JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter
Os calores fora de
época registrados no fim do último mês e na primeira semana de julho espantaram
boa parte dos clientes do comércio. No entanto a queda nas temperaturas
registrada nos últimos dias tem motivado especialmente as vendas de roupas mais
quentes de cama, como cobertores e edredons. Outro segmento que está
comemorando é o de venda de fogões a lenha e aquecedores.
A travada dos
consumidores foi percebida pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de
Fraiburgo, no entanto, a entidade espera que a partir dessa semana, as vendas
se mantenham em alta, uma vez que a previsão do tempo da Anti Granizo
Fraiburgo, mostra que dias com baixas temperaturas devem ser registrados. Na
próxima sexta-feira (13) e sábado (14), os termômetros devem registrar
temperatura negativa.
“Esperamos que esse
frio aumente o consumo, pois as necessidades serão mais notadas pelos
consumidores, como por exemplo, serão atraídos por roupas quentes, calçados,
agasalhos, cobertores, fogões e aquecedores”, comentou a presidente em
exercício da CDL Elaine Vedani Piccoli.
Entre os comerciantes
fraiburguenses que se alegraram com a previsão do tempo, estão os de ramo de
moveis e eletro. A gerente, Aide Boniatti, espera que o frio aqueça as vendas
de fogão a lenha e dos aquecedores. “É impressionante, ontem e hoje deu esse
friozinho e as pessoas já saem para comprar, podemos dizer que o frio é o
combustível das nossas vendas”, comentou.
O mesmo acontece com
a venda de calçados. Quando os dias são mais quentes os consumidores não se
sentem motivados para comprar calçados de inverno, segundo o gerente Leonardo
Betinelli. O frio desse inicio de mês, trouxe de volta os clientes a loja e fez
com que aumentasse a procura pelos produtos. “O mês passado deixou a desejar
para nosso ramo, ninguém quer comprar calçado de frio se está quente”, afirmou.
O ramo de roupas
pessoais e de cama também registrou vendas abaixo do esperado em junho em
função do veranico. O vendedor e gerente Everton Dias comenta que o movimento
na loja só não pode ser considerado como calmo em função de outros tipos de
produtos que também são comercializados no estabelecimento. “Se “fosse contar
somente com as vendas das roupas teria sido dias parados”“, contou.
A MOTIVAÇÃO PARA A
COMPRA
São vários motivos
que levam o consumidor a adquirir uma mercadoria, e esse comportamento tem sido
objeto de estudo de diversas áreas, entre eles a psicologia, que leva em conta desde
os aspectos motivacionais internos até os aspectos externos ao indivíduo. De
acordo com a psicóloga Taíse Zanetti, existe forte tendência de deixar
influenciar por fatores externos. Sob essa ótica, observa-se que o
comportamento depende de alguns estímulos relevantes que o induzam e o
provoquem a comportar-se de maneira consumista.
“Nessa época do ano,
onde as baixas temperaturas nos fazem companhia, temos o frio como estímulo
para as compras de inverno. Percebemos isso como uma motivação ao consumo de
produtos específicos da estação e quanto maior a intensidade desse frio maior é
a atração pela aquisição daquilo que possa nos trazer conforto, beleza e suprir
as necessidades de cada um de nós consumidores”, explicou.
FOTOS FLÁVIO
FURTADO/RÁDIO FRAIBURGO AM
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