segunda-feira, 4 de julho de 2011

Fraiburguenses apontam necessidades na área da Saúde durante Conferência


 “Ocorreram muitos avanços na Saúde Básica no Brasil, mas está longe de atender a demanda em relação a procedimentos de média e alta complexidade”. A afirmação foi feita pela Deputada Federal, Carmem Zanotto, do PPS, que palestrou durante a 4ª Conferência Municipal de Saúde, na Sexta-feira, no auditório do CEPROFF. Carmem Zanotto foi Secretária Municipal de Saúde de Lages e por cerca de 8 anos, Secretário de Estado da Saúde.
Segundo a deputada, é necessária a regulamentação da emenda constitucional 29, para que os recursos sejam destinados realmente para a área da saúde.
Muitas das sugestões apresentadas durante as Conferências Municipais de Saúde, já poderiam estar sendo adotadas, diz o prefeito de Fraiburgo Nelmar Pinz, do PMDB. Segundo ele, o que falta são os recursos do governo federal para que os municípios consigam implantar os procedimentos. O Prefeito ressalta que Fraiburgo está na frente de muitos outros municípios em nível Brasil no quesito saúde, mas afirma que precisa melhorar ainda mais.
A Secretária Municipal de Saúde Nilce Pinz, disse que quase 200 pessoas participaram da Conferência na sexta-feira. Na parte da tarde elas foram divididas em seis grupos, onde trabalham em cima do eixo temático da conferência. Nilce Pinz revela que foram apresentadas diversas propostas e durante esta semana a Secretaria estará unificando algumas das propostas por serem semelhantes. O prazo final para o cadastramento das propostas na plataforma do Ministério da Saúde é o dia 29 de julho.
A Secretária de Saúde comentou que um dos pontos mais debatidos foram os recursos destinados a saúde, principalmente no que se refere à participação do governo federal. Treinamentos e capacitações permanentes aos servidores de saúde também foram apresentados pelos grupos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname