quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Câncer de mama é tema de discussão




JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Na noite da última terça-feira (9), a UNIMED de Videira/Fraiburgo, a Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Cultura e a Rede Feminina de Combate ao Câncer proporcionaram a comunidade fraiburguense um debate entre profissionais da área de saúde sobre o câncer de mama. O encontro aconteceu no Clube da Melhor Idade Flor de Maçã e contou especialmente com a presença de mulheres.
Dentro deste mês, período em que se vive a campanha mundialmente conhecida como Outubro Rosa, essas entidades e departamentos estão promovendo uma série de ações para conscientizar a população sobre a necessidade de um diagnostico precoce da doença.
O médico oncologista, Alexandre Dal Pizzol explicou que a taxa de cura da doença é alta, desde que seja diagnosticada no começo. Já o tratamento, de acordo com o oncologista, acontece basicamente em quatro etapas: cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia. Na clínica do profissional, a maior parte das mulheres chega para o tratamento com a doença em seu inicio, porém Dal Pizzol acredita que essa mesma realidade não acontece no SUS.
Existe uma estimativa dos órgãos ligados à saúde, de que nesse ano, serão detectados 52 mil novos casos, sendo que destes 12 mil irão a óbito. O médico obstetra Joni Paulo Redman lembrou que o câncer de mama é o segundo no ranking do país, está logo atrás do de pele, já entre os cânceres ginecológicos aparece em primeiro lugar.
Por isso, toda mulher com mais de 40 anos deve realizar a mamografia anualmente, o exame é gratuito. No entanto, Redman orientou que toda mulher deve realizar o autoexame, pois essa é a maneira mais fácil de perceber em casa mesmo que as mamas podem estar com algum tipo de alteração. “As mulheres não podem ter vergonha de se tocarem, se algo estiver errado vão perceber”, afirmou.
Para a psicóloga Ana Claudia Dourado, a medicina e a psicologia devem ser aliadas durante o tratamento. Para ela, cada pessoa terá uma maneira de enfrentar a doença, mas o importante é o acolhimento. “O paciente está com câncer, mas ela não é o câncer, isso tem muita diferença”, disse.
Além dos dois médicos, o encontro contou com a presença da presidente da UNIMED Fraiburgo/Videira Magali Vaz de Souza. Ela que também é médica, informou que o plano de saúde teve a iniciativa de trabalhar essa campanha por perceber de que as clientes não costumavam realizar os exames preventivos. Desde o ano passado, a UNIMED tem sido apoiadora da Campanha.
Ainda no dia 21 de outubro acontece uma caminhada de conscientização. Ao longo do mês a CDL estará incentivando aos comerciantes para de decorem as vitrines de seus estabelecimentos com algo na cor rosa e a Rede Feminina estará comercializando camisetas alusivas a Campanha. Cada unidade é vendida pelo valor de R$ 15, sendo que R$ 5 será revertido para a própria entidade.
FOTO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname