sábado, 22 de outubro de 2011

Centro de Atenção Psicossocial inaugura na segunda-feira


O município de Fraiburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura na segunda-feira, 24 de outubro, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I, junto ao Parque da Maçã. O novo serviço objetiva dar suporte terapêutico aos portadores de transtornos mentais e familiares, preconizando a reinserção social dos usuários, preservação da identidade e cidadania, explicou a secretaria de Saúde, Nilce Pinz.
O trabalho será desenvolvido por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por Médica Psiquiatra, Enfermeira, Psicóloga, Assistente Social, Técnico de Enfermagem, Terapeuta Ocupacional e auxiliares, atuando ativamente no processo terapêutico de cada usuário do serviço.
O CAPS atenderá em média 40 pessoas no período da manhã e outras 40 pessoas no período da tarde, sendo os pacientes maiores de 18 anos que apresentam transtornos mentais leves, moderados ou graves e transtornos ocasionados pelo uso de álcool e/ou drogas, que necessitem de acompanhamento.      Os encaminhamentos ao CAPS ocorrerão conforme necessidade evidenciada em consultas nas Unidades de Saúde. De acordo com a secretaria, já há um grupo que inicia as atividades na próxima semana. “Esses pacientes já são atendidos pela médica psiquiatra nas Unidades e também receberam visita domiciliar da psicóloga e da assistente social”. Os interessados em conhecer o Centro ou até mesmo ingressar no serviço podem procurar o Caps diretamente, a partir de segunda-feira.
O atendimento será das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Para deslocamento dos pacientes, a Secretaria de Saúde irá fornecer o transporte passando pelos principais bairros da cidade. Durante os encontros, tanto de manhã quanto à tarde os pacientes também receberão lanche.
A estrutura física é composta por quatro consultórios, sala de reuniões, recepção, refeitório, cozinha e sanitários, além do espaço físico do pavilhão onde vão ser realizadas as oficinas e o espaço externo do parque para atividades ao ar livre.
Conforme esclareceu a coordenadora do CAPS, a assistente social Bethania Rohling, cada paciente terá o projeto terapêutico definido pela equipe após uma semana de avaliação. O atendimento aos pacientes será prestado de forma intensiva (diário); semi-intensiva (duas a três vezes por semana); e não-intensiva (esporadicamente), conforme as necessidades do paciente, sendo oferecidos ainda atendimentos individuais e aos familiares. As atividades previstas incluem participação em grupos terapêuticos de psicoterapia, oficinas de expressão plástica, corporal e verbal, grupos de família.
Para a secretária de Saúde, o principal objetivo do CAPS é oferecer apoio aos pacientes com transtornos mentais promovendo a inserção social e a inclusão dos pacientes na família e na comunidade. “Além de garantir uma melhor qualidade de vida para estas pessoas que se encontram na sua grande maioria desamparadas e excluídas do seio familiar e da sociedade. Com o CAPS teremos uma referência para atendimento das pessoas que possuem transtornos mentais, com profissionais habilitados e de forma contínua”, adiantou.
O Governo Federal defende que os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses Centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país.
Juntamente a inauguração, a empresa Fischer Fraiburgo fará a doação de eletrodomésticos e materiais para o CAPS, sendo um fogão industrial, um refrigerador, um freezer, um cilindro elétrico, uma lavadora de roupas, duas macas, duas escadas clínicas, um biombo e uma mesa auxiliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname