terça-feira, 9 de outubro de 2012

Fraiburgo opta pela mudança na politica




JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Os eleitores do município de Fraiburgo optaram pela renovação para os próximos quatro anos. O atual vice-prefeito Beto Ferreira (PMDB) e a vereadora Marta Back (PMDB) não obtiveram o resultado esperado nas urnas, perdendo por uma significativa diferença pela oposição composta pelo ex-vice-prefeito Ivo Biazzolo (PSD) e vereador Juliano da Auto Escola (PP). Nos últimos oito anos, o município foi administrado pelo PMDB, o qual não conseguiu se manter no poder.
Dos 20.856 votos validos, 12.377 (59,35%) optaram pelo ex-prefeito e candidato Biazzolo. Já Beto recebeu 8.479 votos (40,65%), uma diferença de 3.898 votos.  No município de Fraiburgo estavam aptos para votar 26.638 eleitores, sendo que as urnas registraram 758 votos nulos, 494 votos em branco e 4.530 abstenções para prefeito.
O atual prefeito Nelmar Pinz, o qual teve em seu primeiro mandado Biazzolo como vice, disse que todas as obras e ações previstas até o dia 20 de dezembro terão sequencia normalmente. Destacou que a Administração será entregue para a oposição, com um município em dia financeiramente, ao contrário do que recebeu há oito anos. Quanto ao futuro político após primeiro de janeiro de 2013, Pinz não falou em detalhes, apenas afirmou que continuará sendo um representante de Fraiburgo e região.

A CONCRETIZAÇÃO DO SONHO DE IVO E JULIANO

Poucos minutos após Ivo Biazzolo ser confirmado como o próximo prefeito, na noite do domingo (7), ele chegou ao comitê da Coligação Pelo Futuro do Povo de Fraiburgo para comemorar com os militantes do 55. Biazzolo destacou o momento de alegria e auge da carreira política que vive no momento, uma vez que já foi vereador e vice-prefeito. “Trata-se da realização de um sonho, e não vou desapontar nossa população”, disse.
O prefeito eleito destacou que nas próximas duas semanas deverá iniciar a formação da equipe de trabalho que irá ajudar na administração municipal a partir de 2012. Não apontou nenhum dos futuros secretários, pois destacou que não tem compromisso firmado com nomes.
O vereador Juliano da Auto Escola, agora eleito como vice-prefeito, relatou que pretende ser no Executivo Municipal tão atuante como foi no Legislativo. Atribui o sucesso nas urnas como o reconhecimento dos eleitores a boa atuação que desempenhou na câmara municipal. “As pessoas viram nossa batalha diária para um Fraiburgo melhor e souberam nos apoiar”, comentou.

AS FALHAS DE BETO E MARTA

O vice-prefeito e candidato derrotado nas urnas, Beto Ferreira falou sobre a importância que os militantes tiveram ao longo da campanha e destacou que não resta nada mais nesse momento a não ser respeitar o resultado das urnas e torcer para que Fraiburgo seja bem administrado nos próximos quatro anos.
“Desejo boa sorte, uma boa administração, a vontade do povo é a vontade de Deus. Mas vale elmbrar ninguém pode contestar a boa situação do nosso município, é pegar e administrar corretamente, esperamos que as coisas progridam e não voltem para trás como na época dos salários atrasados”, disse.
Beto, destacou que não se retira da vida política e que pretende voltar na disputa na próxima eleição municipal. Mesmo sendo uma avaliação precoce, apontou dois motivos que levaram ao resultado negativo nas urnas. Um seria o desgaste que a troca de candidatos a vice-prefeito teve ao longo da campanha, quando Zelir Locatelli foi substituído por Marta Back.  Já o segundo motivo apontado é a maneira rígida de governar imposta pela atual Administração. Defendeu que a situação do município foi colocada em dia, porém o atendimento e a valorização a população foi esquecida.  
“Sou o vice, porém não concordo com essa falta de valorização ao ser humano e era justamente essa minha proposta, a de uma administração humanizada. Por eu ser o vice, infelizmente estou pagando um preço alto pelo modelo que foi imposto até o momento”, avaliou.
A vereadora Marta destacou que assumir o cargo de candidata de vice no decorrer da campanha foi um grande desafio, considerado o maior da vida dela. No entanto, afirmou ser grata pela oportunidade e disse que o trabalho social que desenvolve a mais de duas décadas no município continuará normalmente.
Após a confirmação de Biazzolo como o novo prefeito do município, o presidente da executiva municipal do PMDB, Gerson de Matia, destacou que as falhas no processo de condução da escolha de candidatos e campanha colaboraram para o resultado. Porém, declarou que ainda na noite do pleito, o PMDB já iniciava os trabalhos pensando na eleição de 2016, a atuação será em motivar e unir os peemedebistas.

VOTAÇÃO FOI TRANQUILA

As votações aconteceram de maneira calma e tranquila no município. Tanto a Justiça Eleitoral, quanto a Policia Militar e Civil estiveram atuando de maneira intensa durante os últimos dias de campanha e especialmente no domingo (7), dia do pleito.
Segundo o delegado da Comarca, Jhon Endy Lamb, o processo pode ser avaliado sem alterações de maior gravidade, especialmente contra a vida. Em Fraiburgo, na noite de sexta-feira (5) um eleitor foi preso por recebimento de quantia em troca de voto, porém após o pagamento de fiança foi liberado. Já o sábado (6), não foi registrada nenhuma alteração.
No domingo (7), algumas pessoas foram encaminhadas para a delegacia, inclusive um candidato por ter praticado boca de urna. Já em Monte Carlo uma pessoa foi presa em flagrante por estar de posse de arma de fogo, mas ao pagar fiança de cinco salários mínimos foi liberada.
O comandante da Companhia da Policia Militar de Fraiburgo, Major Moisés Garcia compartilha do mesmo pensamento, destacando que a atuação dos policiais esteve mais relacionada à repreensão de compra de votos. Com uma semana de antecedência do pleito, o efetivo foi aumentado sendo colocadas nas ruas seis viaturas, especialmente no período da noite.
A única alteração que merece destaque, segundo o Major Garcia, foi à detenção de uma pessoa embriagada que estava nas proximidades da escola Antônio Porto Burda no bairro São Miguel, o qual agrediu um policial militar quando ele solicitou que ele se retirasse do local, pois já havia votado.
FOTO JUCIELE BALDISSARELLI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname