quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Reuniões aliadas a encontros semanais ajudam a fumantes a largar o vício


Os moradores de Fraiburgo que são fumantes e que gostariam de parar de fumar podem contar com ajuda do Programa Antitabagismo. Novo grupo será formado em março, será composto por no máximo 15 pessoas. O Programa é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e conta com encontros semanais durante um mês. Os interessados devem procurar a Unidade de Saúde do Bairro Salete para se inscreverem.
O Programa já existe há dois anos, mais de 300 pessoas já passaram por ele. A estimativa é de cada 15 pessoas, dez conseguiram largar o vício em menos de um mês. Segundo a coordenadora dos encontros, Anete Macagnam Gonçalves Linz, antes de iniciarem as reuniões, os fumantes passam por avaliação médica, caso exista a necessidade é receitado medicamento para ajudar a largar o vício.
O médico que faz parte do programa, Eduardo Alves de Araújo, lembra que já na atualidade não é mais novidade falar que o cigarro causa problemas sérios de saúde, pois considera que o assunto é amplamente divulgado. No entanto, ele explica que quanto antes o dependente se livrar do vicio, melhor será para a saúde.
Quanto aos medicamentos que são recomendados e oferecidos aos participantes, o médico explica que é uma alternativa tem como objetivo facilitar e tornar o processo mais simples. Podem ser tanto adesivos ou gomas de mascar que possuem pequenas doses de nicotina. Ao fazer uso, o fumante irá sentir o vício, porém de maneira branda.
Já quanto os altos índices obtidos no Programa, Araújo salienta que as reuniões em grupos, oferecem resultado mais proveitoso do que o próprio medicamento. “A partir do momento que o dependente percebe que não é somente ele que tem esse problema, os participantes começam a trocar informações e se ajudar, o resultado é muito bom sem dúvidas”, comenta.
FOTO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname