segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Outubro Rosa tem inicio




JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Fraiburgo vestiu a camisa da Campanha Mundialmente conhecida como Outubro Rosa. No fim de semana, a Rua Arnoldo Frey, através do Departamento de Cultura, recebeu uma decoração especial, com as cores, símbolos e placas informativas, o objetivo é conscientizar especialmente as mulheres sobre a necessidade da realização de exames preventivos do câncer.
Além disso, ao longo de todo esse mês a Rede Feminina de Combate ao Câncer estará realizando ações em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, UNIMED e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Para o próximo sábado (6) está agendado o Café da Rede e no dia nove um debate com médicos e profissionais da área sobre o assunto, o encontro será no Clube da Melhor Idade Flor de Maçã a partir das 08:00 horas. Já no dia 21 de outubro acontece uma caminhada de conscientização.
Ainda, ao longo do mês a CDL estará incentivando aos comerciantes para de decorem as vitrines de seus estabelecimentos com algo na cor rosa e a Rede Feminina estará comercializando camisetas alusivas a Campanha. Cada unidade é vendida pelo valor de R$ 15, sendo que R$ 5 será revertido para a própria entidade.
A presidente, Ivete Savian lembra que o Outubro Rosa não é uma data comemorativa, mas sim um período de conscientização e reflexão sobre a importância dos exames preventivos tanto para as mulheres quanto para os homens. “É um momento em que devemos parar e cuidar da nossa saúde, o câncer é uma doença que mata mas podemos evitar isso através da prevenção, nossa intenção é a de que as pessoas se amem e se cuidem”, comentou.
A enfermeira da UNIMED de Videira Raquel de Lima Machado, destaca que a campanha em Fraiburgo começou a ser desenvolvida no ano passado. Num comparativo entre os anos de 2010 e 2011, foi constatado que dobrou a procura por exames de mamografias e consultas com ginecologistas, nos meses de outubro e novembro. A elevação dos índices é atribuída como resultado da Campanha. “Em 2010 foram 14 consultas, no ano passado subiu 46, e as mamografias de 87 subiu 178 exames”, comentou.

DICA OUTUBRO ROSA

*O câncer de mama permanece como o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o primeiro entre as mulheres. No Brasil, é o mais comum e principal causa de morte entre as mulheres.
*Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 21% dos casos de câncer de mama são atribuídos ao consumo de álcool, cigarro, sedentarismo e obesidade.
*Praticar exercícios físicos regularmente diminui as chances de desenvolver câncer de mama.
*Em geral, 50% dos casos de câncer de mama são diagnosticados em estágios avançados, onde é mais difícil e doloroso o tratamento.
*Toda mulher deve visitar regularmente seu ginecologista para realização do exame preventivo do câncer de colo uterino (Papanicolau) e do exame clínico das mamas. É recomendada a realização anual da mamografia a partir dos 40 anos, como forma de detectar precocemente lesões suspeitas de malignidade.
*A mamografia é a radiografia da mama realizada em um aparelho de raios-X apropriado, chamado mamógrafo.
*A mamografia é um procedimento muito importante no rastreamento do câncer de mama, pois é capaz de identificar lesões muito pequenas que podem representar a doença em seu estágio inicial.
*A partir dos 40 anos, faça a mamografia regularmente. O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres e, quanto mais cedo detectado, maiores as chances de cura.
*O câncer de mama tem até 90% de chance de cura quando descoberto a tempo.
*O diagnóstico precoce do câncer de mama, além de aumentar as chances de cura, permite a adoção de tratamentos mais conservadores, que podem preservar a mama e, consequentemente, a qualidade de vida.
*Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.
*Muitos fatores de risco, como os seus genes e histórico familiar, não podem ser controlados. Entretanto, manter uma dieta saudável e fazer algumas mudanças no seu estilo de vida pode diminuir a chance de ter câncer de mama.
*Câncer de mama pode ter cura! Se for diagnosticado no início, mantenha atualizados seus exames médicos.
FOTO FLÁVIO FURTADO RÁDIO FRAIBURGO AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname