Mais de 100 produtores rurais participaram ontem (6) no Clube da Melhor Idade do 5º Seminário de Bovinocultura de Leite, oferecido gratuitamente pela de Secretaria Municipal Agropecuária e Meio Ambiente. O Seminário é uma ação prevista no Programa Gerando Leite, que tem como objetivos profissionalizar o agricultor, melhorar a qualidade, além de aumentar a quantidade e os lucros através do leite.
Vários temas foram abordados no encontro, entre eles ao qual os agricultores demonstraram interesse estive relacionado a Normativa 51, que é o que rege as normas da qualidade do produto. Pela manhã, o médico veterinário do SENAR Felipe Willian Ciesielski, falou sobre Qualidade do Leite. Já na parte da tarde o médico veterinário Maicon Saulo Heydt vai falou sobre Nutrição de Vacas Leiteiras.
O Engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal Agropecuária e Meio Ambiente, Josiel Nunes da Silva informou que o seminário fecha as atividades de capacitação aos produtores nesse ano. Para ele, o mercado do leite esta crescendo no município e é importante orientar os produtores. Fraiburgo possui mais de mil animais produtoras, as quais geram anualmente um montante superior a três milhões de litros.
O secretário da pasta, Pedro Oliveira afirmou que o evento alcançou as metas propostas, a cada edição do Seminário a adesão do público esta sendo superior, o que reflete o interesse dos produtores em relação ao assunto. “No próximo ano daremos seqüência nesse serviço”, afirmou.
O evento contou com importante parceria do Sindicato dos Produtores Rurais, segundo o presidente Angelo Benincá, a entidade é uma apoiadora da capacitação. Benincá lembrou que Fraiburgo já foi um local de grande produção leiteira, porém isso se perdeu com os anos e que agora esta se recuperando essa vocação econômica.
A possibilidade de uma renda extra especialmente nas pequenas famílias foi apoiada pelo vice-prefeito Beto Ferreira, que esteve no evento representando a municipalidade. Pontuou que é interessante os agricultores diversificarem seus negócios em outras fontes de renda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário