sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Avaí homenageia Fraiburgo




O Avaí Futebol Clube homenageia nesta sexta-feira, diante do Goiás, na Ressacada, o município de Fraiburgo que estará estampado na camisa do goleiro Moretto com um dos seus principais símbolos: a maçã.
Uma comitiva da cidade estará na Ressacada para receber das mãos dos diretores do clube a camisa especial da homenagem. A solenidade de entrega acontece no intervalo do jogo.
Fraiburgo é um município que fica na região Meio Oeste do Estado de Santa Catarina e tem 34.555 habitantes, segundo o IBGE. A cidade, que recebeu a influência no século passado principalmente de imigrantes italianos e alemães, completa 51 anos de emancipação política no dia 31 de dezembro de 2012.
A história de Fraiburgo
A região onde atualmente situa-se o municio de Fraiburgo era originalmente coberta por florestas nativas repletas de araucárias, típicas das paisagens do sul do Brasil. Acredita-se que os povos indígenas que habitavam a região eram das tribos Kaigang e Xokleng.
O povoamento do planalto de Santa Catarina se tornou mais intenso com o fluxo de fugitivos remanescentes de vários conflitos como a Revolução Farroupilha (1835-1845), Guerra do Paraguai (1864-1870), e Revolução Federalista (1893-1895). Surgiram então grandes fazendas por posse de terras devolutas e compra de antigas posses.
Duas destas fazendas foram importantes na criação do município de Fraiburgo: a Fazenda Butiá Verde a a Fazenda Liberata. Como na época a divisa entre as fazendas Butiá Verde e Liberata não estava bem definida, gerando assim dúvidas sobre quem seria o verdadeiro proprietário do terreno, isto acabou gerando conflitos e a área entre as fazendas passou a ser conhecida como “Campo da Dúvida”.
A família Frey, originária da Alsácia, chegou à região em 1919 atraída pelo ciclo de exploração da madeira e instalou ali uma serraria. A família abriu as primeiras ruas e construiu uma barragem que deu origem a um lago artificial, o Lago das Araucárias, um dos cartões postais da cidade.
A região se desenvolveu rapidamente e se tornou distrito em 1949 e cidade em 1961, desmembrando-se de Videira e Curitibanos. Com a diminuição das matas devido à exploração da madeira, os colonizadores começaram a buscar alternativas econômicas.

SENAI aprova unidade em Fraiburgo e lança 11 novos cursos técnicos



O Conselho Regional do SENAI/SC, entidade do Sistema FIESC, aprovou nesta quinta-feira (18) a implantação de uma nova unidade de atendimento na cidade de Fraiburgo (na região Meio Oeste), iniciativa que contará com parceria com a iniciativa privada e a prefeitura municipal. Além disso, o conselho aprovou a criação de onze novos cursos técnicos na mesma unidade de Fraiburgo e nas cidades de São Miguel do Oeste, Xanxerê, Lages, Blumenau, Rio do Sul, São José e São João Batista.
A unidade de Fraiburgo iniciará suas atividades em fevereiro de 2013 e tem a projeção de alcançar 510 matrículas no primeiro ano de funcionamento. Estão previstos para a unidade dois cursos técnicos, de Manutenção e Suporte de Informática e em Eletromecânica, e três de aprendizagem – em Suporte e Manutenção em Micromputadores e Redes Locais, Mecânica de Manutenção de Máquinas em Geral e Instalações Elétricas Industriais.
Também serão oferecidos oito programas de qualificação de Operador de Computador, Costura Industrial, Instalações Hidráulicas, Assistente Administrativos, Padeiro e Confeiteiro, Auxiliar de Eletricista, Instalador de Acessórios Automotivos e Solda. A unidade contará com 1,7 mil metros quadrados de área construída e terá investimentos do SENAI, na estruturação interna dos ambientes e máquinas e equipamentos, da ordem de R$ 975 mil.
Para a região Oeste, foram aprovados os cursos de Redes de Computadores, em São Miguel do Oeste, e de Mecânica, em Xanxerê. Na Serra será criado o curso técnico em Mecatrônica, em Lages. No Vale do Itajaí serão criados três cursos técnicos, sendo dois em Blumenau, em Química e Manutenção e Suporte de Informática, e outro em Rio do Sul, de informática para internet. Na Grande Florianópolis foram criados os cursos de Recursos Humanos, em São José, e de Design de Calçados e em Informática, em São João Batista.
Todos os cursos técnicos têm duração de dois anos e podem ser frequentados por pessoas que estejam cursando pelo menos o segundo ano do ensino médio. Além disso, todos os cursos criados permitem a certificação intermediária, no qual podem obter um certificado de qualificação profissional. No total, os novos cursos devem gerar em torno de 400 vagas de educação profissional.
Sobre o SENAI Santa Catarina
Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância.
Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas, serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada) e de pesquisa aplicada. Mais informações sobre o SENAI/SC no site www.sc.senai.br e pelo fone 0800 48 1212. 
Ivonei Fazzioni
Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC

Reforma da SC Fraiburgo a Videira


GOVERNO DE SANTA CATARINA
Secretaria de Estado de Infraestrutura
Departamento Estadual de Infraestrutura - DEINFRA
CONVITE
O Departamento Estadual de Infraestrutura de Santa Catarina - DEINFRA convida a todos a participar das Consultas Públicas de apresentação e para o detalhamento final das medidas (subsídios) dos projetos de engenharia de restauração e melhoramento com aumento de capacidade das Rodovias: SC 453 (antiga SC 303) Trecho Luzerna- Tangará, SC 135 (antiga SC 303) Trecho Tangará – Videira e SC 355 (antiga SC 453) Trecho Videira – Fraiburgo.
Rodovia
Trecho
Município
Local
Data
Hora
SC 355
Videira - Fraiburgo
Fraiburgo
Auditório da Secretaria da Educação
25/10/12
19h00


Mais uma formatura do Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes



Acontece no sábado (20/10) às 20h15min, no Dojô da Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, localizado à rua Guido Brandt, bairro São Miguel, mais uma formatura do Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes mantido pelo Associação Paulo Freire de Educação Cultura e Popular – APAFEC.
São 35 formandos, que receberão o certificado de conclusão do Curso de Informática Básica, Avançada e de Introdução ao Designer Gráfico. De outubro de 2006 até o momento, são aproximadamente 1000 pessoas incluídas digitalmente através do Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes. Dos quais, 700 fizeram algum dos cinco cursos oferecidos (confira abaixo os cursos) e o restante utilizaram a internet na Sala de Inclusão Digital.
O Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes, tem em seu portfólio os seguintes cursos:
Informática Básica;
Informática Avançada;
Instrutor/a em Informática;
Montagem e Manutenção em Computadores;
Introdução ao Designer Gráfico.

Mais informações sobre este e outros projetos da APAFEC, contatos pelos fones: (0**49) 9931 – 6598 e 9111 – 6453 ou pelo e-mail: apafec@apafec.org.br

Vídeo:
Projeto de Inclusão Digital Florestan Fernandes três anos de lutas e conquistas!
Fonte: APAFEC

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PT expulsa filiados de Fraiburgo





Mariana Schurr – Secr. Comunicação.

Na última quinta feira 11, a Direção Executiva do Partido dos Trabalhadores– P,T reuniu-se para deliberar sobre a expulsão de membros do partido que se insurgiram contra as orientações, resoluções e deliberações do partido que foram no sentido de coligar com o PMDB.
Não acatando tais resoluções alguns dissidentes assumiram publicamente a campanha do adversário, como se constata nas redes sociais, em declarações fotografias e participação em eventos do adversário, em evidente afronta ao prescrito na maioria dos incisos do art.  227 do estatuto do partido.
Assim sendo, diante da vasta quantidade de provas contra os insurgentes a direção executiva, no uso de suas atribuições legais e estatutária, conforme prescreve  o art.  228, III,  DECIDE PELA EXPULSÃO dos insurgentes com um voto em contrário.

Gentil Marini
Presidente

Comments system

Disqus Shortname