sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Avaí homenageia Fraiburgo




O Avaí Futebol Clube homenageia nesta sexta-feira, diante do Goiás, na Ressacada, o município de Fraiburgo que estará estampado na camisa do goleiro Moretto com um dos seus principais símbolos: a maçã.
Uma comitiva da cidade estará na Ressacada para receber das mãos dos diretores do clube a camisa especial da homenagem. A solenidade de entrega acontece no intervalo do jogo.
Fraiburgo é um município que fica na região Meio Oeste do Estado de Santa Catarina e tem 34.555 habitantes, segundo o IBGE. A cidade, que recebeu a influência no século passado principalmente de imigrantes italianos e alemães, completa 51 anos de emancipação política no dia 31 de dezembro de 2012.
A história de Fraiburgo
A região onde atualmente situa-se o municio de Fraiburgo era originalmente coberta por florestas nativas repletas de araucárias, típicas das paisagens do sul do Brasil. Acredita-se que os povos indígenas que habitavam a região eram das tribos Kaigang e Xokleng.
O povoamento do planalto de Santa Catarina se tornou mais intenso com o fluxo de fugitivos remanescentes de vários conflitos como a Revolução Farroupilha (1835-1845), Guerra do Paraguai (1864-1870), e Revolução Federalista (1893-1895). Surgiram então grandes fazendas por posse de terras devolutas e compra de antigas posses.
Duas destas fazendas foram importantes na criação do município de Fraiburgo: a Fazenda Butiá Verde a a Fazenda Liberata. Como na época a divisa entre as fazendas Butiá Verde e Liberata não estava bem definida, gerando assim dúvidas sobre quem seria o verdadeiro proprietário do terreno, isto acabou gerando conflitos e a área entre as fazendas passou a ser conhecida como “Campo da Dúvida”.
A família Frey, originária da Alsácia, chegou à região em 1919 atraída pelo ciclo de exploração da madeira e instalou ali uma serraria. A família abriu as primeiras ruas e construiu uma barragem que deu origem a um lago artificial, o Lago das Araucárias, um dos cartões postais da cidade.
A região se desenvolveu rapidamente e se tornou distrito em 1949 e cidade em 1961, desmembrando-se de Videira e Curitibanos. Com a diminuição das matas devido à exploração da madeira, os colonizadores começaram a buscar alternativas econômicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname