terça-feira, 2 de agosto de 2011

Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura defende criação de sistemas de Cultura próprios nos municípios


Terminou ao meio dia desta terça-feira no Hotel Renar o I Fórum Catarinense de gestores municipais de cultura, que começou ontem a tarde. O evento possuía o objetivo de discutir as mudanças no cenário mundial que trazem desafios para tornar a área da cultura um novo mercado potencial para o município e seus cidadãos, o Fórum foi promovido pela Federação Catarinense de Municípios – Fecam, e dirigido prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores da administração pública de todo o Estado. Ao total cerca de 200 pessoas se fizeram presentes.
A solenidade de abertura ocorreu nessa segunda-feira a tarde com a presença do Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, João Roberto Peixe quando abordou  o Marco Regulatório da cultura e Sistema Nacional de Cultura. Ele lembrou que já está em vigor no país o Plano Nacional de Cultura e o Ministério espera que nos próximos anos os municípios e os estados criem seus respectivos sistemas de Cultura.
João Roberto Peixe defendeu a criação exclusiva de Secretarias de Cultura nos Estados e Municípios, desde que haja uma ligação dela com outras pastas.
A Diretora do departamento de Cultura da Prefeitura de Fraiburgo, Márcia Regina Cardoso voltou a comentar o privilégio de o município sediar o mais importante Encontro de gestores de Cultura do Estado de Santa Catarina. Ontem durante o Primeiro Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura foi feita a apresentação cultural “Contestado – Vida e Realidade” com o Grupo Sangue de Jagunço de Fraiburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname