O mini-ginásio da Escola Municipal Eurico Pinz sediou no último domingo (30) o Festival de Karatê-dô de Fraiburgo. O festival foi promovido pela Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô, com o apoio da Fundação Municipal de Esportes, que disponibilizou medalhas e troféus aos participantes.
A Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo – APAFEC, deu suporte com os materiais de informática, com o objetivo de agilizar os resultados e organização do Festival. Além dos karatecas fraiburguenses, foram convidados atletas de Videira, Caçador, Tangará, Ouro e Capinzal, totalizando cerca de 100 participantes.
O Coordenador do festival, professor Luiz Laudelino Coelho, disse que o evento esteve dentro da expectativa da organização, sendo que uma das principais intenções evento foi a integração e a organização do karatê-dô no Meio Oeste do Estado.
No sábado (29), dois karatecas fraiburguenses estiveram competindo em Chapecó competindo na Olimpíada Estudantil Catarinense (OLESC). Segundo Coelho, após Fraiburgo ficar oito anos sem conquistar medalhas na competição, o karateca Marcelo Pires Ribeiro, 13 anos, ganhou a medalha de prata no kata individual absoluto. No feminino na mesma categoria a fraiburguense Bruna Padilha da Silva, ficou em 5º lugar.
Apesar de ter apenas 13 anos, o karateca Marcelo já tem em seu currículo o título de campeão mundial na categoria 11 e 12 anos, competição que foi realizada na Argentina no ano passado. Ele é faixa preta e há nove anos pratica o karatê.