quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Avançam as negociações para exportação da carne suína catarinense ao Japão



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Santa Catarina venceu mais uma etapa, a última que dependia dos esforços do Governo estadual, para conseguir a liberação da exportação da carne suína catarinense para o Japão. Hoje (8), o governador Raimundo Colombo liderou uma comitiva brasileira nas conversas com o vice-ministro para assuntos internacionais do Ministério da Agricultura do Japão, Masanori Sato. Oito de dez etapas já foram cumpridas, as duas últimas serão tomadas por parte do Japão.
Das duas etapas que restam, uma é a apresentação de uma lista de exigências sanitárias, por parte do Japão, para os frigoríficos que irão exportar a carne para o país asiático. A outra é a mudança de uma parte da legislação agropecuária. Hoje o Japão só pode importar de países livres de febre aftosa sem vacinação. Mesmo Santa Catarina sendo reconhecida com esse status de excelência sanitária - conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal em maio de 2007 - ainda depende que a legislação permita a importação de alimentos de um estado específico de um país.
O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca João Rodrigues, direto de Tóquio conversou com o setor de Jornalismo da Rádio Aliança e garantiu que a conquista está muito próxima em função do Governo do Estado ter cumprido todas as exigências.  “O japonês tem uma cultura pacienciosa e não vamos trabalhar com pressão”, disse Rodrigues. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname