quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Policia irá investigar afogamentos. Inquérito Policial tem como meta apurar se houve negligência dos adultos que estavam com menores




JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

O duplo afogamento registrado em Fraiburgo no último domingo (23), onde morreram Leonardo Joaquim e Ronaldo Mateus Pereira ambos de 17 anos, será investigado pela Delegacia da Comarca do município. Ventilou-se a informação de que os alunos participavam de uma confraternização que teria sido organizada por professores, a direção da Escola Gonçalves Dias informou de que desconhecia da realização de tal acontecimento.
O delegado Jhon Endy Lamb, explicou que o local onde aconteceu o afogamento passou por perícias e os corpos também foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Videira. O Inquérito Policial já foi instaurado para averiguar as condições em que aconteceram as mortes. O delegado destaca que a investigação tem o objetivo de verificar se os adultos foram negligentes ou imprudentes colaborando para que a tragédia acontecesse.
Lamb não revela nomes, mas explica que irá ouvir o depoimento de várias testemunhas e tem também o objetivo de saber se foi fornecida bebida alcoólica para os adolescentes. Caso comprovado negligencia dos adultos, o afogamento poderá ser classificado como homicídio culposo. “Estamos confiantes na investigação que vamos desenvolver”, afirmou.

A TRAGÉDIA

Sob o olhar de centenas de curiosos, cerca de 24 horas após o desaparecimento dos jovens Leonardo Joaquim Becher e Ronaldo Mateus Pereira ambos de 17 anos, os bombeiros encontraram os corpos submersos nas águas do Rio dos Patos na localidade de Faxinal dos Domingues, ponto conhecido como Despraiado, interior de Fraiburgo.
O primeiro corpo encontrado, foi de Becher por volta das 15:00 horas da última segunda-feira (24), cerca de uma hora depois, os bombeiros acharam também Pereira. Os jovens se deslocaram até o endereço no último domingo (23), onde participaram de um encontro entre amigos. Por volta das 16:00 horas, os colegas deram por falta dos dois garotos.
Uma adolescente que participava do encontro, afirmou que não foi planejado de que os estudantes iriam se banhar no rio, eles teriam ido até a margem apenas para molhar os pés, mas a dupla resolveu mergulhar. Os colegas não perceberam que os adolescentes haviam se afogado, deram por falta somente na hora de ir embora.
Mais de 20 bombeiros de Fraiburgo, Videira, Joaçaba e Curitibanos trabalharam nas buscas. Ainda a equipe de cães farejadores de Xanxerê esteve no local. O tenente do Corpo de Bombeiros de Fraiburgo, Willian Leal Nunes, explicou que foi necessário auxilio de guarnições de outros municípios, por não ter equipamentos próprios para atendimento a esse tipo de ocorrência.
Os jovens foram encontrados por um mergulhador do Corpo de Bombeiros de Videira, os corpos estavam a cerca de 100 metros do local que foi apontado pelos adolescentes. Ambos estavam a uma profundidade de cerca de nove metros e não estavam enroscados em galhos. O principal empecilho que fez com que houvesse demora nas buscas, foi à falta de presença de testemunhas para que indicassem o local exato em que os dois poderiam estar, aliado a esperança de que os adolescentes poderiam estar perdidos na mata.

O SEPULTAMENTO

O corpo de Ronaldo Mateus Pereira foi velado na capela mortuária do Bairro onde a família reside, Santo Antônio e o sepultamento ocorreu no cemitério municipal de Fraiburgo. A manhã de ontem (25) foi de grande movimentação e muita emoção, colegas, amigos, conhecidos, enfim muitas pessoas foram até o local para se despedir do adolescente e prestar apoio aos pais. Pereira era filho único do casal Orides e Edite.
Já o corpo de Leonardo Joaquim Becher foi velado na casa dos pais José Valderi e Eleane no Taquaruçú de Cima, mas o sepultamento ocorreu em Campos Novos, município de origem da família. Centenas de pessoas foram também até o velório, o pai José Valderi agradeceu a força e apoio que a família está recebendo e ainda teve a coragem de deixar um conselho aos jovens.
“Que nunca mais um pai tenha que passar pela dor que eu estou passando, só quem perdeu um filho vai me entender. Aos jovens, por favor, escutem os pais de vocês, pai e mãe fazem tudo pelo bem, vamos cuidar com a água e as estradas, pois são duas armas contra a vida”, desabafou.
Becher era conhecido como jogador de futsal e futebol atuava na equipe Taquaruçu. No momento estava jogando pela equipe no Campeonato Municipal de Futebol de Campo, a Fundação Municipal de Esportes decretou luto e cancelou uma partida do time que estava previsto para o próximo domingo (30).
O adolescente era considerado um bom atleta, em uma partida que jogou no dia 31 de julho no ginásio de Esportes do Jardim América, marcou dois gols, os quais classificaram a equipe para a semifinal do Campeonato Municipal de Futsal do Interior. No final, em entrevista ofereceu o resultado para a mãe Eleane que é diretora na escola do Taquaruçu. “Vai para minha mãe e minha irmã que estão em casa escutando o jogo”, disse.
Foto FLÁVIO FURTADO RÁDIO FRAIBURGO AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname