A
Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), por meio do professor e aluno
no Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade Arã Paraguassú
Ribeiro, está pesquisando a aplicação das tecnologias digitais da informação e
comunicação no ensino da disciplina de química para estudantes do ensino médio
da regional do município de Videira. O estudo é orientado pela doutora em
educação Mariangela Lenz Ziede. O trabalho é intitulado: "A formação
continuada dos professores de química: um estudo de caso na Regional de
Videira".
De
acordo com o professor Arã, grande parte dos professores se deparam em sala de
aula com alunos dinâmicos, que gostam de ação, de participação e de vivência.
São estudantes que apresentam exigências maiores e não querem ser meros
ouvintes de uma explanação. Em função disso, esses alunos demandam de uma
metodologia participativa, e não o simples método transmissivo, que ainda é
comum em algumas escolas como único meio de ensino e aprendizagem.
"Desta
forma, pretendo com essa pesquisa construir uma proposta de formação continuada
para os professores que atuam na disciplina de química no ensino médio na
regional do município de Videira numa visão global e interdisciplinar. Acredito
que esse estudo poderá contribuir para a formação dos professores e, por
conseguinte, melhorar os índices de educação na regional, uma vez que a
disciplina de química é essencial para a formação na educação básica",
explica o mestrando.
Além
de ser docente no Campus da UNIARP em Fraiburgo, Arã é professor de química na
rede estadual no mesmo município. Ele explica que o uso de computadores nas
aulas de química tem mostrado progresso e impacto na última década, não apenas
na área de pesquisa, mas também como importante ferramenta didática. Ainda de
acordo com Arã, o trabalho promove discussões, explorações e algumas aplicações
das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de química e
exemplos práticos realizados por diversos pesquisadores no Brasil que poderão
ser utilizados no ensino. "Com essa pesquisa, espero, que os professores
passem a utilizar cada vez mais a tecnologia proposta na formação, com seus
alunos. Concomitantemente com as aulas expositivas, o professor também passe a
utilizar softwares de simulação e experimentação, para uma compreensão de
conceitos abstratos", afirma o professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário