoas que estão em férias.
Muitos dos que compareceram já são doadores, mas foi registrada a presença de pessoas que pela primeira vez procuraram o Hemosc para doar, como é o caso de Lilian Nicolin. “Me senti motivada a vir aqui pois acho um ato de amor”, explicou.
A enfermeira que acompanhou as coletas, Lisiane Caramori explicou que paralelo foram colhidas amostras se sangue dos doadores as quais farão parte do cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea. A próxima campanha de doação em Fraiburgo ocorrerá no mês de fevereiro em data a ser divulgada.
FOTO RÁDIO FRAIBURGO AM

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Além de caminhão enterrado policia investiga se outros objetos não estariam escondidos no local






A Polícia Civil de Fraiburgo esta trabalhando desde o último domingo (22) num caso misterioso. Na ocasião foi localizado um caminhão Mercedez Benz placas MVC 3028 de Lages, totalmente enterrado em uma cascalheira no Sítio Caipiá, conhecido como Sítio dos Chalés, na localidade do Lau Melo, cerca de 30 quilômetros do centro de Fraiburgo.
O veículo foi encontrado pelos caseiros da propriedade, cujo dono mora em no Estado de Minas Gerais, a moradora Reni Ferreira e o esposo Pedro Joaquim Ferreira. O achado aconteceu por acaso, pois uma vaca pisou no terreno que acabou cedendo, o animal ficou com uma das patas presa. O casal percebeu ausência da vaca e foram procurá-la e por surpresa quando a acharam perceberam que algo estava enterrado.
“Percebemos que embaixo era oco, atiramos uma pedra e escutamos um barulho de lata, então começamos a cavar e para nossa surpresa percebemos que era um caminhão, em seguida chamamos a policia”, contou Reni. O casal mora na propriedade a cerca de sete meses, desde que a mesma foi adquirida pelo novo dono. Desde então afirmam que nunca perceberam movimentação estranha nas redondezas, o que leva a crer que o veículo foi enterrado anteriormente.
Analisando o local, percebe-se que foi efetuada uma escavação onde o caminhão foi colocado, sobre ele foram depositadas toras de pinus, uma lona de cor azul, madeiras de compensado e posteriormente coberto com terra e pedras. Segundo a Policia Civil, não existe registro de furto desse veículo. Em consulta ao DETRAN/SC é possível constar que o caminhão Mercedes Benz, ano 2003, pertence a uma empresa denominada de Maquiterra Prestadora de Serviços em Terraplanagens Ltda. O mesmo estaria com atrasos no pagamento dos impostos desde o ano de 2009, somando um montante de quase R$ 9 mil.
Informações ainda não confirmadas pelo delegado da Comarca Jhonn Endy Lamb, dão conta que o caminhão possa estar com ordem judicial de busca e apreensão, o que teria motivado o dono a esconder o veículo. No sistema do DETRAN é possível constatar que existe uma restrição judicial chamada de RENAJUD. O veículo pertenceria ao antigo proprietário do sítio, o fato é que a propriedade teria sido leiloada e o veículo acabou ficando no local.

 RETIRADA DO CAMINHÃO

Devido à grande quantidade de material aglomerada sobre o veículo foi necessário a utilização de uma máquina retroescavadeira que iniciou os trabalhos no começo da noite de hoje (23), o término dos serviços deverão ser concluídos amanhã (24) com uma vistoria detalhada no local, pois existe a suspeita de que mais produtos poderiam ter sido soterrados.
A policia solicitou à Prefeitura de Fraiburgo que realizasse a retirada do veículo, o procedimento foi acompanhado por uma equipe de policias. Após ser retirado, o veículo ficará no pátio de uma empresa terceirizada pelo órgão de trânsito responsável.

FOTOS FLÁVIO FURTADO E JONATAN CORDEIRO


Videirense perde a vida em acidente em Fraiburgo




O fim de semana foi trágico nas rodovias de abrangência do 3º Posto de Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Lebon Régis, pois foram registrados dois acidentes com vítimas fatais. O primeiro óbito ocorreu no fim da tarde da última sexta-feira (20), sendo um choque frontal na SC-456, na Fazenda Becker, próximo a localidade da Imasa, em Monte Carlo. Morreu nesse acidente Rildo Pedro Fantin, 42 anos, passageiro do fiesta placas MAR 8445 de Videira que estava sendo conduzido por Wilson José Fantin, 32 anos. O motorista permanece internando no hospital Divino Salvador de Videira com evolução de melhora.
A colisão foi contra o voyage placas ATH 4351 de Fraiburgo, conduzido por Zilma Antunes Gulart, 51 anos a qual permaneceu até a noite de hoje (23) internada no Hospital Divino Salvador de Videira. No interior do voyage além de Zilma, havia mais três passageiros, sendo duas crianças que tiveram ferimentos leves, e a passageira Neiva Comachio que foi encaminhada com ferimentos graves para o Hospital Regional de Curitibanos, onde permanece internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O quadro de saúde é estável em coma induzido, ela já teria passado por duas cirurgias na região do abdômen.
Neiva é dirigente da Igreja Deus é Amor, situada na Avenida Rio das Antas em Fraiburgo. O grupo se dirigia para Campos Novos, onde irmã Neiva, como é conhecida, iria pregar em um culto. Com a violência da batida o motor do Fiesta foi arrancado do veículo. Policiais Rodoviários do 3º PMRv de Lebon Régis, fizeram o relatório de acidente de trânsito, o qual será encaminhado para a Polícia Civil de Monte Carlo, que investigará as causas do acidente.
Já o acidente com a segunda vítima fatal foi registrado na madrugada do último domingo (22), o motorista de um uno, Rodrigo Carneiro de Oliveira, de 21 anos, morreu depois colidir o veículo em um barranco no km 144,3 da na SC-302, em Santa Cecília, após uma curva. O passageiro do veículo, Josias Pires, foi atendido no pronto-socorro de Santa Cecília.

Kombi foi consumida pelas chamas

Um veículo kombi, placas LZX-0301 de Fraiburgo pegou fogo e ficou totalmente destruído enquanto trafegava pela SC-453, próximo a ponte que faz a divisa de Fraiburgo com Videira por volta das 18 horas da última sexta-feira (20).
A kombi trazia para Fraiburgo trabalhadores que estavam atuando na Linha Gramados, em Rio das Antas na plantação de pinus. Os passageiros e motoristas sentiram forte cheiro de gasolina, quando notaram o incêndio estava tomando a parte do motor.
O proprietário Givanildo dos Santos com ajuda de pessoas que passavam pela rodovia ainda tentaram apagar o incêndio com os extintores dos veículos, porém não obtiveram sucesso. Ele acabou sofrendo queimaduras, mas sem gravidade nos braços em função das chamas.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Altino Luiz Miguel, homem apaixonado pelas comunicações


Altino exibe com orgulho época em que foi destaque na imprensa estadual devido a invenção de antena

Após a emancipação do município de Fraiburgo em 1961, os líderes da época começavam a trabalhar para que fossem implantados diversos serviços para a comunidade, entre eles, destacou-se a implantação da telefonia e da televisão. Especialmente no quesito TV projetos já existiam, no entanto faltava uma pessoa capacitada para aplicar o serviço e trazer o sinal aberto para os fraiburguenses. Há 43 anos, mais precisamente em 1969, o técnico em eletrônica, Altino Luiz Miguel, hoje com 74 anos, mudava-se para o município.
Natural de Vargem Bonita, meio-oeste do Estado, Altino mantém viva a lembrança de que chegou as ruas ainda eram de chão batido, moravam em torno de dois mil habitantes, sendo a maioria residente no interior. “Quando chovia os carros precisavam andar com correntes nos pneus, caso contrario eles não saiam do lugar, as pessoas andavam com os calçados grossos de barro e em cada casa ou comercio tinha próximo ao portão ou porta um ferro de quina na horizontal para retirar o barro acumulado nas solas dos calçados”, contou.
Na época, o município tinha como prefeito municipal Renê Frey, o qual o convidou para que fizesse um estágio na eletrônica AUTENTIC em São Paulo. O objetivo era capacitá-lo para implantar o sistema de televisão que havia sido criado na região pelo Consórcio Intermunicipal de Televisão. Fraiburgo seria a central de distribuição dos sinais, havia um projeto para instalação de um estúdio de som e imagem, com o objetivo de inserir na programação, as noticias locais. O convite foi aceito e dessa maneira começou a história da TV para os fraiburguenses na década de 70.
Altino conta que as comunicações da época eram precárias, existia apenas uma linha telefônica de fio e postes que ligava Curitibanos a Videira passando por Fraiburgo, onde havia uma telefônica com uma atendente, para piorar, as ligações demoravam muito para serem completadas. Havia uma central telefônica local com 28 terminais, instaladas no escritório da Rene Frey e Irmão na Rua Arnoldo Frey, local em que hoje esta instalado o supermercado Big Bom. O acesso ao sistema era restrito para as comunicações entre as empresas e famílias participantes.
Como acesso ao telefone estava disponível para poucos, os moradores se utilizavam de outras formas de comunicação como os rádios transmissores de empresa, naquela época o radioamador do escritório da Papelose, atualmente a empresa Trombini AS, atendia as emergências solicitadas.
Após o desenvolvimento da comunicação com o sinal aberto da televisão, Altino sentiu-se motivado para desenvolver uma antena parabólica. Seria um feito inédito, pois não existia esse tipo de aparelho de uso doméstico no Estado de Santa Catarina, apenas a televisão Cultura de Florianópolis, possuía uma parabólica de uso comercial no morro da Cruz, usado para retransmitir sinais da televisão Bandeirantes. O que era um sonho que se transformou em projeto deu certo, a primeira antena parabólica residencial do Estado foi desenvolvida por ele e instalada na própria residência em Fraiburgo.

Primeira antena parabólica residencial do Estado foi criada e instalada em Fraiburgo por Altino Luiz Miguel
Altino Luiz Miguel se considera um eterno apaixonado por tecnologia e comunicação, a idade não é empecilho para cessar o desenvolvimento de novos equipamentos. Ainda na década de 80, percebendo todo o crescimento que Fraiburgo vivia com o auge da produção de maça, percebeu que a população não tinha uma opção de lazer. Desta forma, criou um cinema, hoje extinto, batizado como Cine Real, ficava na Rua Nadarci Brandt. “Foi muito bem aceito e tivemos oportunidade, de exibir até quatro sessões num domingo, eram 500 lugares sentados em poltronas confortáveis de madeira, chegamos a lotar sessão com 700 pessoas entre poltronas e corredores”, contou.
Motivado pela falta de lazer aos fraiburguenses, Altino cria um cinema batizado de Cine Real
Na mesma época era comunicador pela Rádio Rural de Fraiburgo, hoje a Rádio Fraiburgo AM. O espaço utilizado para exibir filmes no cinema, foi também útil para a realização de festivais da canção organizado pela emissora tendo Altino como organizador.  Ele lembra que no período em que foi comunicador, foi um dos responsáveis pelas transmissões da missa aos domingos pela emissora bem como das transmissões de jogos de futebol diretamente dos estádios.
Auditório do cinema era utilizado para shows de calouros provomidos pela Rádio Rural de Fraiburgo
Outra paixão que Altino possui além da tecnologia e comunicação é o amor pela aviação. Ele é o único piloto de ultraleve do município, inclusive possui um equipamento que mantém guardado no laboratório onde promove os experimentos. Chegou a ser presidente do Clube Ícaro de aeromodelismo.
O lado polivalente de Altino, fez com que entre os anos de 89 a 92, durante o mandato do prefeito Pe. Biagio Simonetti fosse um dos criadores da Banda Marcial Municipal. Atuou como administrador e auxiliar musical, realizando diversas apresentações em cidades como Arroio Trinta e Pinheiro Preto. O grupo participava de eventos para realizar as aberturas com a execução do Hino Nacional e outras musicas populares.
Primeira transmissão externa da Rádio Rural feita no dia 19 03 78 na época comandada por Altino
Passados 46 anos desde que ficou residência em Fraiburgo, Altino Luiz Miguel, lembra que mudar-se foi uma opção própria na época e da mesma forma permanecer por tantos anos. “Tenho muitos amigos e muitas marcas registradas neste município, criei e formei meus filhos, sinto-me bem em morar aqui”, finalizou.
FOTOS JUCIELE BALDISSARELLI/DMO
ARQUIVO PESSOAL ALTINO LUIZ MIGUEL


Comments system

Disqus Shortname