Mais de 60 associados à Câmara dos Dirigentes (CDL) de
Fraiburgo participaram nas dependências do Hotel Renar na noite da última
quarta-feira (25), do Workshop “O Código de Defesa do Consumidor (CDC) na visão
do judiciário". A capacitação foi ministrada pelo advogado responsável a
mais de dez anos pelo departamento jurídico da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e do SPC de
Santa Catarina, Rodrigo Titericz.
O CDC é uma lei abrangente que trata das relações de
consumo em todas as esferas: civil, definindo as responsabilidades e os
mecanismos para a reparação de danos causados; administrativa, definindo os
mecanismos para o poder público atuar nas relações de consumo; e penal,
estabelecendo novos tipos de crimes e as punições para os mesmos.
O palestrante procurou abordar as mais diversas questões
relacionadas com a relação consumidor e lojista, fazendo a leitura sobre o
enfoque das decisões mais recentes dos tribunais em relação a algumas causas. Titericz
explicou que as ações de dano moral são movidas por consumidores que se dizem
constrangidos, ou injustiçados com algumas situações. Para ele, além da
inadimplência, esse é o maior problema que os comerciantes estão susceptíveis.
Ainda a falta de entendimento entre comerciante e cliente
pode ocorrer em diversos momentos e não somente na hora da cobrança da conta
que está em atraso. Titericz afirma que o lojista precisa saber oferecer e
expor o produto de maneira correta, bem como deixar claro quais são as
condições de pagamentos e troca da mercadoria.
“A maior parte dos problemas podem ser evitadas se
medidas simples, mas eficazes forem adotas. Além do mais, tudo precisa ser
documentado, o cliente precisa saber como é que funciona o sistema daquele
estabelecimento comercial, tudo deve estar muito claro e o lojista precisa ter
documentado. Mas o principal é evitar os conflitos”, orientou.
FOTO CDL FRAIBURGO
Nenhum comentário:
Postar um comentário