sexta-feira, 27 de abril de 2012

CDL e ACIAF poderão encabeçar instalação de câmeras de segurança



A possibilidade de Fraiburgo ter monitoramento por câmeras de segurança voltou a ser cogitada. Ontem, representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF), juntamente com o prefeito Municipal Nelmar Pinz, e representantes do Poder Judiciário, acompanharam a explanação sobre o assunto por parte do comandante da Companhia da Policia Militar de Fraiburgo, Major Moises Garcia, bem como do delegado Da Comarca Jhon Endy Lamb.
A ideia da instalação dos equipamentos não é uma novidade no município, o Major Garcia defende essa medida a pelo menos três anos. Ele exemplificou que através do monitoramento, seria possível que apenas uma viatura desempenhasse a segurança da área central e as demais guarnições se posicionariam nos bairros. Essa proposta chegou a ser apresentada para as entidades e município em 2009, porém não se obteve sucesso na execução do projeto.
Nesse novo encontro, avanços significativos foram alcançados. A Prefeitura Municipal deu grande incentivo e apoio para que a CDL e ACIAF retirem o projeto do papel. O prefeito Nelmar Pinz, anunciou que se as duas entidades promoverem a instalação dos equipamentos na área central, o município pagará os equipamentos que serão instalados no bairro São Miguel.
Além disso, garantiu que se o projeto for colocado em prática, o município irá colaborar com o pagamento do aluguel dos postes de energia elétrica, os quais pertencem a CELESC para que a fiação possa ser fixada, irá adquirir parte da fibra óptica necessária e irá fornecer o espaço para a instalação da central de monitoramento que será comandada pela Policia Militar.
Cada câmera de segurança está orçada em cerca de R$ 7 mil, porém um orçamento apresentado estima que para a instalação de cinco equipamentos são necessários R$ 120 mil. Nesse primeiro momento, três câmeras seriam instaladas no bairro São Miguel, outras duas nas entradas da cidade e outras três na área central.
Como próximo passo, as duas entidades envolvidas aguardam um projeto escrito sobre a viabilidade da instalação. Bem como as informações sobre a responsabilidade que ambas terão com esses equipamentos após a sua instalação, uma vez que todo o patrimônio que for adquirido não pode pertencer ao município e nem a Policia Militar ou Civil. Nesse caso, uma das entidades será a responsável.
Para a presidente em exercício da CDL, Elaine Vedani Picolli, a necessidade de aumentar a segurança para a sociedade e para os estabelecimentos comercias não é questionada. Fraiburgo é uma das únicas cidades na região que ainda não tem esse sistema de monitoramento. “Nós como representantes de uma entidade precisamos saber como tudo funcionária, pois estamos aqui representando o empresariado fraiburguense”, comentou.
O presidente da ACIAF, Jorge Pederiva, disse estar de acordo com esse pensamento e destacou que crê que no prazo de 30 dias, alguma decisão sobre o assunto será tomada. “Creio que agora a ACIAF e a CDL devem sentar novamente para conversar, pois precisamos traçar estratégias para buscarmos os recursos para implantação do monitoramento”, destacou.
Como forma de teste, na próxima semana serão instaladas duas câmeras as quais vão funcionar por 30 dias. Uma será na Rua Padre Biagio Simonetti em frente ao Banco do Brasil e a outra na Rua Nereu Ramos próximo a Loja Edju. Major Garcia destacou que caso seja tomada a decisão de que os equipamentos devam ser comprados, pelo menos a parte que será adquirida pelo município irá passar por licitação. A instalação dessas duas câmeras como teste, está sendo gentilmente oferecida para a Policia Militar através de uma empresa que já atua no segmento em todo o Estado.
Já o delegado Lamb, destacou que a Policia Civil é parceira. Ele já atuou no Paraná nas cidades de Cascavel e Londrina, locais onde possui o sistema de monitoramento e pode falar com propriedade sobre o assunto.  Segundo ele, as câmeras são importantes aliadas da policia, pois inibem a criminalidade e ajudam a identificar autores.
FOTO JUCIELE BALDISSARELLI/DMO




Apafec e Associação Vital Fraiburgo comemoram dez anos de existência de projetos sociais


Durante o mês de abril, dois projetos sociais completam uma década de existência em Fraiburgo. O Projeto Esporte Bemlegal (PEB) desenvolvido pela Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo (Apafec) e o Projeto de Karatê-dô Cidadão do Futuro, organizado pela Associação Vital Fraiburgo.
Para comemorar, as duas entidades estarão promovendo vasta programação alusiva aos aniversários. No total, serão nove atividades, sendo que a primeira acontece amanhã (28) e contará com a participação dos profissionais de jornalismo da Rádio Fraiburgo, quando o Programa de Entrevistas será apresentado ao vivo do dojô do Projeto de Karatê-dô Cidadão do Futuro no bairro São Miguel.
A segunda atividade será na próxima sexta-feira (4), com uma palestra que terá como tema: “As organizações sociais e a inclusão de crianças, adolescentes, jovens e adultos como cidadãos plenos”, ministrados pelos educadores João Ademir Cancilier, mestre em História da Educação e Juliano Alexandre de Oliveira, mestre em História da Educação.
Já no próximo sábado (5), acontece a 1ª Mateada da Solidariedade, marcando o lançamento da Ação Solidaria Entre Amigos 2012 da Apafec. O evento será no terminal urbano de Fraiburgo. Durante a mateada, acontecerão várias apresentações culturais, produzidas por integrantes das duas entidades e da Igreja Batista.
No mesmo dia, haverá celebração de uma missa, às 19:00 horas na Igreja Católica bairro São Miguel. Momento de agradecimento das entidades e homenagem ao campeão brasileiro de karatê assassinando em 2011, Pablo Henrique do Nascimento. Após a celebração religiosa, no dojô haverá uma sessão gratuita de cinema com a exibição do filme Mãos Habilidosas.
No domingo, dia seis de maio, os alunos que compõem os projetos estarão realizando apresentações culturais, com exposição com os trabalhos de artesanato do Projeto Artesanato Cidadão no dojô. Acontecerá ainda uma palestra sobre “Os Direitos dos Cidadãos”, com presidente da subseção da OAB Fraiburgo João Rudinei Belotto. Logo após, acontece à entrega dos agasalhos da Apafec para os alunos.
Para finalizar as atividades, os integrantes da Apafec e da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô estarão promovendo uma partida de futebol suíço no campo da Associação Recreativa Renar com alguns convidados. No fim do dia acontecerá uma celebração de Culto na Igreja Batista, bairro Santo Antônio.
Para o coordenador da Apafec, Jilson Carlos Souza, está foi uma maneira que as duas entidades juntas encontraram para comemorar a década de existência. “O objetivo maior é contar com a participação dos nossos alunos e apoiadores e sabemos que nessa programação eles estarão presentes, isso nos alegra muito e motiva para darmos sequencia nesses projetos”, comentou.
FOTO APAFEC

Fraiburgo decreta Estado de Emergência por causa da estiagem


Fraiburgo era um dos únicos municípios da região que ainda não havia decretado a Situação de Emergência em função da estiagem. No entanto, na tarde de ontem (27), após analisar relatórios especialmente emitidos pela Autarquia de Saneamento de Fraiburgo (Sanefrai), o decreto foi anunciado pelo prefeito municipal Nelmar Pinz.
O principal problema que está sendo enfrentado é o abastecimento de água para a população. Cerca de 70% da água fornecida pela Sanefrai, é oriunda de poços artesianos. Para recuperar a produção de água é necessário que a chuva caia constantemente durante vários dias. Essas situações que tem acontecido, como durante a semana, praticamente não mexeram na produção.
Já a situação no interior nesse momento não é tão agravante, pois o período é de colheita de grãos. Já em relação às macieiras, as árvores entram em período de dormência. As perdas na produção de grãos estão passando por análise da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente e Defesa Civil, onde será estimado o montante financeiro. Os produtores rurais mais prejudicados foram os que decidiram realizar o plantio tardio, já aqueles que optaram pelo cultivo do cedo tiveram mais sorte.
As informações do Radar da Anti Granizo Fraiburgo dão conta que desde o mês de novembro deixou de chover 500 milímetros. O meteorologista João Rolin alerta que a situação deverá ser normalizada somente depois de setembro, o que deverá deixar os poços ainda mais secos. “Será um inverno seco, sem chuvas significativas para recuperar a água”, comentou.
Por algumas vezes, a assinatura do decreto foi suspensa, em razão das chuvas que foram registradas. A assinatura tem validade por 90 dias, podendo ser prorrogado por outro tanto de tempo. A medida serve para ajudar agricultores que apresentem perdas e, com base no documento, podem ainda reivindicar renegociação de dívidas agrícolas, bem como incentivos para ações que visem minimizar os efeitos da falta de água nas propriedades, como perfuração de poços e construção de reservatórios.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Lions entrega mais 37 óculos de grau para estudantes


O Lions Clube Terra da Maçã efetuou a entrega de mais 37 óculos para alunos carentes das escolas municipais de Fraiburgo. Foram beneficiados três alunos da escola José de Anchieta, quatorze na Escola Santo Antônio, seis na Escola do Faxinal dos Carvalhos e 14 no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do Bairro São Miguel.
Para esse ano, existem ainda outros 200 alunos que necessitam de consulta oftalmológica. O Lions paga a consulta e também o óculos para os que for recomendado o uso. Em 2012, já foram entregues 77 óculos, além dos colégios citados, foram contemplados os estudantes das escolas Escola São Miguel, São Sebastião, Macieira, Eurico Pinz, São Cristóvão e Padre Biagio Simonetti. Mas até o fim do ano, todas as 16 escolas municipais serão beneficiadas.
Segundo o vice-presidente do clube, Marcelo de Oliveira, o Lions possui esse projeto social permanente que é chamado de Campanha da Visão. Oliveira destacou que a comunidade fraiburguense tem colaborado com as promoções que o grupo desenvolve para arrecadar os recursos e por isso, os resultados que estão sendo alcançados foram tão expressivos.
A diretora do PETI São Miguel, Micheli Cristi, destaca que um aluno com deficiência visual possui rendimento inferior aos demais. Para ela, as doações vieram em boa hora, pois as famílias não tinham condições financeiras de adquirir o óculos. “Conhecemos muito bem a realidade desses estudantes e se não fosse por essa colaboração certamente ficariam sem”, comentou.
A informação é confirmada pela mãe de uma aluna beneficiada. De acordo com Cintia Aparecida dos Santos, no ano passado até chegou a levar a filha no médico e sabia que ela tinha problemas oftalmológicos, porém não tinha condições de comprar. “A gente é assalariado e tudo é muito difícil”, contou.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRIBURGO AM

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Coluna Lá Nos Frai: Monitoramento por câmeras

Publicada no jornal Diário do Meio Oeste (27/04)

Fraiburgo é o único município da região que ainda não conta com câmeras de monitoramento. No entanto, esse título que carregamos não é por falta de interesse e atitude da Policia Militar. Há cerca de três anos, o Comandante da Companhia, Major Moisés Garcia já colocava o assunto em debate. Uma reunião até chegou a acontecer, no entanto, o assunto foi esquecido pelos convidados e nenhuma atitude foi tomada.
Durante essa semana, o assunto foi ressuscitado mais uma vez pelo Major Garcia, que desta vez parece que irá colher bons resultados da iniciativa. Agora, a PM recebe o apoio da Policia Civil, que também entendeu através do delegado Jhon Endy Lamb que uma cidade que possui câmeras de segurança é muito mais fácil de inibir a ação de criminosos. Lamb já atuou no Paraná, em Cascavel e Londrina onde o sistema existe e sabe muito bem o beneficio que tal medida trará.
Juntos, militares e civis começam a expor para o empresariado através da CDL e ACIAF, além da municipalidade essa ideia. Ao que tudo indica, os resultados serão positivos, a municipalidade deverá oficializar uma contribuição importante.  Se as entidades viabilizarem câmeras para a área central, o bairro São Miguel será equipado com dinheiro do município. Outras ajudas extras, como fiações e local onde será instalada a base de monitoramento, deverão ser anunciadas pelo prefeito Nelmar Pinz nas próximas horas.
O município está próximo de deixar esse último lugar da lista. Essa certeza se dá em função do interesse que CDL e ACIAF demonstraram em viabilizar junto ao empresariado a instalação. A ajuda que a municipalidade ofereceu foi tentadora e ao mesmo tempo decisiva para isso. Nos próximos tudo deverá ficar mais claro, mas tudo indica que a decisão está bem encaminhada. Inclusive duas câmeras já serão instaladas na próxima semana como forma de teste durante 30 dias. A iniciativa nem saiu do papel, mas quero ver o que o povo vai pensar dessa espécie de BBB Lá Nos Frai. 

PMDB faz reunião com futuros cabos eleitorais


As lideranças politicas do PMDB fraiburguense estão trabalhando na criação das propostas de campanha do partido para as eleições deste ano. No último domingo (22), o diretório, juntamente com os 35 pré-candidatos a vereador, além do pré-candidato a prefeito Beto Ferreira, participaram de encontro que contou com a presença de lideranças, como presidentes de associações de bairros. No total, cerca de 160 pessoas estavam presentes.
De acordo com Ferreira, a intenção é estar em contato com os principais cabos eleitorais e efetuar a coleta de dados e informações que possam acrescentar algo de melhor no plano de campanha que será exposto aos eleitores. “Este encontro serviu para fortalecer a sigla e dar orientação aos pré-candidatos, fazer um planejamento das ações e discutir estratégias”, afirmou.
Na ocasião, o presidente do diretório municipal do Partido Trabalhista Cristão (PTC), Serginho da Silva, declarou o apoio oficial da sigla ao pré-candidato Beto Ferreira. O encontro das lideranças foi também uma homenagem ao PMDB, pelos 46 anos de história comemorados na data.
FOTO PMDB FRAIBURGO

Através da CDL Fraiburgo, participantes ficaram sabendo como é visto o CDC pelo judiciário



Mais de 60 associados à Câmara dos Dirigentes (CDL) de Fraiburgo participaram nas dependências do Hotel Renar na noite da última quarta-feira (25), do Workshop “O Código de Defesa do Consumidor (CDC) na visão do judiciário". A capacitação foi ministrada pelo advogado responsável a mais de dez anos pelo departamento jurídico da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e do SPC de Santa Catarina, Rodrigo Titericz.
O CDC é uma lei abrangente que trata das relações de consumo em todas as esferas: civil, definindo as responsabilidades e os mecanismos para a reparação de danos causados; administrativa, definindo os mecanismos para o poder público atuar nas relações de consumo; e penal, estabelecendo novos tipos de crimes e as punições para os mesmos.
O palestrante procurou abordar as mais diversas questões relacionadas com a relação consumidor e lojista, fazendo a leitura sobre o enfoque das decisões mais recentes dos tribunais em relação a algumas causas. Titericz explicou que as ações de dano moral são movidas por consumidores que se dizem constrangidos, ou injustiçados com algumas situações. Para ele, além da inadimplência, esse é o maior problema que os comerciantes estão susceptíveis.
Ainda a falta de entendimento entre comerciante e cliente pode ocorrer em diversos momentos e não somente na hora da cobrança da conta que está em atraso. Titericz afirma que o lojista precisa saber oferecer e expor o produto de maneira correta, bem como deixar claro quais são as condições de pagamentos e troca da mercadoria.
“A maior parte dos problemas podem ser evitadas se medidas simples, mas eficazes forem adotas. Além do mais, tudo precisa ser documentado, o cliente precisa saber como é que funciona o sistema daquele estabelecimento comercial, tudo deve estar muito claro e o lojista precisa ter documentado. Mas o principal é evitar os conflitos”, orientou.
FOTO CDL FRAIBURGO


SINTE afirma que professores estão acuados por pressões de diretorias de escolas e Governo


A Gerência Regional de Educação de Videira divulgou que as aulas voltam ao normal desde ontem (26). Segundo a gerente regional de Educação, Roberta Martinez, os 19 professores que estavam paralisados retornaram à sala de aula. A Gerência considera praticamente inexistente a greve que aconteceu até esse momento.
Já para o coordenador regional do Regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE), Sandro Morando, a greve está acontecendo, no entanto a categoria está acuada por pressões vindas por parte das direções das escolas e do Governo. No momento nove professores do município de Salto Veloso continuam em greve. Já em Fraiburgo a decisão de parar as atividades foi postergada para a próxima quarta-feira (2).
O SINTE acredita que nos próximos dias os professores que já haviam paralisado as atividades, mas voltaram para as salas de aula, poderão novamente entrar em greve. Morando questiona a forma de remuneração que o Governo do Estado tem adotado, segundo ele, professores que são pós-graduados estão ganhando menos do que outros profissionais que apenas tem o ensino médio em magistério.
O Governo do Estado alega que honrou o que foi combinado reajustando o valor do piso, conforme disposto em Lei Federal e atendendo outras reivindicações, como o aumentou em 100% do vale alimentação. Destaca que nenhum professor ganha menos que R$1.450,87 de salário base.
FOTO JUCIELE BALDISSARELLI/DMO

Ações no dia de combate a hipertensão


Ontem (26), foi comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção a Hipertensão Arterial, popularmente conhecida como pressão alta. A data foi instituída pela lei nº 10.439 de 30 de abril de 2002 e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e controle da doença.
Em Fraiburgo, a Secretaria Municipal de Saúde mantém grupos, os quais congregam pessoas que são hipertensas. O objetivo é acompanhar de maneira mais próxima o tratamento e as ações de vida saudáveis que devem ser adotadas por esses pacientes.
Existem quatro grupos em andamento, neles participam aproximadamente 700 pessoas, mas os profissionais da secretaria estimam que os números sejam maiores, pois nem todos sabem que são portadores da doença. Nos encontros são feitas avaliações através de consultas médicas, além de orientações em diversos setores da saúde como atividades físicas e alimentação.
A hipertensão é uma doença silenciosa, se não tratada pode causar lesões em diferentes órgãos como o cérebro, coração, fígado, rins e olhos. O médico do Programa Saúde da Família (PSF), Francisco Ieck explica que a doença não costuma apresentar sintomas e em muitos casos o paciente descobre ser portador somente quando sofre complicações mais graves.
Segundo Ieck, pessoas que tem casos na família de portadores de pressão alta devem ficar atentos, esse fator associado à obesidade são as principais causas. Além disso, outro fator que contribui é o consumo excessivo de sal e o estresse. A situação piora se tudo esses hábitos forem associados à má alimentação.
“Para manter uma condição de vida melhor, mais saudável é importante realizar o tratamento por toda a vida, nunca parar e sempre siguir todas as orientações que seu médico ou outro profissional de saúde de sua confiança lhe passar”, afirmou.
Segundo a Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Tatiane Caroline Krutzmann, um estilo de vida saudável, com atividades físicas regulares, controle de peso e alimentação equilibrada são importantes para o controle ou prevenção da hipertensão. “Pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes. Pratique pelo menos 30 minutos de atividades físicas todos os dias. Abandone o consumo de álcool e de cigarro são algumas das dicas que repassamos ao pacientes”, destacou.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Município de Fraiburgo poderá decretar situação de emergência caso a estiagem prossiga



A chuva que caiu durante a madrugada de ontem (26), trouxe a esperança de que as represas, nascentes, poços, fontes e rios pudessem recuperar pelo menos, um pouco da água que tem deixado de ser produzida nos últimos meses em função da estiagem.
De acordo com os dados da Anti Granizo Fraiburgo, em Lebon Régis choveu cerca de 110 milímetros, já no município de Fraiburgo e Videira foram mais de 80 milímetros. A Estação de Avisos que fica no bairro São Sebastião registrou 55 milímetros. Essa quantidade é considerada acima do normal para o mês de abril, pois é um período em que não se registra grande quantidade de chuva.
No entanto, esse volume de água não tira a preocupação dos fraiburguenses, o município é o único da região que ainda não decretou a situação de emergência. Mas se a estiagem persistir nos próximos dias, provavelmente a situação também será decretada. De acordo com as informações da Sanefrai, essa chuva não foi o suficiente para recuperar a quantidade de água que é produzida pelos poços artesianos que servem a cidade.
O meteorologista João Rolin explica que essa frente que trouxe a chuva já está passando. Existe a possibilidade de no próximo sábado (28) ocorrer uma nova chuva, porém com menor intensidade. Em relação à temperatura, ela deverá se manter estável esfriando somente na próxima terça-feira (1), ocasião que os termômetros poderão registrar 4ºC.
Rolin destaca um dado importante, segundo ele, desde o mês de novembro já deixou de chover cerca de 500 milímetros, por isso, a situação de produção de água está tão abaixo do normal nos últimos meses. A recuperação desta falta de chuva poderá se dar somente por volta do mês de setembro.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Monitoramento das ruas através de câmeras


Fraiburgo poderá enfim receber o sistema de monitoramento das ruas através de Câmeras. O comandante da Companhia da Policia Militar, Major Moisés Garcia, destaca que nessa semana a PM recebe a visita de um técnico que irá instalar dois equipamentos que vão operar em forma de teste. Há mais de um ano, Garcia tenta unir forças com a Prefeitura Municipal, CDL, ACIAF e Ministério Público para que os equipamentos sejam instalados.
“Em conversa com administração pública e entidades de nossa cidade ficou acertado que neste primeiro momento seria instalado duas câmeras e posteriormente o aumento para quatro, seis ou mais se necessário, sendo que área de abrangência seria a parte central do município. Possibilitando que apenas uma viatura consiga fazer toda a área central e as demais guarnições se posicionem nos bairros", comentou.

Policia Militar deve receber reforço com mais dois soldados


Até o próximo mês, a Companhia da Policia Militar de Fraiburgo, deverá contar reforço no efetivo através de dois novos policias. Esses profissionais fazem parte da turma do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Santa Catarina que se formou no último dia 22 em Florianópolis. Na ocasião 328 pessoas se formaram, os novos policiais foram distribuídos por regiões: Florianópolis, 49; Lages, 65; Balneário Camboriú, 19; Chapecó, 46; Joinville, 31; Criciúma, 20; Blumenau, 23; Tubarão, 22; São Miguel do Oeste, 27; Joaçaba, 17; e São José, 12.
O comandante da Companhia, Major Moisés Garcia destaca que não se trata propriamente de um reforço, visto que somente nesse ano, dois policiais deixaram de exercer a função. Um deles passou em outro concurso público e o outro está em reserva remunerada. Garcia explica que outra medida que beneficiou o município, foi à troca feita com Lages e Caçador, onde três policias foram remanejados para essas cidades e outros três que estavam nelas se mudaram para Fraiburgo, onde possuem suas famílias.
No mês de maio outra turma de soldados irá se formar e a expectativa é de que mais policiais sejam destinados para a Companhia. Desde que Garcia assumiu a função em 2009, aconteceu à saída de nove policiais, como por exemplo, casos de aposentadorias. A Policia Militar de Fraiburgo conta no momento, com a adesão dessas duas pessoas, com 37 policiais militares. Em outubro do ano passado, os soldados Andiego Dias de Assunção e Cleberson da Costa também passaram a fazer parte do grupo, já o nome desses dois novos profissionais ainda não foi revelado.
LEGENDA
01 Major Moisés Garcia (centro), recebendo os novos soldados Andiego Dias de Assunção e Cleberson da Costa em outubro de 2011
Foto RÁDIO FRAIBURGO AM

Contribuição sindical rural vence no fim do mês com descontos


Todos os trabalhadores Rurais de Santa Catarina devem ficar atentos em relação ao pagamento da contribuição sindical anual, o pagamento da guia deve ser feito em agências bancárias ou casas lotéricas. Existem duas opções de pagamento, até 30 de abril onde o valor é de R$ 49,95 ou até dia 31 de maio quando o valor será R$ 57,46. Após essa data, os pagamentos serão recebidos somente nas agências do Banco do Brasil, com multa de 20%.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Fraiburgo, Osenir Ribeiro, explica que até o ano de 2006 a contribuição era paga junto com o Imposto Territorial Rural (ITR), após essa data foi desvinculada e o próprio trabalhador precisa se dirigir até o banco para fazer o pagamento. Do valor total pago, 60% são destinados para o Sindicato, 15% para a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (FETAESC), cinco por cento para a Confederação Nacional e 20 % para o Ministério do Trabalho e Emprego.
Deve pagar a contribuição todos os integrantes da categoria dos trabalhadores rurais, ou seja, pequenos proprietários com até 70 hectares e que não possuam funcionários, parceiros, meeiros e arrendatários. Somente em Fraiburgo, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais emitiu cerca de 500 guias de contribuição.
“Quando da criação desse imposto sindical, foi criado para a manutenção das entidades sindicais, para os nossos agricultores é um documento de comprovação da sua categoria que pode ser um documento importante junto a previdência social, principalmente no momento de buscar um beneficio”, comentou Ribeiro.
FOTO CÉSAR MALINOSKI

GVC organiza casamento comunitário


Os casais que convivem em união estável, ou aqueles que gostariam de oficializar a relação, mas não tem condições financeiras, podem participar do casamento comunitário. A edição do Casamento está sendo organizado em Fraiburgo, pelo Grupo Vida e Cidadania (GVC), será no dia 30 de junho, às 16 horas no Clube da Melhor Idade Flor de Maçã.
De acordo com a coordenadora do GVC, Marta Back, até o momento 31 casais já se inscreveram, mas existem vagas para mais pessoas participarem. O único pré-requisito e procurar algum integrante do GVC, ou se dirigir até a sede da entidade que fica no bairro São Miguel e proceder à inscrição. “Qualquer um que tenha esse desejo pode nos procurar e também são aceitas pessoas de diferentes denominações religiosas”, comentou Marta.
A orientação que a coordenadora repassa, é de que os casais são responsáveis por providenciar toda a documentação, entre elas uma cópia da certidão de nascimento atualizada, os casais devem observar que a data deve ser posterior ao mês de abril deste ano. A documentação pode ser entregue para os membros do GVC ou diretamente no cartório.
O único custo que os casais terão para participarem do Casamento Comunitário será com a documentação. O GVC organiza toda a cerimônia, que terá um Juiz de Paz e uma simples confraternização festiva ao término de todos os casamentos. Cerca de 200 casais tiveram sua união oficializada através das três edições anteriores do Casamento Comunitário.
“São muitas histórias interessantes, pais e filhos se casando no mesmo dia, casais onde poucos meses depois um acabou morrendo, outros que o casamento não deu certo, mas a maioria que continua junta até hoje. O GVC preza muito por questões familiares e por isso apoiamos essa ideia e sempre que observamos que existe um número de pessoas interessadas promovemos mais uma edição”, disse.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Três menores e um maior de idade são pegos usando maconha em plena luz do dia


A comunidade Fraiburguense continua efetuando denúncias importantes para a Policia Militar e Civil no combate a criminalidade do município. Na última segunda-feira (23), por volta das 15:30 horas, uma denúncia anônima levou os policiais ao encontro de quatro pessoas que estavam usando drogas nos fundos do Estádio Macieirão. Trata-se de três adolescentes com 16 anos e um maior de idade de 21 anos.
Segundo o comandante da Companhia da Policia Militar, Major Moisés Garcia foi encontrado com os três homens cigarros de maconha, totalizando cerca de dez gramas, ainda eles estavam de posse de um maço de papel arroz, um frasco de colírio, uma lata e um isqueiro, o que leva a crer que seria utilizada no consumo de crack.
A delegada da Comarca, Beatriz Ribas Dias dos Reis, explica que é através dos usuários que se chega aos traficantes, por esse motivo orienta que a sociedade deve continuar realizando denunciando. “A população tem sido muito importante em todas essas ações que estamos desenvolvendo, as pessoas estão compreendendo que elas podem nos ajudar e não precisa se identificar”, comentou.
Na última sexta-feira a Policia Civil e Militar de Fraiburgo, desmancharam um sistema de vendas de drogas, através do cumprimento de mandados de busca e apreensão. Na ocasião cinco pessoas foram presas, Maria Bernardete do Nascimento 54 anos e Mirian Alves Ribeiro 18 anos estão detidas na Unidade Prisional Avançada (UPA) de Caçador, já Alcino Crispin do Nascimento filho 27 anos e Edson da Silva Pereira 23 anos estão na UPA de Videira. Jefferson Waldir Piran 32 anos, pagou fiança de quatro salários mínimos, ou seja, R$ 2,5 mil e poderá responder ao processo em liberdade. 

Vereadores pedem construção de pista de skate


Durante a sessão da Câmara, os vereadores Paulo Santos (PP) e Gerson de Matia (PMDB) apresentaram indicação em conjunto, para que o Executivo Municipal estude a possibilidade de construir uma pista de skate para modalidade “street”, em anexo ao Centro de Eventos Municipal Prefeito Sebastião Andrade dos Santos. De acordo com Santos, cerca de 40 pessoas praticam a modalidade esportiva em local improvisado.
A aprovação da indicação foi acompanhada por um grupo de skatistas, um deles o Jonathan Felipe Teixeira, destacou ser verdade a informação, hoje o grupo utiliza o estacionamento do supermercado Big Bom e a Praça Gabriel Evrard. Antes da Praça ser reformada, havia uma pequena que foi demolida e não mais construída.

Cersão afirma que é necessário padronizar horários de estacionamentos na ciclovia


O vereador Gerson de Matia (PMDB), popular Cersão, apresentou indicação pedindo para que o Órgão Executivo de Trânsito (ORTFRAI) estude a possibilidade de regulamentar de forma padrão o horário de estacionamento em todo o circuito da nova ciclovia, que compreende a Rua Nereu Ramos e Rua Marly, Rua Osvaldo Cruz e av. Beira Lago.
Atualmente, na Rua Nereu Ramos e Rua Marly o estacionamento de carros fica proibido de segunda a sexta-feira das 18:30 às 22:30 horas. Já na Rua Osvaldo Cruz e Av. Beira Lago a ciclovia é destinada exclusivamente os ciclistas durante todo o horário. Para Cersão é necessário padronizar a situação, pois em alguns dos trechos existem estabelecimentos comerciais que estão sendo prejudicados com essa medida.

AAVE e Rota da Amizade receberão recursos do município de Fraiburgo até dezembro


A Associação Atitude e Vida de Fraiburgo (AAVE) vai receber até o final do ano R$ 1,8 mil por mês a mais do que vinha recebendo da municipalidade. A decisão foi tomada na sessão da Câmara Municipal de Vereadores da última segunda-feira (23), quando foi unanime aprovação de um termo aditivo ao Projeto de Lei anteriormente aprovado. Até o mês de dezembro a Associação não receberá somente os R$ 4 mil por mês, e sim passará a receber R$5,8 mil.
Outro Projeto de Lei aprovado em única votação, trata de um convênio que o município de Fraiburgo mantém com a Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau. Segundo o vereador líder do Governo na Câmara, Gabriel Fantin (PMDB), será repassado R$ 12 mil em nove parcelas. No entanto, o vereador destacou ser interessante a Rota da Amizade enviar relatórios para a municipalidade, que comprovem a aplicabilidade do recurso.

Professores de Fraiburgo voltam a falar sobre greve


As aulas nas escolas estaduais no município de Fraiburgo não sofreram alterações desde a última segunda-feira quando a categoria decidiu aderir a uma nova paralização. Hoje (25), as 17:30 horas a categoria irá se reunir novamente, visto que na reunião no último sábado (21), o grupo não entrou em consenso sobre o inicio da greve.
Distribuídos em quatro escolas estaduais, atuam mais de 160 professores, os quais são responsáveis por ministrar aulas para cerca de 2.200 alunos. A maior escola do município é a Gonçalves Dias, onde atuam 73 educadores e 1.269 estudantes.

Seguem as obras na Rua Fugi no bairro Macieira


Na última semana a empresa vencedora de licitação de pavimentação asfáltica entregou concluída a primeira parte dos serviços da Rua Fuji no Bairro Macieira em Fraiburgo. As obras tiveram inicio na metade do mês de fevereiro e compreendeu 550 metros. A pavimentação vai do início do bairro até a Rua Mutzu, onde fica a Caixa d'água. Foram investidos R$ 500 mil da Secretaria de Infraestrutura do Estado e R$ 139 mil dos cofres do município.
Já a segunda etapa, segundo o vice-prefeito Beto Ferreira, está em processo de licitação e deve iniciar até dia 20 de maio. O trecho compreende a partir da Rua Mutzu até as proximidades do Sítio de João Batista Andrade dos Santos, que fica no fim do bairro. Os recursos para a execução da obra são oriundos de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Mauro Mariani no valor de R$ 493 mil, o município dará como contrapartida R$ 172 mil.
O acesso ao bairro Macieira, a partir da SC-456 até o entroncamento das Ruas Fuji e Royal Gala não será asfaltado nesse momento, pois o acesso sofrerá alteração de acordo com o projeto de pavimentação apresentado da SC-451, o qual liga os municípios de Fraiburgo a Frei Rogério.
FOTO JUCIELE BALDISSARELLI/DMO

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Policia revela nomes presos por envolvimento com drogas em Fraiburgo


Depois de três meses de investigações, a Policia Militar e Civil de Fraiburgo conseguiram prender na última sexta-feira, cinco pessoas por envolvimento com drogas. Ainda uma adolescente foi apreendida. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em quatro residências, na Avenida Renê Frey, no centro e no bairro Jardim América.
Foram apreendidas 20 pedras crack, 68 gramas de maconha, cinco gramas de cocaína. Ainda através da operação, foi localizada uma motocicleta com registro de furto no início do mês de março no município de Rio do Sul. A moto estava em uma das casas vistoriadas, foi apreendida e se encontra a disposição do proprietário.
Na operação quatro pessoas presas realizavam o comercio de entorpecente, sendo Maria Bernardete do Nascimento 54 anos, o filho dela Alcino Crispin do Nascimento filho 27 anos, Mirian Alves Ribeiro 18 anos e Edson da Silva Pereira 23 anos. Uma quinta pessoa  foi presa por receptação que éJefferson Waldir Piran 32 anos, sendo que foi arbitrado fiança de quatro salários mínimos, ou seja R$ 2,5 mil e poderá responder ao processo em liberdade. Os homens foram conduzidos a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Videira e as mulheres para a UPA de Caçador.
O comandante da Policia Militar de Fraiburgo, Major Moisés Garcia, destaca que as operações foram encabeçadas por ele e pelos delegados Jhon Endy Lamb e Beatriz Dias Ribas dos Reis. No total 30 policiais estiveram envolvidos na ação que teve inicio ainda nas primeiras horas do dia. “Já sabíamos da existência desses locais e agora com esses mandados conseguimos êxito em nossa operação”, afirmou.
O delegado Lamb explica que além das drogas e da moto, a policia encontrou balança e embalagens para o material. As pessoas envolvidas confessaram o envolvimento com o tráfico, sendo que algumas delas já respondem processo na justiça elo mesmo crime. “O mais importante é que estamos dando sequencia ao nosso trabalho, desmantelando algumas situações de comercialização de produtos ilícitos e isso tudo acontece com essa parceria entre Policia Militar e Civil, além da colaboração da comunidade que tem feito denuncias”. Comentou.
FOTO POLICIA CIVIL DE FRAIBURGO

Acidente no Bairro São Miguel


O motociclista Marcelo José Machado 25 anos, levou um grande susto ao se envolveu num acidente de trânsito volta das 09h00 de ontem (23), na Avenida Michelli Simonetti, bairro São Miguel em Fraiburgo. O fato aconteceu em frente à nova unidade de saúde, envolveu a motocicleta CG 150 com placas MEF-2161 de Fraiburgo e um utilitário Peugeot placas EJW-3259 de Lages.
Machado perdeu o controle da moto e colidiu no veiculo que estava estacionado as margens da pista. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atender a ocorrência e encaminhou o condutor da moto para o Hospital Divino Espírito Santo com suspeita de fratura na perna direita e escoriações nas mãos.
FOTO FLÁVIO FURTADO

Escolas estaduais, por enquanto, sem greve em Fraiburgo


A Coordenadoria Regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE) promoveu no último sábado (21), reuniões com os professores da região de Videira para discutir sobre a questão da greve deflagrada em nível estadual desde ontem (23). Ainda uma reunião com os professores de Fraiburgo aconteceu na tarde do último sábado (21).
Os alunos foram orientados pelo SINTE, para que se dirijam normalmente as escolas. Essa decisão é válida até quarta-feira (25), quando a categoria irá se reunir novamente para debater o assunto. “A principio em Fraiburgo as aulas estão mantidas, no nosso próximo encontro vamos tomar a decisão se as atividades serão paralisadas ou não”, comentou.
A Gerência Regional de Educação (GERED) da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira divulgou um comunicado dizendo que em caso de greve, a divulgação e a comunicação serão feitas pelas próprias escolas ou pela GERED/SDR. Outras pessoas ou classes estão proibidas de conceder tais informações.
O principal motivo da paralisação é a discordância, entre outros fatores, da proposta do governo de pagar o reajuste de 22,22% estipulado pelo Ministério da Educação (MEC) como piso salarial nacional da categoria, de forma parcelada, em cinco vezes: a primeira parcela em agosto e as demais em janeiro, maio, setembro e dezembro do ano que vem. A categoria quer o reajuste de uma só vez.
O Secretário da Educação, Eduardo Deschamps, informou que o governo negociou tudo o que podia com os representantes da categoria e que "com os professores fora da sala de aula não existe negociação". Segundo comunicado da Secretaria de Educação, a direção das 1,1 mil escolas receberão orientações para que seja mantido o funcionamento e sejam registradas as faltas dos professores.
Atualmente, a rede pública estadual de ensino conta com 65,8 mil professores, dos quais 22 mil são efetivos na ativa, 19,8 mil são temporários (ACTs) e 24 mil estão aposentados.


Luiz Coelho busca capacitação


O instrutor fraiburguense da Associação Hayashi-Ha Vital e Projeto Karatê-dô Cidadão do Futuro, Luiz Coelho, esteve participando no último fim de semana, da II Etapa do Hayashi-ha Cup de Karatê-dô 2012 na cidade de Bocania -SP. Participaram 220 estudantes de 12 municípios de São Paulo de Santa Catarina. Coelho conquistou medalha de ouro na Categoria Master de Kata Individual.
Ainda dentro do mesmo evento, na última semana, o fraiburguense fez parte do Curso técnico Nacional, com Instrutores de várias cidades, onde foram trabalhadas as técnicas do Estilo Hayashi-ha Shito Ryu Kai do Brasil, sendo coordenadores o Shihan Paulo Miguel da Mota Junior e Sensei Simone Hatsumi Yonamine Mota.
Coelho destaca que acompanhou e participou do treinamento técnico de vários estudantes da Seleção Brasileira de Karatê-dô, Cadetes e Juniores, que estarão participando no próximo fim de semana, no Ginásio da Polícia Militar de São Paulo, da seletiva para a formação da Seleção Brasileira, que participará dos Campeonatos Internacionais 2012. O Campeonato Sul Americano, será disputado, em Lima no Peru, já o Campeonato Pan Americano Adulto, será disputado na Nicarágua.
FOTO ARQUIVO PARTICULAR






Centro de Eventos de Fraiburgo recebe a 9ª parcela do governo de SC no valor de R$ 468 mil


O Centro de Eventos de Fraiburgo garantiu mais uma parcela financeira do Governo do Estado para a sua construção. A entrega aconteceu na última sexta-feira (20), através da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira, quando foram repassados R$ 468 mil.
Esta foi a 9ª parcela paga para a construção do Centro de Eventos. Ao todo, já foram repassados R$ 4.700.861,57. A obra está orçada em R$ 6 milhões, sendo R$ 5 milhões de responsabilidade do Governo do Estado e o restante à Prefeitura Municipal de Fraiburgo.
Para o prefeito Nelmar Pinz, a expectativa é de que a primeira etapa da obra seja concluída entre os meses de maio e junho. A intenção é a obra, a qual deverá se chamar Prefeito Sebastião Andrade dos Santos, seja utilizada durante o Seminário de Administração de Fraiburgo (SEMAD). Evento organizado pela Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe entre os dias 13 a 15 de junho, quando o jornalista e apresentador Zeca Camargo e a ex-ministra e ex-presidenciável Marina Silva serão as duas principais atrações.
O Centro de Eventos de Fraiburgo é a maior obra deste segmento na região. Atualmente estão terminando a primeira etapa da construção, com 4.7995,68 m2. “Esta é uma obra que vai alavancar o setor de cultura e lazer na região, pois vai possibilitar a realização de vários eventos de grande porte em um só local”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Regional, Evandro Colle.
FOTO JUCIELE BALDISSARELLI/DMO

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Policia prende cinco pessoas envolvidas com o tráfico de drogas


As Polícias Civil e Militar de Fraiburgo desencadearam na manhã desta sexta-feira (20) uma Operação que culminou com a prisão de 5 adultos (três homens e duas mulheres) e a apreensão de uma adolescente. Após três meses de investigações os policiais chegaram aos envolvidos na Avenida Renê Frey, no centro e no bairro Jardim América. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em quatro residências.
A Operação começou no início da manhã e os delegados Jhon Endy Lamb e Beatriz Dias Ribas dos Reis, continuam nesta tarde com os procedimentos necessários na autuação em flagrante dos adultos envolvidos. "As investigações já duravam três meses sobre o tráfico de drogas no nosso município, e diante das informações obtidas foi representado ao Poder Judiciário pela expedição de quatro mandados de busca e apreensão em residências situadas em nossa cidade. Dessas quatro residências, em três delas foram localizadas determinada quantidade de entorpecente, sendo crack, maconha e cocaína. Os proprietários e envolvidos com o comércio das drogas, foram conduzidos a Delegacia, onde estão sendo autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico", comentou Dr. Jhon.
O Delegado informou ainda que em uma das residências "houve a recuperação de uma moto que possuia registro de furto no início do mês de março, e estão sendo feitos os levantamentos necessários para a identificação de todos os pertences apreendidos, pesagem das subbstâncias, bem como o interrogatório dos envolvidos".
Doutor Jhon revelou que um dos suspeitos envolvidos não foi encontrado, e informações dão conta de que ele havia se mudado para Videira. Sobre a adolescente de 16 anos envolvida, o Delegado destacou que ela também foi conduzida a Delegacia, "onde será instaurado o procedimento cabível para apuração das infrações cometidas pela menor".
Após o interrogatório os envolvidos serão conduzidos às Unidades Prisionais Avançadas - UPAs, de Videira e Caçador.
TEXTO RÁDIO FRAIBURGO AM

Hospital é contemplado com projeto para compra de equipamentos


O Conselho Municipal de Saúde de Fraiburgo esteve em reunião ordinária ontem (20). Após a discussão dos itens da pauta, o grupo fez visita à nova Unidade de Saúde do bairro São Miguel e ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que fica junto ao Parque da Maçã. As reuniões do Conselho acontecem mensalmente.
A presidente e secretária municipal de saúde, Nilce Pinz, destaca que, além disso, o grupo aprovou um projeto de revitalização tecnológica estrutural onde o Hospital Divino Espírito Santo é contemplado com o direito de aquisição de novos equipamentos para melhor estruturação e atendimento.
A gerente administrativa do hospital Sandra Balzan, relata que o valor do projeto está estimado em R$2,7 milhões. Entre os equipamentos que seriam adquiridos, está o de tomografia, com valor aproximado de R$ 1,4 milhão. A medida contempla ainda a compra de aparelhos para o pronto socorro, setor cirúrgico e de raio-x.
Agora, após a aprovação do projeto pelo Conselho Municipal de Saúde, inicia a busca pelos recursos através de emendas parlamentares, que poderão ser na esfera estadual ou federal.

Mulher de 37 anos perde a vida ao ficar presa em máquina automática



Um acidente de trabalho que aconteceu por volta das 20 horas da última quinta-feira (19), tirou a vida de uma trabalhadora fraiburguense que atuava na empresa Agropel, que fica nas margens da rodovia SC 456. Zenilda Lopes Antunes Luciano de 37 anos, moradora do bairro Santo Antônio, perdeu a vida ao ficar presa em uma máquina automática no sistema de esteiras, setor de classificação de maças. Zenilda era casada com Francisco Leffer Luciano, mais conhecido como Chico da Estofaria, com quem tinha um filho de sete anos.
O Corpo de Bombeiros Militar de Fraiburgo foi acionando para prestar os primeiros socorros. Ao atenderem a vítima constataram que ela já estava sem sinais vitais, no entanto tentaram reanimá-la, mas o óbito foi atestado pela equipe médica do Hospital Divino Espírito Santo quando da chegada ao hospital.
O bombeiro Adriano Ribeiro da Silva relata que ao chegarem ao local de trabalho, Zenilda estava presa entre as ferragens do equipamento e para retirá-la foi necessária à ajuda de uma chave utilizadas em situações como essa. Segundo Silva, os principais ferimentos que os bombeiros puderam perceber no corpo de Zenilda, estavam na região do tórax e pernas.
A cunhada da vítima, Nelci Luciano, conta que Zenilda estava efetuando o serviço de limpeza da máquina e não teria percebido que a mesma estava ligada, como se trata de um equipamento automático ela acabou sendo acionada. “Qualquer pingo de água aciona o equipamento e como não perceberam que ela estava ligada aconteceu isso”, contou.
Ainda de acordo com Nelci, a equipe de segurança da empresa Agropel não soube precisar para a família os detalhes de como tal fatalidade aconteceu, mas a cunhada destaca que a vítima sempre foi cuidadosa em todos os sentidos, sendo no profissional e com a família. “Para nós é uma perda irreparável, estamos sofrendo muito com isso”, afirmou.

Em contato com Agropel, um dos filhos do proprietário da empresa, Jean Carlo Perazzoli, informou que não pretendem se manifestar sobre o acontecido no momento, mas disse que a direção lamenta o ocorrido e expressa o sentimento de pesar para a família. Na delegacia da Comarca de Fraiburgo existe o registro de um boletim de ocorrência por parte da empresa Agropel.

O sepultamento do corpo de Zenilda aconteceu na tarde de ontem (20), no Cemitério Municipal. Além dos familiares, os atos fúnebres, foram acompanhados por dezenas de amigos e colegas que trabalhavam junto.
FOTO JUCIELE BALDISSARELLI/DMO

Comments system

Disqus Shortname