sexta-feira, 30 de março de 2012

Encontro regional do PSC em Fraiburgo

O Partido Social Cristão (PSC) realiza amanhã (31), a partir das 10 horas, em Fraiburgo, um encontro regional com a coordenação do Presidente Estadual do PSC, o ex-deputado federal, Adelor Vieira e do coordenador do partido na região Oeste, que é de Xanxerê, Renato Muniz.
O encontro será com as executivas dos municípios da região oeste e meio oeste, juntamente com pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, discutindo sobre o fortalecimento do partido no Estado, bem como a posição do partido nas eleições municipais deste ano, além de uma palestra de capacitação aos pré-candidatos.
O presidente da Comissão Provisória Municipal de Fraiburgo do PSC Neli da Silva, comenta que existe grande expectativa quanto ao encontro, são esperadas até 100 pessoas. Na oportunidade será apresentado ao diretório estadual o pré-candidato a prefeito do partido no município Janir Fadani.

Marciano Moreira é transferido para ITU


O motociclista Marciano Moreira, 20 anos, morador do Bairro Macieira, que se envolveu num acidente de trânsito às 12:30 horas da última quarta-feira (28) na SC-456, trevo da antiga Pomelle, precisou ser transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Divino Salvador, de Videira, após uma hemorragia que sofreu na última quinta-feira (29) durante uma cirurgia.
O jovem conduzia uma moto honda 250, placa MLC-1021, de Fraiburgo, que se envolveu num acidente com um veículo Saveiro, também de Fraiburgo. A Polícia está investigando as causas do acidente. Segundo a namorada da vítima, Luciana da Silva Berton, Moreira já tinha passado por três cirurgias e quando estava passando pela quarta teve complicações. Ela explicou que o estado de saúde é estável e inspira cuidados.
FOTO ARQUIVO FAMILIAR






Secretários deixam os cargos para concorrer nas eleições

Hoje (30), quatro servidores públicos municipais de Fraiburgo, os quais ocupam o cargo de secretários e que possuem interesse em serem candidatos nas eleições deste ano, deixaram seus cargos. A Justiça Eleitoral exige que haja a desincompatibilização da função pública de alguns casos, até seis meses antes das eleições.
Desta forma, respeitando os prazos impostos, o secretário de Infraestrutura Urbana Dejair Machado, o secretário de Desenvolvimento econômico Eloi Ronnau, o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente Pedro de Oliveira e a secretária de Ação Social Marta Back se afastaram das funções. Marta reassume a vaga de vereadora no lugar do suplente Juca Chechi.
Segundo o prefeito municipal Nelmar Pinz, o anuncio dos nomes dos novos responsáveis por cada pasta será feito somente na próxima semana. Pinz lembrou que conforme acordo existente, todas as coligações políticas que o PMDB fez com os demais partidos estão rompidas a partir da próxima segunda-feira (2). Com essa medida, todos os cargos de confianças ocupados por representantes de outras siglas partidárias voltam a pertencer ao PMDB a partir dessa data.

Caso Pablo: moradores pedem por justiça


Mais de uma centena de pessoas vestidas de branco, fizeram no fim da tarde da última quinta-feira (29), parte da Caminhada pela Paz e Justiça, organizada pela família do campeão brasileiro de karatê Pablo Henrique do Nascimento, 18 anos, assassinando a golpes de faca no dia 29 de novembro do ano passado em Fraiburgo.
O ato, que foi pacifico teve saída na Avenida Michelli Simonetti, no bairro São Miguel, exatamente no local que o jovem foi assassinado. Logo após, os participantes fizeram a caminhada, até em frente ao fórum da cidade. Quatro meses se passaram e até o momento ninguém foi detido pelo envolvimento nesse crime. Tanto o inicio, quanto o término da caminhada foram marcados por um ato ecumênico.
O objetivo dos familiares de Pablo, bem como das entidades das quais o jovem participava, a Associação de Karate-dô e a Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo (APAFEC), foi o de chamar a atenção das autoridades policiais e da justiça sobre a violência que o município enfrenta. Somente no ano passado foram sete homicídios, nesse ano até o momento uma pessoa já foi morta.
A mãe do jovem assassinado, Maria do Nascimento, que tem mais quatro filhos além de Pablo, afirmou que enquanto viver vai clamar por Justiça, pois considera que a família vai carregar para sempre uma dor considerada infinita. “Enterraram junto de meu filho um grande pedaço meu, precisamos dar um basta para essa violência para evitar que outras famílias sofram como nós”, desabafou.
Já o pai da vítima, João do Nascimento disse que ainda acredita que existe amor entre as pessoas. E clamou para as autoridades por maior segurança da população e ainda aconselhou aos pais que promovam o dialogo e o amor em suas famílias. “Pedimos que as autoridades olhem com mais atenção para a população de bem, o povo precisa de mais segurança, e a vocês pais, se eu puder dar um conselho é o que conversem com seus filhos, abracem eles, eu muitas vezes deixei de fazer isso por estar viajando e hoje não posso mais fazer para o Pablo”, afirmou.
Foto JONATAN CORDEIRO/ RÁDIO FRAIBURGO AM

Último dia para inscrição para cursos de informática


Termina amanhã (31), o prazo para as inscrições para o curso básico e avançando de informática, oferecido pela Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo (APAFEC), através do Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes. As inscrições foram realizadas durante os meses de fevereiro e março, até o momento a coordenação da APAFEC, contabiliza 125 inscritos.
O coordenador Jilson Carlos Souza explica que existem ainda 40 bolsistas que irão pagar apenas 50% da inscrição e 50% da contribuição solidária mensal. São alunos de nove a 16 anos, que integram o Projeto Esporte Bemlegal (APAFEC) e do Projeto Cidadão do Futuro de Karatê-dô desenvolvido pela Associação Vital Fraiburgo.
A primeira aula será para os inscritos, será única e acontecerá no pavilhão da igreja católica, na próxima terça-feira (3), às 20 horas. Os interessados em fazer a inscrição amanhã, devem se dirigir até a Sala de Inclusão Digital da APAFEC, situada na Av. Pedro Gianello, s/nº, bairro São Miguel, até às 17 horas.
FOTO APAFEC

Violência doméstica foi tema de encontro


A Secretaria Municipal de Ação Social através do Centro de Referência de Assistência Social (Creas) promoveu hoje (30), no Centro de Convivência da Melhor Idade Flor de Maçã, uma capacitação sobre o tema “Enfrentando a Violência Doméstica contra os Grupos mais vulneráveis: percepção e conceitos do fenômeno”.
O objetivo do evento foi o de reunir em torno de 300 pessoas, para discutir conceitos relativos à cultura da violência, tipos e consequências; favorecer as condições para que as equipes gestoras possam enfrentar este problema e favorecer a rede de proteção local na garantia de direitos. O evento foi dirigido a todos os profissionais que atuam com crianças, adolescentes, mulheres, idosos e portadores de necessidades especiais.
O tema foi abordado pelo médico e professor Ayrton Margarido. Mestre em saúde e gestão do trabalho; pós-graduado em pediatria e medicina da família e comunitária; especialista em Violência Doméstica Contra a Criança e o Adolescente pelo Laboratório de Estudos da Criança da USP. Ele destacou que a negligencia colabora para que cada vez mais casos de violência sejam registrados. Margarido orientou que é através das denuncias que se combate esse mal.
A secretária de Ação Social Marta Back, afirmou que o aproveitamento da palestra esteve dentro do esperado. Já no período da tarde, Margarido continuou ministrando capacitação, porém o encontro prosseguiu como um grupo específico. Tanto o prefeito Municipal Nelmar Pinz, quanto o vice-prefeito Beto Ferreira, estiveram presentes durante a abertura do encontro e destacaram que a municipalidade tem obrigação de dar atenção ao tema.
Foto FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Nas bancas nessa sexta-feira (30/03)

Coluna Lá Nos Frai: A conquista do comércio

Coluna publicada no Jornal Diário do Meio Oeste (30/03)

Durante essa semana a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fraiburgo deu um importante passo em prol de seus associados. A parceria da entidade com o Sebrae foi efetivamente fechada. É comum observar no meio empresarial do município grande respeito e consideração quando se fala no nome do Sebrae, igualmente sempre era questionando quais seriam os motivos que impediam Fraiburgo de ter uma unidade de atendimento do Serviço.
Essa parceria não soluciona totalmente essa lacuna, mas já é um grande começo, uma vez ao longo de 2012 estão programados quatro cursos. Prova de que o empresariado local aguardava ansioso por essa parceria, foi a de que na noite da última quinta-feira (28), sem esforços a CDL colocou 40 empresários para ouvir a proposta do Sebrae em relação ao primeiro curso: Gestão Financeira, do Controle à Decisão.
Além desse, outros cursos considerados práticos e que possuem grande adesão dos comerciantes, também serão viabilizados ao longo do ano, como por exemplo: Atendimento ao Cliente e Gestão do Visual de Loja. Além disse, Sebrae e CDL também demonstrar ter conhecimento de seu papel social e promoverão o curso Negócio a Negócio, este que será gratuito.
Essa iniciativa da CDL reflete a necessidade de capacitações apontadas para melhor atender aos seus clientes, que estão passando a ser cada vez mais exigentes. Por outro lado, os empresários demonstram sua preocupação em efetuar investimentos conscientes e também o de conhecer mais profundamente o próprio negócio. Enfim, empresário associado preparado, certamente lucrará mais.
Isso é apenas uma amostra para aqueles que pensam que ser associados a uma entidade, como a CDL, é apenas para se obter algo troca, como um serviço. Mesmo com toda essa modernidade de hoje, ainda existem empresário que afirma que CDL é apenas um elo para consultas ao SPC. Seria interessante e lucrativo abrir os olhos e enxergar o poder que o associativismo tem para aqueles que sabem tirar proveito. Mas aos poucos, entidades como a Câmara, estão mudando esse pensamento de alguns Lá No Frai.


Reposição salarial dos professores é rejeitada

O Projeto de Lei Complementar que trata sobre a reposição salarial dos professores da rede municipal de Fraiburgo deverá colocado em prática somente no que vem.  Em sua segunda votação, que aconteceu na última quarta-feira (28), em sessão extraordinária na Câmara Municipal de Vereadores, foi rejeitado. A municipalidade estava propondo para a categoria reposição de 1,8%.
Na primeira votação que ocorreu na noite da última segunda-feira (26), o projeto recebeu três votos contrários, quatro a favor e uma abstenção. Como se tratava de um Projeto de Lei Complementar era necessário à aprovação da maioria dos vereadores, ou seja, no mínimo cinco. No entanto, dessa vez ele recebeu novamente quatro votos favoráveis, o que resultou em sua rejeição.
Os votos favoráveis foram dos vereadores José Bufon, Juca Chechi, Gabriel Fantin e Gerson de Matia todos do PMDB, dois contrários dos vereadores Juliano da Auto Escola (PP) e João Alvadi (PPS). Ainda os vereadores Paulo César Ribeiro (PR) e Bino Barros (PPS), alegando compromissos anteriormente assumidos não compareceram na sessão.
O líder do Governo na Câmara, Gabriel Fantin, explicou que como ocorreu essa rejeição, nesse ano os professores não vão receber a reposição que estava sendo proposta. O projeto não poderá ser refeito e encaminhado para nova votação, pois decisões que tratam de salário de servidores só podem ser votados até dia cinco de abril, em função de ser ano eleitoral.
Já o vereador Gerson de Matia explicou que o Legislativo não estava votando se é merecedor ou não a categoria ter melhor remuneração, com salários mais elevados. Mas que estava em pauta o cumprimento da Lei Federal, e por isso ele acredita que os vereadores que votaram contra o projeto de lei serão convocados pela Justiça para dar explicações, pois declaram assim, não serem favoráveis a uma determinação.
O prefeito municipal Nelmar Pinz, lamentou que os votos contrários e destacou que é necessário entender que a Administração estava cumprindo a determinação, porém, a decisão prejudicou cerca de 700 professores que deixaram nesse ano de receber o valor total de cerca de R$300 até o fim do ano. Desta forma, a categoria continuará recebendo o atual piso de R$1.426,00.
O próximo passo, de acordo com Pinz, será o de comunicar o Tribunal de Contas e o Ministério Público de que a municipalidade não está descumprindo a medida por vontade própria, mas sim pela votação final da Câmara Municipal de Vereadores. O prefeito acredita que essa decisão do Legislativo poderá ser classificada como improbidade administrativa.
A municipalidade alega que os professores já recebem praticamente o piso nacional de R$ 1.451,00, o que estaria sendo feito através desse projeto seria apenas uma reposição para deixar o piso no valor total, conforme o exigido.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

CDL e SEBRAE oferecem curso de Gestão Financeira no mês de maio

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fraiburgo e Sebrae firmaram oficialmente na noite da última quinta-feira (28), a parceria entre as entidades para o ano de 2012. Com essa medida, a CDL passa a atuar como um elo entre o empresário fraiburguense e Sebrae, uma vez que no momento o município não conta com um escritório próprio do Sebrae.
Entre os serviços desse ano, o Sebrae estará promovendo quatro cursos em no município. O primeiro é denominando de “Gestão Financeira, do Controle à Decisão”, terá a duração de três meses, com data marcada para inicio em 15 de maio. Os outros três serão “Atendimento ao Cliente”, curso de “Gestão do Visual de Loja” e o curso “Negócio a Negócio" que será gratuito para empresas com até quatro funcionários em data ainda a ser divulgada.
A coordenadora regional do Sebrae, Sueli Bernardi, destacou que a grande presença do empresariado, mais de 40, demonstrou que a parceria vai dar certo. “Existe uma lacuna que precisa ser preenchida em Fraiburgo, mas agora com a CDL fica mais fácil a nossa aproximação, pois o empresário pode nos dizer o que está precisando”, destacou.
O diretor de SPC da CDL, Jean Carlos Bortoli, acredita que o primeiro curso que está sendo proposto deverá encontrar público interessado. São necessárias no mínimo 10 empresas, mas atualmente a entidade possui cerca de 200 associados, fator que leva a diretoria a ficar esperançosa em relação ao fechamento da turma.
A primeira inscrição para o curso foi feita ainda na noite da apresentação, quando o empresário Valmor Cunen garantiu a vaga. Ele afirmou que já teve a oportunidade em outros momentos de participar de capacitações oferecidas pelo Sebrae e considera que elas tiveram influência direta no desempenho da empresa. “Preciso me preocupar com meu negócio, me manter informado, vejo isso um investimento e não uma despesa, pois seguindo o que é ensinado nesses cursos já se recupera o valor”, destacou.
E é justamente essa visão que palestrante e também facilitador que estará frente à capacitação de Gestão Financeira, Salézio João de Souza, enfatizou durante a apresentação da proposta. De acordo com o administrador de empresas, para o empresário não basta apenas ter dados, mas sim saber o que fazer com essas informações para que seu negócio cresça com segurança.
FOTO CDL FRAIBUGO

Policia cumpriu três mandados de busca e apreensão sendo que foram encontradas armas em dois locais


Através de denúncias anônimas as Polícias Civil e Militar de Fraiburgo cumpriram ontem (29), três mandados de busca e apreensão expedidos pelo juízo da Comarca. De acordo com o delegado da Comarca de Fraiburgo, Jhon Endy Lamb, foram realizadas algumas diligências no sentido de comprovar a veracidade das denúncias. Um dos mandados foi cumprido numa residência na cidade de Curitibanos, sendo que nesse local não foi encontrado nenhum objeto ilícito.
O segundo mandado foi cumprido na região do Lau Mello, interior do município, onde foram localizadas duas armas de fogo ilegais, sendo uma garrucha calibre 32 e uma espingarda calibre 32. Os dois moradores foram detidos e autuados em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, sendo liberados após o pagamento de fiança.
O terceiro mandado de busca e apreensão foi na localidade de Unidas Rio dos Patos, numa propriedade foi localizada uma pistola calibre nove milímetros. Ainda segundo o delegado, a arma é de uso restrito, sendo que foram encontradas 250 munições do mesmo calibre. O envolvido foi preso e autuado em flagrante, pelo porte ilegal de arma de uso restrito, que não permite o arbitramento de fiança. Após o procedimento de autuação em flagrante, o homem será encaminhado a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Videira.
FOTO POLICIA CIVIL FRAIBURGO

quarta-feira, 28 de março de 2012

Lions Clube Terra da Maçã passa a contar com mais cinco associados


O Lions Clube Terra da Maçã passou a contar na noite da última terça-feira (27), com mais cinco pessoas associadas, ou seja, mais pessoas interessadas em prestar serviços voluntários junto a comunidade fraiburguense. A posse dos novos membros ocorreu em jantar festivo sediado no Hotel Renar. Os novos participantes foram aceitos, por atenderem às necessidades das comunidades locais e do mundo. No total, o Lions possui mais de 1,35 milhão de associados em 206 países e regiões geográficas.
O presidente do Lions Clube Terra da Maçã, Sandro Kasburg, destaca que com essa nova adesão, a entidade passa a contar com 24 associados. Kasburg explica que o principio básico do Lions é ser uma entidade sem fins lucrativos e com cunho social, além de promover a amizade e integração entre os participantes e seus familiares.
A primeira atividade oficial que os novos associados irão colaborar, será durante o 6º Festival do Michuim que acontece nos dias 14 e 15 de abril na Expofrai. “Esses novos companheiros já estão conosco há alguns meses e tiveram a oportunidade de conhecer como funciona o Lions, agora oficializamos a participação deles, sendo que já farão parte desse grande evento que estamos preparando”, contou.
Acompanhando a posse dos novos companheiros, esteve o integrante do Lions Clube Perdizes de Videira Odelir Ramos de Oliveira. O grupo da cidade vizinha é o padrinho de Fraiburgo, pois ajudou há cinco anos na sua criação. “Levo aos nossos companheiros de Videira boas notícias de Fraiburgo, esse Clube é nosso grande orgulho, ajudamos nos primeiros passos e agora eles já caminham sozinhos e por sinal muito bem”, destacou.
O Lions Clube Perdizes, juntamente com o Lions Clube Centro e o Lions Clube Universidade, todos de Videira, estarão promovendo nos dias 20 e 21 de abril a Convenção do Distrito, o encontro tem como meta reunir 62 clubes. Durante o encontro, os fraiburguenses estarão retribuindo a visita.
FOTO LIONS CLUBE TERRA DA MAÇÃ

Homem é preso em flagrante acusado de estupro contra menor de idade

A Policia Civil de Fraiburgo efetuou na noite da última terça-feira (27), a prisão em flagrante de um homem de 44 anos que teria cometido estupro de vulnerável, a vítima seria uma menor de 12 anos moradora do Bairro São Miguel. O nome da pessoa envolvida não foi revelada pela polícia, o fato teria acontecido por volta das 23 horas. De acordo com as informações do caso, no referido horário a menina estava em frente a um colégio no bairro São Miguel, quando dois rapazes que são conhecidos dela passaram de carro pelo local.
Os dois homens teriam convidado a menor para fazer um lanche a qual aceitou. Após isso, um dos homens foi deixado em casa, permanecendo juntos apenas a menina e o suspeito. Para a policia, o homem disse que pagou certa quantia para que a menina consentisse o ato sexual. No entanto a versão foi contestada pela menor. Ainda, os dois teriam se dirigido com o automóvel para determinando ponto da cidade, onde a relação seria mantida. Os vizinhos perceberam que algo estava acontecendo e a policia militar foi acionada, ao chegar, os policiais constataram a presença da menor, sendo que ambos estavam nus dentro do carro.
A delegada da Comarca, Beatriz Ribas Dias dos Reis destaca que o caso está sendo investigado para saber se houve ou não o consentimento da menor. Porém, explica que o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), entende que menores de 14 anos não possuem discernimento para decidir sobre manter ou não uma relação sexual, ou seja, mesmo havendo a autorização é considerado um estupro. O homem após depor foi encaminhado para a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Videira.
Beatriz aproveita a oportunidade para orientar os pais de que menores de idade não devem ficar na rua até tão tarde da noite. “Esse caso é preocupante, falamos de uma criança de 12 anos, os pais devem acompanhar, devem monitorar seus filhos. O filho disse que tem trabalho na escola a noite, pois os responsáveis devem levar e buscar e jamais deixar um menor idade até tarde da noite sozinho na rua, é necessário tomar cuidados para evitar situações como essa”, disse.
FOTO RÁDIO FRAIBURGO/AM

A primeira geada do ano

A região do Distrito Industrial da Liberata registrou a temperatura mais baixa do ano em Fraiburgo ontem (28), inclusive com a primeira geada do ano. Segundo a empresa Pomagri, os termômetros chegaram a zero grau e houve a formação de geada fraca nas baixadas. Um dos locais onde era possível ver a camada de gelo foi o campo de futebol da Liberata.
No radar meteorológico da Anti Granizo Fraiburgo (AGF), próximo à escola 30 de outubro, em Lebon Régis, a temperatura mínima foi três graus. Na Estação de Avisos Fitossanitários que fica no bairro São Sebastião em Fraiburgo, a mínima foi de 3,2 graus as 07:00 horas.
Segundo o meteorologista João Rolim, a partir de amanhã (30), a temperatura começa a se elevar gradativamente. Rolin acredita que as temperaturas registradas nos dois últimos dias, quebraram recordes de frio no mês de março. Durante o mês de abril, o frio voltará a acontecer, porém não será tão incidente quanto no dia de ontem (28) e hoje (29).
FOTO Assessoria de Imprensa/PM Urupema

Enfeites de Páscoa nesse ano serão formados por placas de madeira com mensagens e coelhos gigantes


Aos poucos as principais ruas e acessos de bairros de Fraiburgo estão ficando com a cara da Páscoa. O Departamento de Cultura está desde a última semana colocando as decorações desses locais, bem como da Casa da Cultura, a qual passou a se chamar nesse período como A Casa dos Coelhos. Nesse ano, novamente serão utilizadas dezenas de placas de madeira com mensagens alusivas a data, elas serão distribuídas por toda a cidade.
De acordo com a diretora do Departamento de Cultura Márcia Regina Cardoso, a decoração da Casa do Coelho já está pronta, além disso, o portal na Rua Aroldo Frey recebeu decoração especial com coelhos gigantes. “O portal, não foi instalado com o intuito de ser permanente, pois ele é de isopor. No entanto, a população aprovou a medida e por isso ele não foi removido, nos próximos dias ele passará por manutenção, para que possamos utilizar dele nessa data”, destacou.
Em relação à Casa dos Coelhos, os que quiserem visitá-la já podem, de segunda a sábado está aberta das 8 às 12 horas e das 14 às 20 horas e aos domingos das 14:30 até as 20 horas. Márcia explica que haverá atividades de recreação com as crianças que forem até o local. Além disso, as escolas já estão agendando visitas com os alunos. Nesses fins de semana que antecedem a Páscoa, nos sábados a partir das 17 horas e nos domingos a partir das 18 horas haverá apresentações no palco que está sendo montado nos jardins da Casa.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

PMDB fraiburguense faz levantamento para saber quantos nomes tem a disposição para concorrer a vereador


A executiva municipal do PMDB de Fraiburgo esteve no último domingo (25), em reunião com os filiados que tem interesse de concorrer nas eleições municipais ao cargo de vereador. De acordo com o presidente do partido, Gerson de Matia, existem 35 pessoas que deixaram o nome a disposição, no entanto, esse número deverá ser reduzido para 22, os quais serão os candidatos.
Além disso, Gerson destaca que os interessados foram orientados sobre a legislação eleitoral, pois alguns dos filiados deverão deixar os seus cargos que ocupam no poder público municipal até 31 de março. “Além de nos preocuparmos em ter bons candidatos, precisamos estar atentos aos prazos. Esse encontro foi importante, pois são os candidatos a vereadores que levam o nome do partido nas eleições”, afirmou.
Já o pré-candidato a prefeito apontado pela executiva do PMDB, Beto Ferreira, destaca que as conversações com outros partidos estão sendo mantidas. "Considero importante e defendo a formação de um grande arco de alianças com partidos que comunguem das mesmas ideias e tenham a intenção de continuar governando Fraiburgo da maneira como conduzimos o processo até aqui, mas que, além disso, que tenham o verdadeiro propósito de dedicar atenção especial às pessoas”, considerou.


PADRE WILSON MAIORKI DESISTE DE SER PRÉ-CANDIDATO


A Comissão de Articulação Política (CAP), do Partido dos Trabalhadores (PT), de Fraiburgo divulgou que o padre Wilson Maiorki, não será mais pré-candidato nas eleições municipais deste ano. A decisão foi anunciada durante reunião da Comissão na sexta-feira (23). Com essa decisão o PT continua com quatro nomes a disposição, sendo Gentil Marini, Sandro Morando, Valcir Gaio e Jair Rozentalski.
FOTO DIVULGAÇÃO

Fraiburgo dá inicio aos serviços de melhorias das ruas do Bairro São Miguel


Foi entregue na manhã de ontem (27), à empresa Aterplan, as ordens de serviço para pavimentação asfáltica das Ruas Albino Secchi e Angelin Grigolo, no Bairro São Miguel, ambas com área de 1.544,70 m². O investimento total será de R$ 239.446,30 oriundos de financiamento que o município pegou junto ao BADESC. A empresa contrata tem prazo de 60 dias para concluir os serviços.
De acordo com o vice-prefeito, Beto Ferreira, o bairro São Miguel está sendo contemplado com vários tipos de serviços além da pavimentação asfáltica. “Entregamos há poucos dias a nova unidade de saúde, estamos construindo quadra de esportes junto ao colégio, e assim vamos a cada dia melhorando a condição de vida da população desse bairro”, destacou.
Ainda neste ano outros R$ 2,3 milhões serão destinados para pavimentações de ruas. Conforme cronograma, serão pavimentados trechos das Ruas Rose Mary da Rocha, Alcides Antonio Sella, Batista Rui, José Slongo, Arcângelo Marafon, Antônio Gianello. Ainda serão contempladas com calçamento trechos das Ruas Pedro de Paula Rocha, Guido Brandt, João Carlos José de Oliveira e Leopoldo Leite.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

segunda-feira, 26 de março de 2012

Torneio com enxadristas


Os melhores enxadristas de Fraiburgo estiveram no último fim de semana competindo no II Torneio de Xadrez Pensado. No total, o evento conseguiu reunir 21 jogadores no Clube de Xadrez Fraiburgo. Mais jogadores tinham condições de participar, mas em função espaço físico reduzido onde aconteceram às partidas, a organização precisou limitar o numero de inscrições.
Para a professora e enxadrista, Thais de Moraes, o número de participantes reduzido não comprometeu a qualidade do torneio, pois o nível técnico aumentou consideravelmente em relação à primeira edição. “Foi um torneio muito forte e não houve ponto fácil”, afirmou.
O torneio leva o nome de “pensado”, devido ao tempo de reflexão que cada jogador possui, são 61 minutos nocaute, ou seja, para cada partida, cada jogador possuía 61 minutos. “Esse é o que acreditamos ser o xadrez de verdade, no qual o jogador pode obter o seu melhor desempenho, analisando e calculando todas as jogadas com calma, paciência, atenção e muita concentração”, considera.  
O título de Campeão do II Torneio de Xadrez Pensado de Fraiburgo no masculino foi para Ruan Lucas Alves Gonçalves, experiente e forte jogador de Fraiburgo que apesar de 14 anos vem traçando a história no xadrez fraiburguense desde os anos. Em segundo ficou Renan Serafini, e em terceiro vice-campeão e Agilson dos Santos. Já no feminino quem obteve o melhor desempenho foi Nayele Manfioletti Straginske, campeã, seguida por Juliana Wandscheer, e em terceiro Gabriela Carolina Frigotto.
Nos dias 31 de março e primeiro de abril, os fraiburguenses vão participar do Festival Catarinense da Criança (FESCRI). Está é a competição mais importante do Estado nas categorias sub oito, dez, 12 e 14 anos. Fraiburgo será representado por 13 atletas.
Foto CLUBE DE XADREZ

Tuberculose é tema de orientação

No último sábado (24) foi comemorado o Dia Mundial da Tuberculose (TB), ou seja, uma data dedicada à conscientização e combate a doença. Em 2010, foram notificados 71 mil casos no país, com cerca de quatro mil mortes. A doença figura como a terceira causa de morte por doenças infecciosas e a primeira causa de óbito dos pacientes com Aids.
Em Fraiburgo, para marcar a data a Secretaria Municipal de Saúde promoveu hoje (26), mini-palestras sobre o tema em todas as Unidades de Saúde do município. De acordo com a enfermeira do Setor de Vigilância Epidemiológica, Maria Marta Mainardes, o alvo foram os pacientes que aguardavam por algum tipo de atendimento nos postos.
A médica do Programa Saúde da Família, Claudia Adriane Traezel, explica que pouco mais de dez pessoas por ano são diagnosticadas com a doença no município. No momento quatro pacientes estão recebendo medicamentos e acompanhamentos de agentes de saúde, as quais procuram fazer visitas diárias a eles.
A tuberculose é transmitida de uma pessoa para outra através de propagação de secreções pelo ar.  É uma doença grave e contagiosa causada pelo Bacilo de Koch que ataca preferencialmente o pulmão. Se tratada tem cura, por isso é importante às pessoas ficarem atentas aos sintomas como, tosse e escarro por mais de três semanas, falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, cansaço fácil, febre baixa no final da tarde.
Claudia Adriane destaca que muitas vezes os pacientes confundem a tosse achando que se trata de uma alergia e demoram para procurar atendimento, o que atrapalha na recuperação e sucesso do tratamento. “Em caso de dúvida sobre o aparecimento combinado de mais de um dos sintomas, procure imediatamente uma unidade de saúde”, orientou.

CAMPANHA DE EXAMES DE ÚTERO E MAMA
 
Cerca de 90 mulheres compareceram nas unidades de saúde do Bairro Salete e do Bairro São Miguel no último sábado (24). Na oportunidade a Secretaria Municipal de Saúde de Fraiburgo promoveu o Dia D coleta de exames do preventivo do Câncer de Colo de útero e de Mama. Segundo a secretária Nilce Pinz, o número de atendimentos pode ser considerado satisfatório. No entanto, no ano passado foram feitos 1700 exames e nesse ano a procura está inferior, apenas 900 exames foram realizados até o momento.
FOTO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE



Entidades se unem para colocar em prática Observatório Social, órgão que monitora os gastos públicos


Fraiburgo poderá ter um Observatório Social ainda nesse ano, a iniciativa surgiu de algumas entidades do município com o intuito de implantar o monitoramento dos gastos públicos. Tal órgão é aberto a todos os que queiram participar e desenvolver a Cidadania Fiscal, pois é uma entidade criada para acompanhar e controlar os gastos públicos municipais, promover a educação e a cidadania fiscal, valorizar os tributos, buscando assim promover a redução da carga tributária.
A função social do Observatório Social já é reconhecida em todo Brasil e vem se tornando modelo como órgão fiscalizador dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, cujos resultados têm sido aplaudidos pela população, principalmente porque tem inibido a ação de maus gestores públicos, especialmente no que se refere aos vícios de licitações, trabalho este focado na transparência pública.
Para explanar sobre o assunto e como funciona na prática tal órgão, na noite da última sexta-feira (23), o Coordenador do Observatório Social de Itajaí Jonas Tadeu Nunes esteve junto a Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF). Ele disse que são mais de 60 Observatórios no país, sendo que oito estão no Estado. Em Fraiburgo, Nunes acredita que será possível abrir também um, porém explicou que é necessária a conscientização da comunidade local para que o serviço proposto dê resultados.
O presidente da ACIAF, Jorge Pederiva, destacou que tal iniciativa é inédita na região oeste do Estado E que acredita no potencial que as entidades de Fraiburgo possuem para realizar tal implantação. O próximo passo será o de continuar fomentando o objetivo, além de outros encontros que estão sendo agendados onde o assunto será tema. “Acreditamos que se adotado esse modelo os resultados serão melhores ainda dos que hoje nos são apresentados, pois haverá a participação da sociedade”, destacou.
FOTO JONATAN CORDEIRO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Master vence de virada o time de Vacaria

A equipe fraiburguense Master surpreendeu a torcida durante partida no último sábado (24), na cidade de Rio das Antas. O time estava perdendo e acabou virando o placar finalizando o jogo em 3 a 2 contra o Brasil de Vacaria – RS
Os gols da equipe de Fraiburgo foram marcados por Lico e Negreti (1). Com essa vitória o Master acumula seis consecutivas na temporada. O próximo compromisso do Master será sábado (31) em Videira, quando joga contra o Grêmio da Penha.

Incêndio destrói casa


Uma casa foi totalmente destruída pelo fogo na quadra 528, lote 25, no bairro Nossa Senhora Aparecida em Fraiburgo próximo ao meio dia do último sábado (24). O corpo de Bombeiros Militar foi acionado, mas nada mais pode ser feito. A residência, que era de madeira, tinha cerca de 50m² e pertencia a Zenilda da Silva de 51 anos. A proprietária não sou informar possíveis motivos que teriam causado o fogo. No procedimento de combate as chamas e rescaldo, foram necessários aproximadamente três mil litros de água.                                                        

quinta-feira, 22 de março de 2012

Nas bancas nessa sexta-feira (23/03)



Assinaturas 3566-3343
comercial@diariodomeiooeste.com.br

Coluna Lá Nos Frai: Homicídios no Frai

Coluna publicada no Jornal Diário do Meio Oeste (23/03)

Na próxima quinta-feira (29), às 16 horas, acontecerá ato ecumênico na Avenida Micheli Simonetti, no bairro São Miguel, local em que campeão brasileiro de karatê Pablo Henrique do Nascimento, 18 anos, foi assassinando a golpes de faca no dia 29 de novembro. Logo após, os participantes farão uma Caminha Por Paz e Justiça, que sairá do bairro São Miguel até o Fórum da cidade. Quatro meses se passaram e até o momento ninguém foi detido pelo envolvimento nesse assassinato.
O caso do Pablo serve apenas para ilustrar o sofrimento e os problemas que um homicídio causa pelo menos na vida de duas famílias, da vítima e do assassino. Fraiburgo registrou no último ano crescimento estrondoso nos homicídios. Os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (http://www.ssp.sc.gov.br/) mostram que mais que dobrou num comparativo com 2010, ano em que se registrou três assassinatos. No ano passado foram sete casos e nesse ano até o momento um.
Através dos dados da secretariam, podemos fazer um comparativo com dois municípios vizinhos que tem população maior que a nossa e vamos perceber ainda mais esses índices. Videira em 2010 teve quatro assassinatos, em 2011 três e nesse ano nenhum até o momento. Já Caçador teve em 2010 sete casos, em 2011 registrou queda significativa com três casos e nesse ano até o momento um assassinato.
Essa manifestação pacifica, na próxima semana, além de clamar por justiça, tem o objetivo de chamar a atenção para o crescimento da criminalidade que foi registrado no último ano. Tanto a Policia Militar quanto a Civil trabalham com efetivo reduzido e situações de equipamentos, como viaturas, nem sempre atendem a necessidade. Não tem faltado empenho de seus representantes em busca de melhores condições, mas sozinhos eles não conseguiram muita coisa.
O secretário de Segurança Pública do Estado, Cesar Gruba revelou nessa semana em entrevista ao jornalista Rafael Martini do Diário Catarinense, que na Polícia Militar o quadro ideal é de 16.040 policiais e o existente, hoje, é de 11,6 mil. Já a Polícia Civil trabalha hoje com 52% do seu número ideal, que é de 5.997 agentes, enquanto que o existente é de 3.288. Em contrapartida, a população passou de 5.356.360 para 6.178.603 de 1999 para 2011. Em números absolutos, um salto de 822.243 habitantes.
Esses dados servem como alerta aos representantes regionais, especialmente os políticos, que precisamos de ajuda. Essas pessoas possuem condições de exercer pressão com o intuito de trazer maior efetivo. Sabemos que nesse ano novas turmas de policiais militares estarão se formando. Igualmente é válido para a Civil, que deu inicio nessa semana nas aulas de formação de 345 novos profissionais. Por isso digo, a situação é caótica em todos os municípios, porém com a ajuda dos que se dizem representantes poderemos ter boas notícias Lá No Frai.

Rede Feminina promove encontro com tema prevenção do câncer de colo de útero e mama


A Rede Feminina de Combate ao Câncer retomou na noite da última quarta-feira (23), os trabalhos deste ano junto à comunidade fraiburguense. A primeira atividade envolveu os moradores do Bairro das Nações, com uma palestra aconteceu junto a Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). Cerca de 60 pessoas compareceram.
O tema proposto foi “Prevenção, Um Cuidado Que Vale Para Toda Vida”, a palestra foi comandado pela enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde Liceia Rinaldi Ramos. A enfermeira destaca que como estamos no mês de março e está em andamento a Campanha de Prevenção do Câncer de Colo de Útero e Mama organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, o tema foi abordado.
Um fator que chamou a atenção da palestrante foi à presença masculina no encontro. “Os homens estão começando a entender de que se a mulher estiver com algum problema, eles também serão afetados de alguma forma, por isso eles buscam informações e cobram de suas companheiras que façam os exames preventivos”, disse.
A psicóloga da Rede, Ivete Savian, pontuou que a palestra foi uma maneira encontrada pelas integrantes do grupo para incentivar as mulheres a participarem da campanha. “Estamos no mês de março e esse é um período em que se intensificam as ações, nós como Rede Feminina de Combate ao Câncer temos também essa obrigação de orientar”, afirmou.
Nesse ano, o grupo fraiburguense inovou com o oferecimento de um serviço que será desenvolvido em parceria com a Uniarp. Serão oferecidos atendimentos psicológicos gratuitos para portadores de câncer e seus familiares. A única exigência será a de que os interessados procurem a Universidade para se cadastrar e posteriormente fazer parte de uma triagem.
FOTO REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER


Pais de alunos do Colégio Carlos Drummond de Andrade participam de palestra


O Colégio Carlos Drummond de Andrade de Fraiburgo dando sequencia as comemorações de 20 anos de existência promoveu na noite da última quarta-feira (21), uma atividade preparada para os pais dos alunos. Eles foram convidados para participar de uma palestra seguida de confraternização, com o tema “A Educação No Mundo de Hoje”, ministrada pelo diretor Comercial do Sistema de Ensino da Abril Educação e professor a mais de 35 anos, Marco Antonio Ferraz.
Cerca de 200 pessoas se fizeram presentes. Ferraz destacou que não se sabe que tipo de mundo espera as crianças no futuro, porém disse que o maior desafio é preparar esses alunos para um mundo que certamente será competitivo. “Falamos baseado nas mudanças analisadas desde a década de 90, mas o maior desafio é ajudar na formação desses que serão os adultos do futuro, não sabemos para onde caminha a humanidade”, explicou.
Ferraz destacou que a vida agitada que os pais levam não significa que estão terceirizando a educação dos filhos para a escola. Segundo ele, as instituições precisam se adaptar para essa nova exigência, onde serão cada vez mais parceiros dos pais na educação dos filhos. “Aos pais, se pudesse deixar apenas um conselho, seria o de que sejam presentes na vida de seus filhos. Mesmo que não possam ficar muitas horas na companhia deles, mas sejam o mais presente possível naqueles poucos instantes que isso acontece”, aconselhou.
A diretora do colégio, Elizete Primon, concordou com as pontuações do palestrante e disse que cada vez mais os professores são desafiados a prender a atenção dos alunos na sala de aula. “Vivemos na era da informação, são muitos eletrônicos, os alunos há muito tempo já não se sentem atraídos apenas pela lousa e giz, precisamos sempre inovar”, explicou.
O mês de março está sendo especial para o Colégio Carlos Drummond de Andrade em função das comemorações que já aconteceram para marcar o aniversário da escola. Mas todas as atividades serão finalizadas no dia 29 com uma gincana que envolverá todos os alunos no Parque da Maçã.
FOTO COLÉGIO CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

quarta-feira, 21 de março de 2012

PP anuncia mudanças e volta atrás na escolha do nome de Juliano da Auto Escola como pré-candidato


Depois do Partido Progressista (PP) de Fraiburgo, anunciar que o vereador Juliano da Auto Escola seria o único nome a representar a sigla como pré-candidato ao cargo de prefeito nas eleições desse ano, nova decisão foi tomada. A executiva municipal havia feito à escolha no dia oito de março. Na ocasião, os sete membros que compõem a executiva tinham três nomes nos quais poderiam votar, sendo o próprio Juliano, o secretário de Desenvolvimento Econômico Elói Ronnau e o empresário Emerson Zablóski.
No entanto, na noite da última terça-feira (20), o diretório e a executiva municipal estiveram em reunião. Ocasião que o presidente do partido, Pedro de Oliveira, anunciou nova decisão. Segundo ele, após a escolha ter sido tomada e divulgada, a executiva estadual do PP, informou que a mesma não foi à correta, pois a executiva municipal não tem autonomia para tal escolha, e sim somente o diretório a poderia fazer na convenção que acontecerá até dia 30 de junho.
Desta forma, Pedro de Oliveira, esclarece que o PP continuará aceitando que outros filiados deixem seus nomes a disposição do partido como pré-candidatos a prefeito. Além de Juliano, Zablóski e Ronnau ainda possuem interesse em serem pré-candidatos. “Tomamos uma decisão que não foi a correta de acordo com a orientação estadual, por isso, estamos voltando atrás”, falou.
Perante a nova informação veiculada pelo PP, alguns membros da executiva do partido discordaram do anuncio. A imprensa recebeu uma nota assinada pelo vice-presidente da executiva Osenir Ribeiro, pelo secretário Marcus Henrique Pritsch, pelo secretário geral Oracir Ferreira de Deus e pelo vice tesoureiro do PP Alcides Meireles. Entre o conteúdo do documento, diz:
Esclarecem que a iniciativa de definir apenas um nome foi do antigo presidente em comum acordo com os três pré-candidatos, onde acordaram que a definição sairia da maioria de votos da executiva municipal. Portanto, por tais motivos, a maioria da executiva não concorda com a decisão do atual presidente, entendendo que ela é arbitrária e desrespeita a vontade democrática do PP municipal, portanto o Pré-candidato do partido deve continuar sendo apenas Juliano da Auto Escola”.
 

O QUE PENSA JULIANO SOBRE O ASSUNTO
 

O vereador Juliano da Auto Escola, informou que a escolha do nome dele como pré-candidato a prefeito pelo PP, é um acerto de cavalheiros. Salientou que tem conhecimento que a decisão não tem respaldo legal, mas segundo ele, todos os envolvidos nesse acordo foram a favor de sua realização.
Na opinião do pepista, com o anuncio feito por Pedro de Oliveira de voltar atrás na decisão e abrir espaço para outros nomes, deixa claro que o presidente da executiva municipal deixou de cumprir o acordo político.
Mesmo não concordando com a decisão, Juliano disse que irá acatá-la. Mas informou que o seu nome continua a disposição como pré-candidato a prefeito e destacou estar confiante que o diretório irá escolhê-lo na convenção partidária que deve acontecer até 30 de junho.
FOTO JUCIELE BALDISSARELLI/DMO

Policia encontrou em um dos mandados de busca e apreensão espingardas e revólver em Fraiburgo


Através denúncias da comunidade local e de uma operação em conjunto entre a policia Militar e Civil, foram cumpridos na última terça-feira (20), quatro mandados de busca e apreensão em residências do bairro Jardim América e São Miguel em Fraiburgo.
A polícia não revelou a identidade das pessoas envolvidas, mas de acordo com o delegado da Comarca, Jhon Endy Lamb, em uma das casas visitadas que fica na Rua Bolívia no Jardim América, foram encontradas armas de fogo. As duas espingardas, uma com luneta de aproximação e um revolver calibre 38, foram recolhidas.
Jhon informa que a flagrância de armas sem registro no interior de residência é intitulada como crime no artigo 12 do Estatuto do Desarmamento, como posse ilegal de arma de fogo. A apreensão resultou na condução dos proprietários da residência até a Delegacia de Polícia para a lavratura do procedimento cabível. Os envolvidos deverão depor, onde a policia terá após isso, maiores detalhes sobre a origem e a propriedade das armas.
O delegado destacou que essa medida foi possível graças a denúncias que a Policia Civil tem recebido nos últimos meses da comunidade local. “Desta forma, temos que agradecer a população que tem colaborado com nosso trabalho e incentivamos que a comunidade continue denunciando através do número 190. Lembramos que as informações podem ser passadas de maneira anônima ou ainda nos comprometemos em manter sigilo das fontes,”, disse.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

CDL doa freezer para conservação de plasma avaliado em mais de R$ 6 mil para hospital de Fraiburgo

O Hospital Divino Espírito Santo recebeu a confirmação de que irá ganhar uma importante ajuda da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fraiburgo. Trata-se de um freezer utilizado para conservar o plasma do sangue, um equipamento avaliado em mais de R$6 mil.
Segundo o presidente da CDL, Émerson Zablóski, a entidade que representa cerca de 200 empresas no município, deve desenvolver junto à comunidade o seu papel social. Ele explica que a diretoria entendeu que ajudando o hospital seria uma forma de beneficiar indiretamente a população fraiburguense.
“Todos nós podemos um dia necessitar, ou até muitos já precisamos de auxilio hospitalar. No contato que o hospital fez com a CDL nos explicaram e mostraram a importância que esse freezer tem no dia-a-dia e como vai melhorar os atendimentos, por isso tomamos essa decisão de cumprir também com o papel social que a CDL deve ter”, explicou.
O freezer para conservação de plasma ainda não foi entregue, pois a CDL e hospital fizeram uma cotação de preços. Desta forma, o equipamento foi encomendado de uma empresa situada em Londrina - PR, a qual terá 30 dias como prazo para entregar o produto.
A gerente do Hospital Divino Espírito Santo, Sandra Balzan, explica que nesse ano foi formada na entidade uma Comissão Social, a qual é responsável pela elaboração de projetos. Sandra destaca que o freezer é um equipamento de grande necessidade em todos os hospitais.
“Estamos muito gratos a CDL que recebeu tão bem o nosso projeto e irá nos auxiliar. É importante que a população entenda que esse equipamento pode fazer a diferença no momento de salvar uma vida, como por exemplo, em acidentes de trânsito, onde o socorro deve ser imediato”, relatou.
Já a enfermeira do hospital, Grasiela Cornelli, explica que o plasma é utilizado em transfusão de sangue. Como Fraiburgo não tem esse equipamento, quando o material é necessário precisa ser buscado em Joaçaba. O tempo dispensado nesses deslocamentos entre os municípios é fator que pode comprometer os primeiros atendimentos médicos ao paciente.
“Quando doamos sangue, o material é separado em três componentes, sendo as hemácias, o plasma e as plaquetas. Cada um será utilizado de acordo com a necessidade especifica de cada paciente no momento da transfusão, agora teremos o plasma sempre disponível na própria unidade”.
FOTO JUCIELE BALDISSARELLI/DMO

Comments system

Disqus Shortname