domingo, 9 de setembro de 2012

Alunos homenageiam Pátria e a Guerra do Contestado



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

O Desfile Cívico de sete de setembro levou para a Rua Arnoldo Frey de Fraiburgo cerca de duas mil pessoas, as quais acompanharam as homenagens a Pátria prestadas pelos 32 grupamentos formados por escolas, entidades, clubes de serviço e Departamento de Cultura. Nesse ano, além da homenagem a Independência, cada instituição procurou trazer para a rua algum ensinamento que repassou aos alunos de maneira interdisciplinar em sala de aula.
Um dos momentos mais emocionantes foi ilustrado pelos alunos do Departamento de Cultura, os quais abriram as atividades. Em 2012 se comemora 100 anos do início da Guerra do Contestado e dessa forma a fanfarra municipal se apresentou com um figurino que representou o combate entre peludos e pelados, como eram chamados os soldados e caboclos.
Uma faixa homenageando os 100 anos da Guerra abriu caminho para os carros alegóricos que representaram uma das causas do conflito, os trilhos do trem e sua locomotiva carregado de torras da Brasil Railway Company e as trincheiras de combate. Já um segundo carro alegórico trouxe o avião, que pela primeira vez foi usado em um combate e a igreja onde Chica Pelega e moradores da comunidade de Taquaruçu, interior de Fraiburgo, foram queimados.
As apresentações tiveram sequencia com outro momento marcante, o qual é sempre aguardado com emoção pelos fraiburguenses, sendo o desfile do Corpo de Bombeiros Militar com seu efetivo, tanto militar como comunitário e as viaturas. Enquanto o som das sirenes ecoava pela rua, a atenção especialmente das crianças se voltavam para as viaturas. Para o fraiburguense Bruno Duarte Furtado, de sete anos, a apresentação dos bombeiros foi o que de mais chamou a atenção. 
A moradora Elma Petry foi privilegiada, pois pode acompanhar todo o desfile da sacada do apartamento, há muito anos não acompanhava as homenagens e disse que não havia como escolher algo de melhor em meio a tantas apresentações. “Com a idade que eu estou é a primeira vez que eu vejo uma coisa tão linda e maravilhosa como essa. Valeu a pena acordar cedo nesse domingo, muito lindo, a partir de agora não perco mais nenhum desfile”, disse.

A PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS

Praticamente a todas as escolas participaram do evento através das apresentações dos alunos e colaboração de pais. As instituições demonstraram que o Desfile Cívico, além de despertar o sentimento de patriotismo nos alunos, é uma oportunidade para expor a sociedade os ensinamentos e causas que são trabalhadas em sala de aula.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Eurico Pinz, fundada no ano de 1997 para atender parte da demanda estudantil do bairro São Miguel, homenageou o professor que é homenageado com o nome da instituição. Levou para o desfile o tema “Atividade Física e Alimentação”, alertando a população sobre os cuidados com a saúde e a importância da atividade física aliada à alimentação balanceada.
A desenvoltura das crianças que fazem parte da educação infantil também foi algo que arrancou aplausos dos presentes. Mesmo muito pequenas, a sua maioria com cerca de três anos, conseguiram transmitir a mensagem ao público. Os pequeninos do Centro Educacional Antônio Porto Burda, com ajuda de seus educadores ilustraram o compromisso com o saber e com o futuro cidadão.
Os alunos das áreas mais distante do centro também deram sua contribuição para a Pátria. Os estudantes da Escola Municipal Carlos Gomes, uma das escolas mais antigas do município criada em 1040 e que fica na localidade da X de Novembro, demonstrou preocupação de relacionar os conteúdos escolares às situações de vida, para que os alunos aprendam situações reais.
O objetivo das escolas e relacionar a teoria com a prática foi assimilada pelos estudantes. A aluna do Centro Educacional Municipal São Miguel, Vanessa Alves de Borba, o bullying foi um ensinamento, além de conhecer a história da Guerra do Contestado. “Foi bom, pois aprendemos que não podemos praticar o bullying e com a Cultura aprendemos que Fraiburgo já foi palco de uma guerra”, comentou.
FOTOS JUCIELE BALDISSARELLI/DMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname