Cerca de 500 mulheres participaram da 16ª Edição do Encontro da Mulher promovido pelo Grupo Vida e Cidadania (GVC), que aconteceu na tarde do último domingo (11), no Clube da Melhor Idade em Fraiburgo. A estimativa é de que somando a presença de crianças e homens, o público foi de mais de 700 pessoas. O objetivo principal foi o de promover uma confraternização alusiva ao dia oito de março, que é conhecido como o Dia Internacional da Mulher.
A programação principal contemplava palestra motivacional, além de depoimentos de quatro mulheres moradoras do município. Silmara de Oliveira, Solange Bussatti, Neusa Coldebella e Marlete Grando falaram sobre traumas e a superação de problemas. Na fala de cada uma delas, esteve o relato de uma história de vida marcada especialmente por sofrimento e lágrimas. Para ser ter ideia, num dos depoimentos, uma delas contou que perdeu três pessoas da família em acidente automobilístico, sendo a mãe, filha e genro.
O intuito não foi o de despertar piedade para os casos, mas o de mostrar que problemas todos enfrentam. Para coordenadora do GVC, Marta Back, foi um momento de partilha, onde essas mulheres puderam contar como conseguiram superar a situação delicada pelo qual passaram. “São mulheres que tiveram seus sentimentos mutilados e nem por isso se entregaram”, comentou.
Outro momento que ganhou grande destaque foi a palestra ministrada pelos educadores do Colégio Salvatoriano Imaculado Conceição de Videira, Gean Carlos Flores de Matias e Edinei Antônio Menegon. A dupla apresentou uma palestra motivacional que teve como tema: A Arte de Manter-se Motivado.
Já há alguns anos, a participação no encontro alusivo ao Dia da Mulher, não é mais limitada apenas ao público feminino. Segundo Marta, a cada ano, a participação masculina, especialmente dos esposos tem aumentado. Por isso, o GVC procura proporcionar uma programação que contemple a todos. E essa opinião é defendida pelo morador da área central, Marcolino Melo. “Gosto muito desse encontro, por isso acompanho minhas esposa todos os anos”, contou.
O vice-prefeito, Beto Ferreira, enfatizou em nome da municipalidade, a importância dos trabalhos sociais que o GVC desenvolve junto aos fraiburguenses. Para Beto, foi um momento de descontração e uma oportunidade para as mulheres serem motivadas.
CASAMENTO COMUNITÁRIO
Durante o Encontro da Mulher, a diretoria do GVC anunciou que nesse ano irá promover a 4ª edição do casamento comunitário. A coordenadora, Marta Back, destaca que as inscrições já estão abertas. Quem ainda não é casado oficialmente, ou seja, apenas convive em união ter oficializada a mesma em cartório poderá fazer parte, a data do casamento ainda não esta marcada.
FOTO JUCIELE BALDISSARELLI/DMO
Nenhum comentário:
Postar um comentário