quarta-feira, 11 de maio de 2016

Em meio a crise, o cooperativismo é uma alternativa

O cooperativismo é um sistema, uma doutrina, uma filosofia que ainda não consegue ser entendido por todas as pessoas. Grande parte dos indivíduos não consegue compreender como pode haver um sistema que preza pelo ganho coletivo, sendo que vivemos na era do capitalismo em que os interesses individuais são cada vez maiores. No entanto, o cooperativismo não só existe, como tem sido um dos setores menos afetados pela crise que atualmente assola o país. Especialmente no caso das cooperativas de crédito, que é o sexto maior banco do país.
Atuam em Santa Catarina os Sistemas SICOOB, CECRED, UNICRED, CRESOL e SICREDI, que marcam sua presença em 98% dos municípios. O maior é o SICOOB Central, que tem agências ou pontos de atendimento em 76% dos municípios e atua também no RS. Santa Catarina detém a liderança nesse modelo financeiro proporcionalmente à população.
De acordo com informações do presidente SICOOB Central, Rui Schneider da Silva, as cooperativas estão conseguindo passar à margem da crise. O volume de depósito a prazo está crescendo e os da caderneta de poupança também. Os depósitos a prazo subiram 22,4% no ano passado frente a 2014 e as operações de crédito tiveram expansão de 17,2% no mesmo período. O número de associados do SICOOB chegou a 581.301, 12,5% maior que no ano anterior. O volume total de recursos administrados atingiu R$ 8,5 bilhões ano passado, um incremento de 19,7% sobre o ano anterior.
Em função das vantagens oferecidas, cada vez mais as pessoas estão demonstrando interesse em conhecer e de se tornarem associadas as cooperativas de crédito.  Ao se associar com um pequeno capital, a pessoa ou empresa tem acesso a juros menores, serviços mais baratos e, no final do ano, recebe uma sobra relativa ao seu movimento econômico durante o ano.

Apesar da crise econômica que atinge a Economia Brasileira o cooperativismo catarinense, envolvendo todos os doze setores, continua em ascensão e cresceu 12,96% no ano passado, de acordo com a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC). A expressão do setor é reconhecida nacionalmente: as 260 cooperativas catarinenses reúnem 1,908 milhão de famílias associadas e mantêm 56.311 empregos diretos, faturam mais de R$ 27 bilhões de reais por ano e representam 11% do PIB catarinense.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Mestrandos da UNIARP realizam visita técnica na Fischer Fraiburgo

Os estudantes da primeira turma do Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade da UNIARP realizaram visita técnica na empresa Fischer S/A – Agroindústria, no município de Fraiburgo em abril.
Além da visita, os mestrandos estiveram no Campus da UNIARP em Fraiburgo, onde foram recepcionados pela pró-Reitora do Campus Soeni Aparecida de Barros Yamaguchi. Após a visita as instalações, os mestrandos tiveram aula com os professores Everaldo da Silva e Joel Haroldo Baade, que ministram a disciplina de Organização, Trabalho e Tecnologias Sociais.
De acordo com a mestranda Sandra Mara Bragagnolo, a visita a empresa Fischer permitiu analisar a organização racional do trabalho e contextualizar os conteúdos abordados pela disciplina. “As explicações do sr. Silvio José Gmach, gestor de produção da empresa, possibilitou compreender algumas das complexas questões de logística e administração de contingências para que a empresa se mantenha na posição de destaque que ocupa hoje. Foi muito válido e esclarecedor”, comentou Sandra.
A Fischer foi pioneira na introdução da maçã brasileira no mercado internacional. A empresa tem forte atuação no abastecimento dos inúmeros países distribuídos nos cinco continentes e é exemplo da importância da associação de conhecimento entre profissionais da área operacional, engenheiros e administradores para que a eficiência e a eficácia sejam alcançadas.



Comments system

Disqus Shortname