terça-feira, 7 de junho de 2011

45 moradores do município recebem acompanhamento no Programa DST/HIV/AIDS


Há 30 anos, o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos registrava os primeiros casos de uma enfermidade considerada na época um mistério, a AIDS, inicialmente chamada de 5H.
Dez anos após a descoberta, a Organização Mundial da Saúde – OMS já registrava 10 milhões de pessoas infectadas em todo o mundo. Hoje, são 34 milhões.
No Brasil, o primeiro caso foi diagnosticado em São Paulo na década de 80.
Em Fraiburgo, o setor de Vigilância Epidemiológica não sabe precisar quantos casos já foram registrados, mas pacientes passaram a ser acompanhados a partir de 1997, com a implantação do programa de combate a DST/HIV/AIDS.
Segundo o setor Vigilância Epidemiológica do município, existem no momento 23 mulheres e 14 homens infectados. Além destes, outras oito crianças que não possuem o vírus, mas são filhos de soro positivo estão recebendo acompanhamento.
Desde 1997, foram registrados quatro óbitos de pacientes que tinham AIDS, apenas lembrando que a causa da morte não foi o vírus, e sim outras complicações.
O programa de combate a AIDS é composto por profissionais de diversas áreas e atende gratuitamente junto ao Pronto Atendimento no Bairro Salete.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname