Depois da empreiteira Empresa
Sulbrasileira de Serviços de Engenharia Ltda (Esse), que venceu a licitação
para fazer o projeto de reestruturação da rodovia SC 453, que liga Fraiburgo a
Videira, ter começado a fazer as medições topográficas e o levantamento de
dados para a confecção do projeto na próxima sexta-feira (25), acontece uma
nova visita in loco. Desta vez, o secretario de Estado de Infraestrutura,
Valdir Cobalchini irá acompanhar o serviço de vistorias nas rodovias que serão
contempladas.
O secretário explica que o
serviço tem como objetivo colher informações e dados para então iniciar as
tratativas dos estudos e criação do projeto de reforma. “Nós não podemos criar
um projeto de reforma sem antes conhecer as reais necessidades, já temos noção
do serviço que deverá ser efetuado, mas faço questão de acompanhar
passo-a-passo da criação desse projeto”, comentou.
Durante O encontro que aconteceu no dia
14 deste mês, já tiveram inicio os estudos e toda a extensão do trecho foi
analisada. Estiveram presentes o secretário Regional, Evandro Colle, o prefeito
de Videira, Wilmar Carelli e secretário Municipal de Fraiburgo, Olides
Bertaiolli. Também estiveram presente o Deinfra, a Casan, a Celesc e a empresa
Brasil Foods – Perdiza.
Os participantes puderam opinar quanto à
colocação de trevos, refúgios, terceiras faixas, travessias para pedestres,
entre outros itens que melhorem a trafegabilidade da rodovia. Esse primeiro
contato serviu para ouvir as reivindicações de quem está diretamente ligado à
rodovia.
ORDEM DE SERVIÇO
O secretário de Estado da Infraestrutura
entregou a ordem de serviço para a confecção do projeto de reestruturação da SC
453 e 303, no dia 23 de março, em Videira. “Essas rodovias foram construídas
sobre o eixo natural. Atualmente, elas não suportam mais o tráfego intenso que
são submetidas diariamente. Por isso vamos reestruturá-las, para que elas sejam
o eixo de integração desta região”, afirmou Cobalchini.
Para maior agilidade na construção do
projeto, as rodovias foram dividas em três lotes. Cada trecho ficou sob
responsabilidade de uma empresa, são elas: Lote 1 (de Fraiburgo a Videira): Esse
– Empresa Sulbrasileira de Serviços de Engenharia Ltda, trecho; lote 2 (de
Videira a Tangará): Única – Consultores de Engenharia Urbana e lote 3 (de
Tangará a Luzerna): Sotepa – Sociedade de Estudos, Projetos e Assessoria Ltda.
Essas empresas terão 300 dias para entregar os projetos concluídos. Os
investimentos na obra devem ultrapassar os R$ 70 milhões e a reestruturação
está incluída no Programa de Recuperação de Rodovias e terá financiamento do
BNDES.
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