segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Macieiras vivem no momento o auge de suas flores


Com a chegada da Primavera e dos primeiros dias de calor após o rigoroso inverno que se registrou neste ano, a Florada da Maçã vive no momento o seu auge. Nesta época as macieiras dão os primeiros sinais de vida após o período de dormência que se estendeu durante os meses de junho, julho e agosto. Em alguns pontos chegou a se registrar cerca de 700 horas de frio intenso do qual a macieira necessita para adormecer.
Segundo o engenheiro agrônomo, Eduardo Carvalho, o espetáculo é curto, dura em média quinze dias e para que isso ocorra de maneira uniforme o clima quente é favorável. Carvalho explica que algumas espécies de macieiras têm o inicio da florada ainda em setembro, porém neste ano o processo atrasou devido a grande quantidade frio intenso, devido a isso está ocorrendo quase que na totalidade nesta época.
Enquanto os produtores de maça analisam como a florada se comporta na tentativa de perceber se os indícios serão bons para a futura safra, os que vivem do turismo estão em busca de atrair público para prestigiar este show da natureza. O Grupo de Hotéis do Renar efetuou ampla divulgação do roteiro junto a Agências de Viajens de todo o Brasil, especialmente São Paulo.
Para o Diretor do Grupo, Edson Ziolkowski, as perspectivas em relação à vinda de turistas para o município com o objetivo de acompanhar a Florada da Maçã são boas. Para isso, os hotéis oferecem passeios turísticos os quais incluem a visitação a Mata Nativa Renê Frey e passeios programados aos pomares.
Já para os turistas que estão de passagem no município, ou que preferem montar o seu próprio roteiro, a Casa do Turista que fica na entrada da Mata Nativa Renê Frey é uma alternativa. Nesses primeiros dias do mês já se registrada aumento nas procuras pelas visitações. A Coordenadora Natalina Constantino, afirma que o processo de polinização das flores da macieira encanta os visitantes, que em sua maioria é formada por grupos de alunos e idosos.
“Temos registrado uma grande procura por turistas da nossa região, dos municípios vizinhos, é lógico que existem muitas pessoas de longe, mas o pessoal daqui esta sendo o diferencial neste ano”, explicou Natalina. Para o turismo fraiburguense, o período entre os meses de outubro a abril é considerado de alta temporada, pois inicia com a florada e se estende até a colheita das maças.
Até o final deste mês, a Casa do Turista promove passeios especiais com visitações nos pomares de maça para acompanhar a florada. Durante todo o percurso um guia vai repassando orientações sobre o processo pelo qual as macieiras estão passando. Maiores informações ou agendamentos de visitas podem ser feitas através do número (49) 3246 2352.

AS AMIGAS DA POLINIZAÇÃO

De nada adiantaria a beleza das flores das macieiras se elas não se transformassem em frutos. Para isso, a natureza conta com uma excelente aliada, as abelhas. Além de possuir vocação em sua economia voltada para a maça, Fraiburgo possui produção de mel. As empresas e os produtores possuem colmeias as quais contribuem como agentes no processo de polinização.
A polinização, propriamente dita, é o processo pelo qual as células reprodutivas masculinas são transferidos das anteras das flores onde são produzidos para o receptor feminino da mesma flor ou de outra flor da mesma planta ou de uma outra planta da mesma espécie.
Este processo é necessário para que os grãos de pólen possam germinar no estigma da flor e fecundar os óvulos dando origem às sementes ou frutos. Como as plantas não podem se deslocar em busca de parceiros sexuais, elas usam intermediários para transferirem os grãos de pólen dos estames para os estigmas das flores, chamados de agentes polinizadores, neste caso as abelhas.


O MEDO DO GRANIZO

As já conhecidas chuvas de pedra de gelo causam sérios danos a produção da maça esteja ela em qualquer etapa de desenvolvimento. Porém, com a chegada da primavera, aliada a florada das macieiras, o sistema de monitoramento aplicado nos pomares pela empresa AGF Anti-Granizo Fraiburgo Ltda recebe monitoramento intenso.
O metereologista João Rolin, alerta que é neste período que o Radar tem uma demanda maior de serviços, pois os temporais com granizos ocorrem com mais intensidade, devido a primavera ser uma estação intermediária entre o frio e calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname