quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Coluna Lá Nos Frai: Lago das Araucárias


Coluna publicada no Jornal Diário do Meio Oeste sexta-feira (6)

Passadas as comemorações de fim de ano, nessa semana retornei as minhas atividades físicas junto ao Lago das Araucárias, andar na pista de caminhada é uma das coisas que mais gosto de fazer. Acho aquele local simplesmente maravilhoso, os fraiburguenses devem ter orgulho de terem esse cartão postal em plena área central, nada melhor do que caminhar, correr, andar de bicicleta, exercitar-se e tudo isso na presença da natureza com a sensação de liberdade.
Posso falar especificamente dos últimos quatro anos, que é o período em que conheci o Lago. Durante esses anos, felizmente ele recebeu atenção especial e melhorias que mudaram a sua aparência. Lembro-me bem da primeira vez que pisei naquele local, estava com a pista de caminhada em péssimas condições, a noite era muito escuro e tudo somado ao aspecto de sujeira.
Com o passar dos anos, a situação foi melhorando, não necessariamente nessa ordem, mas os bancos foram sendo trocados e pintados, flores plantadas nos canteiros, grama aparada, iluminação instalada, pista de caminhada reformada, pedra brita colocada, instalação de mesas com bancos e a implantação de uma academia ao ar livre.
Pode até ser parecer um exagero, mas até os marrecos parecem mais felizes, pois ampliaram o numero de membros da família. O Lago das Araucárias esta se tornando cada vez mais um espaço de lazer, de encontro familiar e de amizade, é comum percebermos pessoas conversando enquanto tomam chimarrão e assistem as crianças brincando no parquinho.
Ainda aqueles que são mais atentos, podem observar que diariamente existem turistas registrando a beleza do local através de fotografias. Se for um pouco além, poderá escutar que os comentários desses são sempre muito parecidos, como: “veja que lugar lindo”, “que paz”, “nós não temos uma beleza dessas em nossa cidade”.
A evolução é perceptível, porém ainda existem algumas medidas que podem ser tomadas para melhorarem mais o Lago. Uma delas entra em vigor nesse ano, a Sanefrai esta construindo uma usina de tratamento das águas que compõem o mesmo, o objetivo é diminuir o aspecto de sujeira. Instalação de banheiros, bebedouros e torneiras com água são outras reivindicações da comunidade e entendo serem indispensáveis.
Enquanto essas pequenas melhorias não são promovidas, sugiro que os fraiburguenses de nascença ou de coração tenham orgulho desse cartão postal. Admire e o contemple, afinal é de graça, meia hora junto ao Lago recarrega as energias que necessitamos em nosso dia-a-dia. Por mais urbanos que possamos ser um pouco de natureza não faz mal a ninguém, se você não gosta disso, tudo bem não tem problemas, mas sempre fale bem dessa beleza que existe Lá nos Frai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname