segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Programa Jovem Aprendiz Cotista começa aulas em Fraiburgo


Trinta jovens com idade entre 14 e 24 anos iniciaram nesta semana mais uma turma do programa Jovem Aprendiz Cotista, em Fraiburgo. O curso de Auxiliar Administrativo e Financeiro terá duração de até dois anos e capacitará os jovens para a inserção no mercado de trabalho. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Santa Catarina (SENAR AR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural do município e empresas ligadas ao setor agropecuário. Os novos aprendizes terão uma carga horária de 960 horas em que serão trabalhadas questões voltadas às áreas administrativa e financeira.

O curso de Auxiliar Administrativo e Financeiro foi reestruturado para as turmas iniciadas a partir de 2016, sendo que possui os seguintes módulos neste novo formato: integração no trabalho; informática básica; gestão corporativa; comunicação oral e escrita; cidadania; matemática aplicada; segurança, saúde e higiene; informática avançada; operações comerciais e financeiras; atendimento ao cliente; noções de administração de pessoal; matemática financeira e estatística; princípios da gestão da qualidade e contabilidade básica.

Alexia Natanaeli Krul de Lima, de 17 anos, formou-se no último final de semana como jovem aprendiz cotista. Alexia foi contratada pela empresa Fischer de Fraiburgo pelo período de dois anos, que foi o período de duração do curso. “Foi uma experiência gratificante, todo o conhecimento que adquiri será fundamental para o meu futuro profissional”, contou. A afinidade com as atividades que desenvolveu foi tanta que Alexia pretende seguir carreira na área administrativa. “Quero cursar administração, me identifiquei muito com essa área e, graças à oportunidade, tive a certeza do que quero para o meu futuro”.

Assim como Alexia, outros 33 jovens aprendizes também se formaram. A solenidade ocorreu em Fraiburgo e contou com a presença de aproximadamente 120 pessoas entre familiares e convidados. O presidente da Faesc, Sr. José Zeferino Pedrozo, esteve presente na formatura e prestigiou a colação de grau. “O sistema Faesc e SENAR AR/SC incentiva a formação profissional no meio rural. Temos a certeza de estarmos formando jovens cidadãos comprometidos com a comunidade rural. É uma honra muito grande fazer parte desse momento e poder ajudar de alguma maneira no futuro desses jovens”, destacou Pedrozo.

A partir de agora esses jovens estarão aptos para atuar nas empresas e propriedades rurais com a execução de processos administrativos. O programa oportuniza a troca de conhecimentos e experiências e enriquece o currículo profissional dos jovens”, ressaltou o Superintendente do SENAR AR/SC, Sr. Gilmar Antônio Zanluchi.

O curso foi excelente, conseguimos aprender conceitos e metodologias que serão importantes para o nosso futuro profissional”, complementou o jovem aprendiz Leandro de Medeiros Borges, de 17 anos, que também se formou na última turma do curso de auxiliar administrativo e financeiro. Borges ficou sabendo da oportunidade por meio de amigos que haviam participado do curso.

PROGRAMA

O público atendido pelo programa é formado por jovens entre 14 e 24 anos, preferencialmente filhos de trabalhadores ou produtores rurais. Durante o curso, os aprendizes recebem uma bolsa das empresas parceiras. O SENAR AR/SC e os Sindicatos disponibilizam a estrutura física e pedagógica para as aulas teóricas, com professores pós-graduados e profissionais qualificados, sendo a prática profissional de responsabilidade das empresas empregadoras.

Os jovens atendidos têm os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos por meio de contrato de aprendizagem com as empresas. Além disso, os alunos que obtiveram bom aproveitamento durante o curso poderão ser contratados pelas empresas, após a conclusão do programa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname