Coluna publicada no Jornal Diário do Meio Oeste sexta-feira (20)
Na última semana a área central de Fraiburgo recebeu um incremento significativo. Fomos contemplados com a criação de uma ciclovia que contorna o Lago das Araucárias, Rua Osvaldo Cruz, que fica atrás da empresa Renar, Rua Nereu Ramos e Mar-ly. Sabemos que o Brasil está muito longe de ser o país das bicicletas, como é conhecida a Holanda, mas a implantação dessa pista nos serve como um incentivo.
A ciclovia ainda não está devidamente pronta, faltam algumas questões como, por exemplo, a sinalização orientando ciclistas e motoristas sobre as regulamentações de uso, uma vez que ambos utilizarão do espaço, porém em horários alternados. Ainda durante a semana, um grupo de adeptos da atividade realizou a inauguração da mesma e se depararam com as dúvidas sobre a regulamentação.
Creio que somente a sinalização não suficiente pela conscientização do uso correto. Quanto aos motoristas será mais fácil, pois após a regulamentação, aqueles que estacionarem seus veículos em horário não permitido estarão sujeitos a punições. Em relação aos ciclistas, uma vez que não estão sujeitos às mesmas penalidades, deverá ocorrer ampla campanha de conscientização, pois com a implantação da ciclovia, os mesmos não deverão mais se utilizar da pista de caminhada, que esta ficará disponível aos pedestres.
A ciclovia está contribuindo para que, pelo menos, a área central fique cada vez mais com um ar de aconchego. Aos poucos as duvidas serão esclarecidas e a população reeducada. Esperamos que o uso de bicicletas, no caso cito como maneira de se exercitar, não seja apenas um modismo do verão, pois sabemos que nosso município é de temperaturas baixas o que poderá espantar, dentro de poucos meses, os ciclistas da ciclovia. Enquanto isso, ficamos na torcida para que isso não aconteça Lá nos Frai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário