Mais 30 adolescentes, participantes do Programa Jovem Aprendiz oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), através do
Sindicato dos Produtores Rurais de Fraiburgo, com o apoio de empresas produtoras de Maçã e da Prefeitura Municipal, se formaram na tarde da última quinta-feira (8).
A formatura ocorreu no Clube da Melhor Idade, esta foi a quinta turma do Programa no município, sendo a primeira com foco a área administrativa. Outras duas turmas ainda estão com as aulas em andamento e no mês de fevereiro do próximo está previsto o início de mais duas turmas totalizando cerca de 60 jovens.
O curso é voltado para jovens a partir de 14 anos, que tenham ligação direta com questões rurais, é a chance do primeiro emprego, conciliando trabalho e estudo. Os participantes têm registro em carteira e recebem todos os direitos como qualquer outro funcionário. Essa turma que se formou, frequentou aulas durante 15 meses, somando mais de 900 horas de aula e trabalho.
O superintendente do Senar, Gilmar Antonio Zanluchi, lembrou que o curso tem por objetivo preparar os jovens para o mercado de trabalho, salientou a importância das parcerias firmadas para que o programa tenha sequência. “Essa é a primeira oportunidade dada a esses adolescentes que serão os futuros profissionais nas mais diversas áreas”, disse.
A formatura dos alunos do Programa Jovem Aprendiz contou com a presença do deputado estadual Reno Caramori (PP), representando a Assembleia Legislativa. Ele enfatizou a importância que as famílias possuem na preparação dos jovens para o mercado de trabalho. Defendeu que é necessário mudar a legislação trabalhista e permitir que os menores de idade possam ser inseridos no mercado de trabalho com mais facilidade.
A Fischer é uma das parceiras, para o formando que atuou na empresa, Deblamir Andolfato Ristorti, o curso foi uma oportunidade que fez com que percebesse a importância de se preparar para o mercado de trabalho. O mesmo pensamento compartilha Amanda Lanferdini, que foi além dizendo que o curso foi uma das coisas mais importantes que teve a oportunidade de fazer até agora.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Fraiburgo, Ângelo Benincá afirmou que a cada ano o Menor Aprendiz esta dando mais certo. Apoiador do curso, explicou que interessados em fazer parte do Programa no próximo ano, podem procurar as empresas produtoras de maça e se inscreverem, ou ainda procurar o próprio Sindicato.
POSSE DE BENINCÁ
Além da formatura do Programa Jovem Aprendiz, a solenidade no Clube da Melhor Idade marcou a posse da nova diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Fraiburgo. Ângelo Benincá tomou posse para mais um mandato de quatro anos. Benincá está a 20 anos comandando o órgão sindical que representa os produtores rurais do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário