quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Jovens dispensados do serviço militar




JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Na última sexta-feira (14), mais de 400 jovens na faixa etária dos 18 anos, participaram da cerimônia Cívica de Compromisso a Bandeira e Dispensa de Incorporação. A solenidade aconteceu no Ginásio de Esportes do Colégio Gonçalves Dias.
Fraiburgo é município chamado de não tributário, ou seja, os jovens não são convocados para prestarem serviço, e desta forma recebem a dispensa do Serviço Militar após o juramento. O ato cívico é uma exigência de Lei do Serviço Militar.
O capitão da 14º Delegacia de Serviço Militar de Curitibanos, Adão da Silveira Bueno, comentou que são várias as implicações que o jovem sofrerá se não tiver tal documento é uma exigência imposta somente aos homens.
Entre os jovens do ano 1994 que participaram da solenidade, esteve o fraiburguense Jonatan Marcondes. Para ele, o ato foi um sinal de amor a Pátria. “Mesmo sabendo que não vou servir me sinto feliz, acho que esse momento é muito importante na vida de qualquer homem”, disse.

O QUE ACONTECE AO QUE NÃO SE ALISTAR?

O brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar na situação de “fora do prazo”. Isto poderá trazer-lhe consequências desagradáveis, pois ao não estar em dia com as suas obrigações militares, o cidadão não poderá:
·                    Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
·                    Ingressar como funcionário, empregado ou associado em - instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
·                    Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
·                    Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
·                    Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
·                    Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e
·                    Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
FOTO DIVULGAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname