quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Rapaz presta serviço e aproveita a situação para furtar



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Roni Alves Machado 29 anos se aproveitou da confiança que lhe deram quando o contrataram para realizar alguns serviços numa residência para realizar um furto. O homem foi preso e autuado por furto e posse ilegal de arma de fogo e foi conduzido para a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Videira.
O Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) de Fraiburgo foi informado por volta das 13:30 horas da última quarta-feira (29) que uma residência havia sido arrombada e furtado do seu interior uma arma e alguns eletrônicos. Da casa, foi levado um revolver calibre 38 marca Taurus, um celular da marca Nokia, um celular da marca Samsung, um celular da marca Motorola e um tablet da marca Multilaser.
Diante dos fatos foram iniciadas rondas pela guarnição ao mesmo tempo em que informaram ao Setor de Inteligência da Policia Militar sobre o furto da arma, tendo este setor se deslocado em apoio juntamente com o agente da Polícia Civil dando as diligencias a fim de apurar a autoria e recuperar os objetos.
Durante as rondas na Rua Deodoro da Fonseca, no Bairro Santo Antônio foi avistado Machado, ao ser realizado busca pessoal, foi encontrado no bolso de sua jaqueta um tablet com as características do aparelho furtado, sendo indagado sobre sua procedência, confessou que teria furtado.
Os policiais o indagaram o sobre o paradeiro da arma que teria sido levada junto com o aparelho eletrônico, momento esse que o autor informou que teria guardado em uma casa no bairro Santo Antônio, tendo os policiais se deslocado para o local e após busca na referida casa foi localizado no quarto dentro do guarda roupas o revolver carregado com seis munições intactas, bem como os celulares.
FOTO POLICIA CIVIL

Menor fugitivo é apreendido


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Já foi recambiado para o Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) de Joaçaba o menor fraiburguense L.A.S. de 17 anos que havia fugido do local. O jovem foi apreendido em Fraiburgo na segunda-feira (27),quando a Policia Militar foi informada por ligação anônima de que o menor estava no município, a denuncia informou de que ele estava no bairro da Macieira.
Quando os policiais chegaram na residência, o menor tentou fugiu por uma janela no entanto não obteve sucesso. Desta forma, tentou se esconder embaixo de uma cama, sendo localizado pelos policiais. O adolescente de 17 anos fugiu do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) de Joaçaba, por volta das 18:30 horas do dia 23 de agosto, quando pulou a cerca da unidade. A medida socioeducativa que ele cumpre não foi informada. 

Candidatos conferem fotos que irão as urnas



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Na última quarta-feira (29), as fotos dos candidatos que fazem parte da 77º Zona Eleitoral, que compreende Fraiburgo, Lebon Régis e Monte Carlo foram validadas. A Justiça Eleitoral promoveu audiência para que os candidatos pudessem conferir se a foto que irá para a urna em 07 de outubro confere com a do candidato.
Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Mauricio Merkl apenas uma coligação de Lebon Régis não compareceu e desta forma, os dados que a Justiça possuía foram validados da mesma maneira. “Como não houve manifestação e interesse segue o procedimento normal”, destacou.
Merkl esclareceu que no município de Fraiburgo existe uma situação especial, trata-se da Coligação Você Em Primeiro Lugar, encabeçada por Beto Ferraira, qual possui duas pessoas que ingressaram na Justiça para ter o direito de ser o candidato a vice-prefeito.
Como ambos podem se manter em campanha, a Justiça Eleitoral permitiu que os dois candidatos, Marta Back e Zelir Locatelli, realizassem a conferencia das fotos. “Posteriormente a Justiça irá determinar qual deles tem o direito de concorrer, mas enquanto isso, o procedimento normal foi adotado também para eles”, comentou.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Proprietários de terrenos rurais devem declarar ITR



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Os proprietários de terrenos rurais têm até dia 28 de setembro para declarar o Imposto Territorial Rural (ITR). A partir desse ano, a Receita Federal não aceitará mais o formulário de papel, a entrega será unicamente pela internet. O programa para declaração do ITR está disponível no site da Receita Federal. A multa para quem não a fizer é de no mínimo R$ 50.
A declaração do ITR é obrigatória para todos que tem imóvel rural, inicialmente chegou a ser divulgado que haveria uma exceção nesse ano, sendo liberados da declaração os donos de propriedades com até 30 hectares. Porém o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Fraiburgo, Angelo Benincá, afirma que não é esse entendimento é errôneo.
“As propriedades abaixo de 30 hectares não pagam o imposto, mas a declaração deve ser feita, é importante estar ciente de quem não o fizer irá pagar multa financeira”, comentou.
Benincá orienta aos proprietários que procurem ajuda tanto do Sindicato dos Produtores Rurais, quanto dos Trabalhadores para preencherem a declaração, a expectativa é de receber somente na entidade dos produtores cerca de 700 declarações. Já no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a expectativa é a de receber cerca de 350 declarações.
FOTO JUCIELE BALDISSARELLI/DMO

ACIAF organiza encontro com candidatos a prefeito


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

A Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF), com apoio da Câmara dos dirigentes Lojistas (CDL), está preparando para o dia o dia 13 de setembro um encontro com os candidatos a prefeito de Fraiburgo, Ivo Biazzolo e Beto Ferreira.
Os associados da entidade, poderão antecipadamente enviar perguntas a serem feitas, no entanto a entidade reserva o direito de realizar uma triagem no material recebido. Os questionamentos que não forem feitos na ocasião serão entregues para que os candidatos contatem o questionador com o objetivo de dar um respaldo.
O presidente da ACIAF, Jorge Pederiva, explica que o evento, que não é aberto à comunidade, estão convidados para participare os associados. Ao termino do encontro, a ACIAF irá redigir uma carta de compromisso de que as reivindicações serão cumpridas, a qual deverá ser assinada pelos candidatos. 

Recicla CDL entra em vigor



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

O objetivo do Recicla CDL, é o de coletar equipamentos de informática e produtos elétricos e eletrônicos em geral os quais não estão mais sendo utilizados. Está é a terceira edição da campanha e toda a sociedade local pode participar. No ano passado foram coletados mais de dois mil quilos de equipamentos.
A ação tem como meta diminuir a emissão de lixo e incentivar a coleta seletiva e a reciclagem no dia-a-dia dos fraiburguenses. O recicla CDL é uma bandeira da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC) e movimenta em campanhas todas as CDLs do Estado. É promovida com o apoio da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), a iniciativa prevê além do alerta à preservação da natureza medidas para o recolhimento e destino dos resíduos e produtos recicláveis.
Para a CDL Fraiburgo é preciso melhorar o compromisso da população e da entidade com o meio ambiente. O Brasil é considerado o maior produtor de lixo eletrônico. Essa situação é considerada grave, pois o lixo eletrônico possui componentes tóxicos que podem contaminar o solo e a água, causando diversos danos à saúde.
O ponto de coleta é na própria CDL que fica na Rua Padre Biagio Simonetti, a campanha segue até o dia 29 de setembro. Para maiores informações, os interessados podem entrar em contato com a entidade através do telefone (49) 3246 2270.

MATERIAIS QUE SÃO ACEITOS:

É permitido entregar monitores, mouses, teclados, impressoras, placas eletrônicas, processadores, nobreak, estabilizadores, telefones móveis, baterias de celular, pilhas e televisões.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Estudante fraiburguense vai à África



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Um jovem estudante do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estará levando o nome de Fraiburgo para a África do Sul. O fraiburguense Gian Kojikovski e mais uma colega chamada Carolina Dantas, irão produzir um documentário sobre o legado que a Copa do Mundo de Futebol deixou no país e falar sobre o futuro do evento no Brasil.
Os dois jovens chegarão à África do Sul na próxima segunda-feira (3) e durante um mês terão como meta investigar e abordar as consequências positivas e negativas da realização da Copa do Mundo nos países em desenvolvimento, como foi o caso da África do Sul e será o do Brasil.
Os interessados poderão acompanhar o trabalho dos acadêmicos através de um blog chamado Depois do Apito Final, que entrou no ar nessa semana através do ClicRBS. O blog pode ser acessado pelo endereço wp.clicrbs.com.br/depoisdoapitofinal.
O blog irá trazer entrevistas, fotografias e vídeos sobre o panorama da África do Sul dois anos após organizar a competição, além de um pouco do que será a preparação para a Copa de 2014.
A ideia é entrevistar quem esteve na África do Sul em 2010, escutar os especialistas e as pessoas que tiveram sua vida modificada pela competição. Quem trabalhou, estudou, escreveu e viveu o evento. Isso tudo resultará em um documentário em vídeo com o mesmo nome do blog: Depois do Apito Final.
O Brasil irá sediar a Copa do Mundo em 2014 e admitiu que suas obras estão atrasadas. O mesmo ocorreu com a África do Sul em 2008. Por isso, na opinião dos acadêmicos, mostrar o que houve depois da competição de 2010 é importante para entender um pouco do que pode acontecer por aqui nos próximos anos.
FOTO DIVULGAÇÃO

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Xadrez de Fraiburgo é vice-campeão em Lacerdópolis



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Os enxadristas fraiburguenses conseguiram um bom resultado no último fim de semana durante a 3ª etapa do 12º Circuito de Xadrez Rápido de Lacerdópolis. A competição reuniu 260 enxadristas de várias cidades da região e Fraiburgo ficou com o título de vice-campeão.
A equipe da Associação Clube de Xadrez Fraiburgo foi representada por 36 atletas. O título de vice-campeão foi conseguido com a soma de 32 pontos, perdendo por Concórdia somou 38 pontos. Já a terceira colocação ficou com os atletas de casa com 21 pontos. Na avaliação da professora, a equipe ficou satisfeita com as vitórias.
A competição foi dividida em seis torneios por categorias de idade: Sub 8, 10, 12, 14, 16 anos e Absoluto. Cada atleta disputou seis partidas de 30 minutos, valendo troféus aos campeões e medalhas de 2º ao 5º lugar no masculino e feminino. O destaque da equipe Fraiburguense foi Nathan Straginski Dias, o único a somar seis vitórias nas seis partidas. Com isso foi campeão do torneio sub 10.
Além do Nathan, outros 15 enxadristas Fraiburguenses conquistaram premiação. No torneio sub 8, Carla Cendron foi Vice-Campeã, Valesca Hoeckler 3º lugar e Bruna Boaventura ficou com a 5ª posição. Já no masculino Eduardo Peroza levou a medalha de 5º lugar para casa. No torneio Sub 10, Nathan Straginski campeão, Guilherme Oliveira vice-campeão e Emerson Cardoso dos Passos 5º colocado. Na categoria sub 14, o maior número de premiados, Matheus Bardella 3º lugar, Lucas Machado 4º colocado e Herick Pitton ficou com a 5ª posição.
Já no feminino Gabriela Frigotto foi vice-campeã e Mylena Rocha de Souza levou o 3º lugar. No torneio sub 16, Nayele Manfioletti Straginski foi vice-campeã no feminino e na categoria sub 18, Ruan Lucas Alves Gonçalves de apenas 14 anos sagrou-se campeão. No máster, Waldir Camilo Inácio foi vice-campeão e para encerrar Juliano Zonta também levou para casa a prata no torneio adulto.
FOTO ASSOCIAÇÃO CLUBE DE XADREZ FRAIBURGO

Carro é recuperado após furto em mecânica



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

O fraiburguense Itacir Fernandes quase não acreditou que o carro que teve furtado na terça-feira (21) foi encontrado sem que tivessem levado qualquer coisa. O furto aconteceu em uma oficina mecânica em Fraiburgo, o gol na cor branca, modelo quadrado, de placas LYQ-1211 de Fraiburgo havia sido deixado no estabelecimento para que fosse efetuado um conserto e foi lá que aconteceu o incidente.
O veículo foi encontrado na última sexta-feira (24) no estacionando do hospital Helio Anjos Ortiz em Curitibanos. Na última segunda-feira, Fernandes recebeu de volta o veículo e comemorou a retomada do bem. “Nada foi levado, até uma furadeira, um aparelho de som que estava no interior do gol foram encontrados”, comentou.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM


Leo Clube comemora Dia Nacional do Leonismo



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Ontem (28) foi um dia especial para os integrantes do Leo Clube de Fraiburgo, pois tratou-se do Dia Nacional do Leonismo, uma data destinada a divulgação e reconhecimento do movimento no Brasil. No município, além de ser vista como uma data festiva, aconteceu intensa divulgação do movimento através das redes sociais.
O Leo Clube é um grupo de serviço voluntário juvenil, patrocinados pelo Lions Clube, sendo compostos por jovens com faixa etária de 12 a 30 anos. São Clubes que existem em mais de 139 países do mundo e realizam atividades em prol da cultura e cidadania, ampliando seus conhecimentos e horizontes através da dedicação ao serviço filantrópico.
O clube de Fraiburgo é composto por 12 companheiros leos e quatro pré-leos, ou seja, aqueles que ainda não foram empossados. Como casal conselheiro do Lions, os adolescentes contam com a colaboração de Ivonete e Daniel Dresch e também do casal amigo, Nadia e Amarildo Kuster.
A última ação desenvolvida foi à macarronada do dia dos pais, sendo que os recursos serão revertidos em ações sociais. Já realizaram também a entrega das roupas da campanha do agasalho. Segundo A presidente Camila Reinaldo Giacometti, o grupo se organizando para participar de dois eventos importantes em setembro. Sendo o Desfile Cívico e colaborar com a campanha do trânsito.
Além disso, os jovens possuem agendadas três palestras em escolas municipais focada para os alunos das oitavas series, com o objetivo de divulgar o movimento Leo. “Vamos promover esses encontros para ao longo do próximo mês como uma comemoração dessa data e para quem sabe conseguirmos mais integrantes”, comentou Camila.
FOTO LEO CLUBE FRAIBURGO


Semana especial é finalizada



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

A Escola Especial Maria Frey (APAE) de Fraiburgo finalizou ontem (28), as atividades alusivas a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, as ações começaram na terça-feira (21). Ao longo dos últimos sete dias, diversas atividades como palestras aconteceram com o objetivo de que estudantes das oitavas séries de outras escolas participassem. Como tema, sempre era abordado que as deficiências podem ser evitadas em cerca de 70% dos casos, desde que a gravidez seja planejada.
Ontem (28), para finalizar as atividades, aconteceu uma apresentação dos alunos Dança Gaúcha, sob orientação da professora de Educação Física Maria Cristina de Almeida. A apresentação foi para as mães dos alunos. Segundo Maria, participaram 22 alunos e o objetivo é o de socializar e inseri-los na cultura gaúcha. Para a diretora da APAE, Márcia Matos, os objetivos propostos durante a Semana foram alcançados. Mais de 600 adolescentes foram contemplados com as orientações e conheceram as estruturas da APAE e seus alunos.
As atividades de conscientização que estão sendo promovidas pela escola, serão retomadas no dia dez de setembro, quando o casal autodefensor será apresentado durante sessão na Câmara Municipal de Vereadores. O assunto em pauta será a acessibilidade. Já de 12 a 14 de setembro, a APAE de Fraiburgo promove o I Festival de Atletismo, um evento que acontecerá no estádio Macieirão e será aberto ao público. De acordo com Márcia além dos estudantes fraiburguenses, são esperados alunos de outras 12 Apaes que compõem a região.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Voluntários colaboram na APAFEC



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

O trabalho voluntário na Sala de Inclusão Digital da APAFEC, fez parte de uma ação em nível nacional desenvolvida por funcionários do HBSC, no ultimo sábado que previa a prestação de serviço voluntário a entidades sem fins lucrativos. Os voluntários realizaram a limpeza, organização e plantio de flores em frente à Sala de Inclusão Digital no bairro São Miguel. 
“Os moradores do bairro são especiais e merecem nossa atenção, obrigado a todos que participaram, que dispuseram uma manhã de seu tempo em prol, de uma das entidades sociais mais relevantes do município de Fraiburgo e região, que é a APAFEC”, comentou o professor da  Associação Vital Fraiburgo de Karatê-do Luiz Coelho.
Foto APAFEC

Master vence de virada a equipe Bom Sucesso



No ultimo domingo (19), a equipe do Master Fraiburgo foi até a localidade de Bom Sucesso em Iomerê, e jogou contra a equipe da casa. Fraiburgo surpreendeu, pois venceu o jogo de virada pelo placar de 3 a 1. Os gols de Fraiburgo foram marcados pelos atletas: Lico, Negreti e Tucho.  O próximo compromisso do Master Fraiburgo é sábado (1) em casa contra a equipe de São José do Cerrito.


Duas casas na mesma rua são queimadas




JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Duas casas na Rua José Slongo no Bairro São Miguel, foram consumidas pelo fogo em menos de 24 horas. O primeiro incêndio ocorreu na noite da última sexta-feira (24) e destruiu parcialmente a residência, sendo consumido um quarto e a cozinha. Os danos só não foram maiores porque os vizinhos perceberam o incêndio e acionaram o Corpo de Bombeiros Militar. Ao mesmo tempo realizaram os primeiros combates às chamas utilizando mangueiras, enquanto alguns objetos eram retirados do interior da casa.
No imóvel residiam três pessoas, sendo que Cláudio Dias estava no interior da residência, mas foi socorrido por populares e não se feriu. Já Cleusa Damaceno e o filho Eduardo Pereira não estavam em casa no momento do incêndio. Além da perda de parte do imóvel, Pereira lamentou o acontecido, pois havia adquirido alguns equipamentos eletrônicos há pouco tempo.
De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros, Wilian leal Nunes, no momento do incêndio não foi possível identificar as reais causas, mas destacou que o local passará por uma perícia para apurar o que realmente aconteceu.
Já o segundo incêndio foi no último sábado (25), na mesma rua, na quadra 554 L-18. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender as chamas, foram deslocadas para o local três viaturas, porém ao chegar no local foi constatado um incêndio de grandes proporções na residência. Combatido com duas linhas de mangueiras o fogo atingiu praticamente 30 metros da residência.
Foi feito o isolamento e o resfriamento da residência vizinha que queimava a cobertura da garagem. Para total extinção do incêndio, juntamente com o rescaldo feito pelas guarnições foi gasto de aproximadamente 1,3 mil litros de água. O local deverá também passar por perícias.
FOTO CORPO DE BOMBEIROS

Desbravadores doam livros



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Os membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Fraiburgo com a colaboração do Clube de Desbravadores Horizonte e Luzeiros da Colina estiveram no último sábado (25), distribuído mais de 1,5 mil exemplares do livro a Grande Esperança para os moradores da cidade de Monte Carlo.
Diversos bairros foram visitados pelos integrantes, no próximo sábado (1), a ação acontecerá na localidade da X de Novembro em Fraiburgo. Frei Rogério também já foi contemplado com a entrega de cerca de 800 livros e Fraiburgo já recebeu cerca de seis mil livros.
De acordo com o diretor do Clube, Ildo Lucas, os montecarlenses ficaram surpresos com o presente que receberam, pois não é todo dia que alguém dá de presente um livro, especialmente em se tratando de um assunto tão importante para a humanidade como a esperança.

DESFILE DA PÁTRIA

Os Clubes de Desbravadores do centro e do Bairro S. Miguel, mais o Clube de Aventureiros, mantidos pela Igreja Adventista do Sétimo Dia de Fraiburgo estão se preparando para o desfile da Pátria que acontece no próximo dia sete de setembro. Os ensaios acontecem aos domingos pela manhã nas ruas próximas à Praça do Globo.
FOTO CLUBE DE DESVRAVADORES FRAIBURGO

domingo, 26 de agosto de 2012

Dupla de mulheres presas por furtos em lojas


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Na última quarta-feira (22), por volta das 10:30 horas, quando em rondas, uma viatura da Policia Militar foi abordada por populares, que informaram que duas mulheres estavam praticando furto em lojas do bairro São Miguel em Fraiburgo. De posse das características das duas pessoas, os policiais realizaram as encontraram, sendo que estavam com sacolas contendo mercadorias, como calças, produtos cosméticos, e produto alimentício, sendo que as agentes não tiveram como comprovar o pagamento das compras.
Os proprietários dos estabelecimentos comerciais que foram alvos dos furtos reconheceram as mercadorias bem como as duas mulheres, de iniciais S.A. de O. 30 anos e M.R. de 44 anos. O delegado da Comarca, Jhon Endy Lamb contou que enquanto duas mulheres conversaram com as atendentes e proprietários, a outra efetuava os furtos. Das três, apenas duas foram presas e conduzas ao Presídio Feminino de Caçador.


Primeira turma do Projovem se forma



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

A noite da última quinta-feira (23), foi especial para 275 moradores de Fraiburgo, pois aconteceu a formatura da primeira turma Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), na modalidade de Projovem Trabalhador Juventude Cidadã. As aulas tiveram inicio no mês de fevereiro, ocasião em que 300 alunos ingressaram nos cursos de administração, alimentação, estética e beleza, vestuário, turismo, construção e reparos, e metalmecânica.
O Projovem, além de oportunizar o ingresso no mercado de trabalho, amparou financeiramente os alunos com uma ajuda de custo de seis parcelas no valor de R$ 100, totalizando R$ 600, ainda gratuitamente, os alunos receberam uniforme, transporte, lanche e material escolar.
A Cooperativa de Profissionais em Serviços Públicos e Privados de Santa Catarina (Coopesc) foi à vencedora da licitação e foi a responsável pelas aulas. O coordenador da Coopesc, Ivalmor Piaia, relata que dos 275 alunos, 102 foram inseridos no mercado de trabalho com carteira assinada.
O Ministério do Trabalho e Emprego destinou para a realização deste Programa o valor de R$ 535.550,40, mais o valor de R$ 180.000,00 em auxílio financeiro direto ao aluno e o Município participou com o valor de R$ 22.314,60 totalizando um investimento financeiro de R$ 737.865,00. Além dos investimentos financeiros o Município contribuiu com suporte técnico e espaços físicos.
Para o prefeito Nelmar Pinz, essa parceria entre municipalidade e o Ministério do Trabalho e Emprego foi determinante para que obtivesse sucesso no Programa. “Quem ganha com isso é Fraiburgo, são jovens capacitados que estarão entrando no mercado de trabalho de maneira preparada”, comentou.
Um dos professores que atuou nas aulas do Projovem, Marcelo Massarolo Neto, explica que na área de metalmecânica existe falta de profissionais capacitados. Ele acredita que facilmente todos os alunos serão absorvidos pelo mercado de trabalho. “Como o novo distrito industrial, novas empresas vão se instalar e haverá necessidade de mais profissionais”, disse.

OPINIÃO DOS FORMADOS

Entre os formandos esteve à moradora do bairro Liberata Sandra Barros de 24 anos a qual fez parte da turma de beleza e estética. A jovem contou que foi através do curso que novas oportunidades profissionais foram criadas. “Eu já tinha um pouco de conhecimento na área, no entanto, depois que entrei no curso abri o próprio salão de beleza”, comentou.
Outro aluno que também aproveitou uma oportunidade de trabalho que surgiu através do Projovem é o morador do bairro Jardim América Fábio Junior da Silva de 19 anos, formado no curso de metalmecânica. Ele conta que foi no curso que aprendeu a ser soldador. “Eu já trabalhava numa mecânica, porém, fui fazer um teste e hoje estou bem empregado na função de soldador”, disse.
Outra participante, a moradora do bairro Nações Rita de Cássia Simões de 24 anos, fez o curso de administração, ela não trabalha na área, pois atua com vendas. No entanto, explica que o conhecimento que adquiriu poderá ser aplicado em qualquer momento da carreira profissional. “É aprendizagem que levamos para toda a vida”, destacou.

A INICIATIVA DE OFERER OS CURSOS

A Prefeitura Municipal de Fraiburgo em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego assinou no dia oito de julho de 2011, o Termo de Compromisso para conjugação de esforços no desenvolvimento de ações de qualificação social e profissional para 300 jovens no âmbito do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). O objetivo foi o de prepara-los para o mundo do trabalho, em ocupações com vínculo empregatício ou em atividades produtivas geradoras de renda, com vistas à melhoria da qualidade de vida desses jovens.
No período da capacitação existiram dois momentos distintos: a qualificação social e a qualificação profissional. Na qualificação social, os jovens estudaram as disciplinas de inclusão digital, valores humanos, ética e cidadania, educação ambiental, higiene pessoal, promoção de qualidade de vida, noções de direito trabalhistas, formação de cooperativas, prevenção de acidentes de trabalho e empreendedorismo.
Na qualificação profissional, os jovens estudaram as disciplinas específicas de cada arco, escolhido pelos mesmos. Além de aulas práticas, palestras, visitas técnicas e informações complementares para atuação profissional somadas aos conteúdos desenvolvidos durante o período de 06 meses revelarão a preparação que obtiveram no programa. 
Objetivo do programa foi promover ações que contribuam para o reconhecimento e valorização dos direitos humanos da cidadania e com a redução das desigualdades, preparar e inserir os jovens no mundo do trabalho, em ocupações com vínculo empregatício ou em outras atividades produtivas legais geradoras de renda.
 FOTO JUCIELE BALDISSARELLI/DMO

Abigeato é registrado em Fraiburgo



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Um crime de abigeato, furto de animais de carga e de abate em propriedade, foi registrado em Fraiburgo ontem (24). O crime foi registrado na fazenda Rocha, a cerca de 30 quilômetros da área central do município. No local foi abatida uma vaca, restaram apenas à cabeça e vísceras do animal, o restante foi levado pelos autores do abigeato.
A fazenda pertence a uma pessoa que mora em Curitiba, na propriedade reside à família do caseiro, Dirceu de Oliveira. De acordo com ele, não percebeu o momento em que o animal teria sido carneado, percebeu apenas quando estava em rondas pelo terreno e se deparou com os restos do animal.
Ao conferir o portão que dá acesso a fazenda, observou que dois cadeados foram arrebentados e que havia apenas marcas de pneus de carro. Essa não seria a primeira vez que a fazenda é algo de larápios, em oportunidades anteriores quando suínos, bois e galinhas foram furtados.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Menor fraiburguense foge do CASEP


RÁDIO CATARINENSE

Desde a noite da última quinta-feira (23), um adolescente de 17 anos á sendo procurado em Fraiburgo e Joaçaba. Ele fugiu do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) de Joaçaba, por volta das 18:30 horas. O menor de iniciais, L.A.C., é natural de Fraiburgo e pulou a cerca da unidade fugindo em rumo ignorado.
A Polícia Militar realizou rondas nas imediações, mas o adolescente não foi localizado. Segundo informações repassadas à polícia, o menor tem tatuagem em um dos braços e uma das pernas. Na última vez que foi visto, usava bermuda xadrez e um agasalho com touca de cor vermelha. A medida socioeducativa que ele cumpria não foi informada. Qualquer informação que ajude a localizar o adolescente pode ser repassada pelo telefone 190.

Dívidas de produtores de maçã serão renegociadas




JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou na última quinta-feira (23) a contratação de operações de crédito rural, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por produtores de maçãs em dificuldade financeira, que perderam suas lavouras por causa das chuvas de granizo que atingiram a Região Sul nos últimos anos.
O produtor interessado tem até 15 de janeiro do ano que vem para procurar o banco credor e renegociar a dívida decorrente de crédito de investimento rural para a produção de maçãs, contratada até 30 de dezembro de 2010. Ele pode renegociar as parcelas vencidas e a vencer no valor máximo de R$ 5 milhões. Com essa medida, ganha um ano de carência e mais nove anos para quitar o valor.
Em outra decisão, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a prorrogação de financiamentos de propriedades rurais, contratados com recursos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária (Ftra), em municípios atingidos por seca nas regiões Sul e Nordeste e enchentes na Região Norte, a partir de novembro do ano passado.
Por reconhecer que alguns novos proprietários estão com dificuldades para honrar compromissos financeiros, o Conselho Monetário Nacional CMN autorizou a prorrogação das parcelas vencidas e a vencer, entre 1º de dezembro de 2011 e 31 de dezembro deste ano, nos municípios que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública, reconhecidos pelo Ministério da Integração Nacional.
As prestações pactuadas irão para o final do contrato, mantidos os encargos financeiros e os rebates de bônus de adimplência previstos. Os mutuários devem solicitar a renegociação o mais rápido possível, e os bancos têm prazo de 90 dias para formalizar a contratação.  
O diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Moisés de Albuquerque afirma que essa é uma noticia para ser comemorada. No entanto lembra que parte das reinvindicações foram atendidas, esperava-se que a taxa de juros fica-se em 5,5 % ao ano.
Além disso, o teto máximo imposto para a renegociação das dividas que é de R$ 5 milhões não contempla todas as empresas. Moisés revela que em Fraiburgo existem três empresas que geram cerca de 2,5 mil empregos, que possuem dividas individuais que ultrapassam esse valor, e desta forma, não estão incluídas na possibilidade de renegociação.
“A união de autoridades politicas, ABPM e essas três empresas que não foram contempladas nesse primeiro momento, será decisivo para que elas sejam incluídas numa possível alteração do anúncio ou numa nova medida que as beneficie”, afirmou.
FOTO: FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Estabelecimentos não podem conter propaganda eleitoral


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

É vedado pela Justiça Eleitoral aos donos de estabelecimentos comerciais fixarem, manterem ou distribuírem propaganda eleitoral nos estabelecimentos. O chefe do cartório Eleitoral da 77ª Zona Eleitoral, Maurício Merkl, explica que caso isso aconteça, tanto o candidato quanto o proprietário do estabelecimento serão penalizados com multas financeiras.
“Nosso objetivo com essa divulgação é o de orientar sobre essa proibição. Certamente se houverem denúncias, os infratores responderão a processo judicial eleitoral e ficarão sujeitos a  multas, desta forma, orientamos que em caso de dúvidas a Justiça seja consultada” comentou.

O QUE É PERMITIDO

Entre o que é permitido pode-se citar: Com relação à propaganda em papel, o candidato pode distribuir jornalzinho, santinho e colantes nas ruas, no trânsito e nas caixas de correio. Também são permitidas ligações com mensagens gravadas e postar propaganda nas redes sociais. É permitido colar cartazes em casas particulares, mas com o limite de quatro metros quadrados. 

O QUE É PROIBIDO

Entre as proibições pode-se citar: O e-mail enviado para os eleitores precisa ter a opção de descadastramento, sem o dispositivo o candidato poderá ser multado. A lei proíbe colar adesivos em carros sem a permissão do dono. Brindes com valores mais altos como bonés, camisetas, chaveiros não são aceitos pela Justiça.

Os casos de deficiência auditiva



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

As visitas de alunos a Escola Especial Maria Frey (APAE) Fraiburgo se estendem até à tarde de hoje (24). A ação faz parte de uma serie de atividades que serão desenvolvidas até a próxima terça-feira (28), dentro da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A semana tem como tema “Em Busca de Igualdade”.
Ontem (23), tanto pela manhã, quanto a tarde, os alunos da APAE participaram de uma apresentação com o Grupo Teatral da escola chamado de Expressão e Magia, com o tema Prevenção de Deficiências. Participam no teatro 13 alunos adultos e três alunos crianças, a peça tem duração de três duração.
Como público alvo das apresentações ontem (23), estiveram na APAE, cerca de 120 alunos das oitavas séries das mais diversas escolas do município. A intenção é fazer com que esses jovens sejam orientados que cerca de 70% das deficiências podem ser evitadas, com a prevenção de gravidez indesejada e o não uso de drogas.
Além do teatro, a pedagoga da Escola de Educação Básica Gonçalves Dias, Cirlei Dias conversou com os estudantes sobre deficiência auditiva. “Minha intenção foi a de manter um diálogo com esses adolescentes e explicando que muitos dos casos podem ser evitados. Nós sabemos que cada vez mais os jovens estão tendo uma vida sexual precoce e precisamos orientar sobre isso”, afirmou.
Para a pedagoga, o principal empecilho na vida das pessoas que são portadoras de algum tipo de necessidade especial é o preconceito. “O preconceito é daquele que julgar que são pessoas incapazes até a proteção exacerbada. Essas pessoas sabem quando são vitimas de preconceito, elas sentem no olhar”, disse.
Em Fraiburgo existe o Serviço de Atendimento Educacional Especializado no qual 12 alunos que possuem algum tipo de necessidade auditiva e de baixa visão frequentam as aulas no ensino regular. Cirlei explica que a maior dificuldade de atendimento para esses alunos é a falta de educadores preparados e conhecedores da linguagem própria para comunicação em libras.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Essa iniciativa de aproximar os alunos das demais escolas à realidade da Escola Maria Frey está sendo considerada positiva. Para a pedagoga Rosana Aparecida Comachio, a escola está alcançando os objetivos que foram propostos, pois a intenção é conscientizar os adolescentes que a maior parte das deficiências podem ser evitadas.
As atividades tiveram inicio ainda na última terça-feira (21), quando os alunos da APAE e de outras escolas participaram de uma caminhada pelas principais ruas do centro da cidade. Já na última quarta-feira (22), a psicopedagoga Marisa Mello palestrou para alunos de 8ª série sobre a Síndrome do Autismo (TGD).
A palestra foi acompanhada ainda pelo depoimento da fraiburguense Marlete Grando, que é mãe de um rapaz que tem autismo e também a fundadora do Centro Atitude e Vida. Ela falou sobre as experiências que teve desde que o filho nasceu a mais de 20 anos.
FOTO FLÁVIO FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Apafec abre curso na área técnica de informática


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

A Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo (APAFEC), oferece a comunidade fraiburguense mais uma turma do curso de montagem e manutenção de computadores. As inscrições estão abertas e seguem até dia dez de setembro, devem ser feitas na sala de inclusão digital da APAFEC que fica no bairro São Miguel, de segunda a sexta-feira das 14:0 as 18:00 horas.
Já as aulas vão ter inicio no dia 11 de setembro e se estendem até o fim do mês de novembro, sempre as terças e quartas. O aluno precisará pagar R$ 40 de inscrição para receber o material didático e mais três parcelas de R$ 30.
O coordenador da APAFEC Jilson Carlos Souza, explica que o curso se dá através do Programa Florestan Fernandes de Inclusão Digital, além desse, outros cursos com valores de mensalidades acessíveis, o básico e avançado. O curso de montagem e manutenção de computadores terá como instrutor o professor João Leandro Pereira da Silveira.
FOTO APAFEC

Comments system

Disqus Shortname