Na próxima quinta-feira (29), às 16 horas, acontecerá ato ecumênico na Avenida Micheli Simonetti, no bairro São Miguel, local em que campeão brasileiro de karatê Pablo Henrique do Nascimento, 18 anos, foi assassinando a golpes de faca no dia 29 de novembro. Logo após, os participantes farão uma Caminha Por Paz e Justiça, que sairá do bairro São Miguel até o Fórum da cidade. Quatro meses se passaram e até o momento ninguém foi detido pelo envolvimento nesse assassinato.
O caso do Pablo serve apenas para ilustrar o sofrimento e os problemas que um homicídio causa pelo menos na vida de duas famílias, da vítima e do assassino. Fraiburgo registrou no último ano crescimento estrondoso nos homicídios. Os dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (http://www.ssp.sc.gov.br/) mostram que mais que dobrou num comparativo com 2010, ano em que se registrou três assassinatos. No ano passado foram sete casos e nesse ano até o momento um.
Através dos dados da secretariam, podemos fazer um comparativo com dois municípios vizinhos que tem população maior que a nossa e vamos perceber ainda mais esses índices. Videira em 2010 teve quatro assassinatos, em 2011 três e nesse ano nenhum até o momento. Já Caçador teve em 2010 sete casos, em 2011 registrou queda significativa com três casos e nesse ano até o momento um assassinato.
Essa manifestação pacifica, na próxima semana, além de clamar por justiça, tem o objetivo de chamar a atenção para o crescimento da criminalidade que foi registrado no último ano. Tanto a Policia Militar quanto a Civil trabalham com efetivo reduzido e situações de equipamentos, como viaturas, nem sempre atendem a necessidade. Não tem faltado empenho de seus representantes em busca de melhores condições, mas sozinhos eles não conseguiram muita coisa.
O secretário de Segurança Pública do Estado, Cesar Gruba revelou nessa semana em entrevista ao jornalista Rafael Martini do Diário Catarinense, que na Polícia Militar o quadro ideal é de 16.040 policiais e o existente, hoje, é de 11,6 mil. Já a Polícia Civil trabalha hoje com 52% do seu número ideal, que é de 5.997 agentes, enquanto que o existente é de 3.288. Em contrapartida, a população passou de 5.356.360 para 6.178.603 de 1999 para 2011. Em números absolutos, um salto de 822.243 habitantes.
Esses dados servem como alerta aos representantes regionais, especialmente os políticos, que precisamos de ajuda. Essas pessoas possuem condições de exercer pressão com o intuito de trazer maior efetivo. Sabemos que nesse ano novas turmas de policiais militares estarão se formando. Igualmente é válido para a Civil, que deu inicio nessa semana nas aulas de formação de 345 novos profissionais. Por isso digo, a situação é caótica em todos os municípios, porém com a ajuda dos que se dizem representantes poderemos ter boas notícias Lá No Frai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário