terça-feira, 31 de julho de 2012

Chuva normaliza coleta de água, mas economia deve ser mantida



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

A chuva mais incidente registrada ao longo do último mês deixou a população de Fraiburgo em situação menos preocupante. A região meio-oeste foi uma das que atravessou meses de forte estiagem, na ocaisão o município chegou a decretar situação de emergência devido à queda na produção de água nos poços artesianos responsáveis por abastecer a população.
Passados alguns dias, o presidente da Autarquia de Saneamento Fraiburgo (Sanefrai) Ademir Pedro Perin confirma que realmente a situação está menos preocupante, porém a produção de água dos poços ainda não voltou ao normal e por isso, orienta que a economia deve ser mantida.
“Para ter uma ideia de tão forte que foi essa seca, é que com toda a chuva que registramos agora que a produção de água foi estabilizada e não está mais caindo. Não temos dúvida que se agosto for um mês chuvoso a situação voltará ao normal, mas não podemos descuidar, pois estamos ainda em estado de emergência”, orientou.
Essa situação aliada à colaboração da sociedade que tem atendido aos pedidos de economia, fez com que ninguém fosse prejudicado com a falta de abastecimento. Perin acredita que a dificuldade pelo qual a população passou serviu como conscientização referente à importância do uso consciente da água.
“Economia de água é algo permanente, não podemos descuidar nunca. Acredito que com essa problemática por qual passamos, a população apreendeu algumas formas alternativas de reaproveitamento da água, cito como exemplo, a água da máquina para lavar calçadas, é algo perfeitamente reutilizável além de já ter o sabão necessário”, comentou.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Estado cria Defensoria Publica, mas na região apenas Caçador e Joaçaba serão contemplados


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Fraiburgo não deverá ser beneficiado no primeiro momento com a implantação da Defensoria Publica, após sansão do projeto de Lei pelo Governo Estadual. No último dia 18, o Legislativo aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 16/12, que cria a defensoria pública do estado de Santa Catarina e dispõe sobre sua organização e funcionamento.
De acordo com o projeto aprovado, o novo órgão terá 21 núcleos e 60 cargos de defensores, que serão providos logo no primeiro concurso público. O núcleo mais próximo de Fraiburgo será em Caçador. O projeto prevê o convênio com a OAB de forma suplementar nos locais onde não serão instaladas as unidades. Também foi aprovada a PEC nº 3/12, que modifica os artigos 57, 59, 104 e 124 da Constituição do estado, ajustando a carta estadual ao advento da defensoria pública.
O presidente da subseção da OAB Fraiburgo, João Rudinei Belotto, destaca que aprovação da nova Lei como está sendo proposta não irá atender a demanda. “Entre as várias situações que podemos ponderar, citamos que Fraiburgo possuía cerca de 30 advogados que atendiam através do sistema, então é questionável como que 60 profissionais vão dar conta do trabalho, mesmo que exista o convenio com a OAB, coisa que não ficou clara”, afirmou.
Belotto afirma que os serviços estão suspensos em Fraiburgo, no entanto, alguns advogados tem se sensibilizado com algumas situações e continuam contribuindo. “Alguns colegas tem se consternados com casos especialmente que envolvem pensões alimentícias e tem prestado o trabalho voluntariamente, mas pela OAB não está mais sendo indicado isso”, concluiu.

COMO FUNCIONAVA ANTES

A lei que criou a Defensoria Dativa em Santa Catarina foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em março. Com a decisão, o Governo do Estado precisou adotar o sistema de Defensoria Pública, dentro de um ano.
O que existia, era apenas um convênio entre OAB e o Governo Estadual. Como o sistema foi considerado inconstitucional a categoria optou por suspender os atendimentos imediatamente. A categoria alega também que o Governo do Estado deve para os mesmos cerca de R$ 90 milhões.

Carro de som de rua será usado na propaganda eleitoral


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Nesse ano o eleitorado fraiburguense vai sentir uma diferença em relação à eleição municipal de 2008. Na ocasião, houve um acordo entre as coligações para que não fosse utilizado o som de carro de rua como propaganda dos candidatos. Nesse ano, não houve acordo entre as alianças e esse tipo de publicidade eleitoral terá validade.

Candidatos do PSDB e PDT podem ser impedidos de concorrerem


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Quem está enfrentando problemas com a Justiça Eleitoral é a Coligação PSDB e PDT “Fraiburgo Para Todos” composta por 14 candidatos. O juiz da 77ª Zona Eleitoral indeferiu a coligação por entender que o mínimo de 30% de mulheres não foi preenchido. A coligação terá que recorrer da decisão no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Além disso, outros dois candidatos a vereadores de Fraiburgo tiveram seus pedidos de candidaturas indeferidos, sendo Jane Maria Sendtko Ferreira (PMDB) e José Walmor de Mello (PP). Porém é assegurado para ambos recorrerem da decisão e o direito de manter a candidatura até o julgamento final, ou seja, podem continuar pedindo votos normalmente.

Beto e Marta passarão novamente pelo período de impugnações


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

O registro de candidatura como vice-prefeita de Marta Back passará novamente por todos os tramites legais na Justiça Eleitoral. Marta já tinha o registro deferido como vereadora, no entanto, com a substituição apresentada pela Aliança Você Em Primeiro Lugar, tanto Marta quanto Beto Ferreira vão passar novamente pelo período de impugnações. Assim que for fixado no mural do Cartório Eleitoral o pedido de candidatura, partidos, candidatos e Ministério Público terão cinco dias para apresentarem os pedidos de impugnações.  
Já a aliança na proporcional, ou seja, para vereadores, deverá apresentar o registro de uma nova candidata a vereadora para substituir a desistência de Marta, ou a renuncia de homens até que seja respeitada a regra de no mínimo 30% de mulheres candidatas.

Comments system

Disqus Shortname