sexta-feira, 18 de maio de 2012

Coluna Lá Nos Frai: Das cinzas saem brasas

Coluna publicada no Jornal Diário do Meio Oeste (18/05) 

Como já diz um ditado popular “O fogo dorme sob as cinzas”, dessa forma, o nome do empresário Émerson Zablóski (PP) voltou a assolar a política de Fraiburgo. Depois de tantas idas e vindas do PP, nessa semana, algumas lideranças afirmaram que ele poderá ser o pré-candidato a prefeito. Émerson já foi descartado em duas oportunidades anteriores, sendo a última durante a visita (13/04) do ex-governador e deputado federal Esperidião Amim. Na ocasião Zablóski não compareceu a uma reunião em que foram apontados os nomes dos interessados. Há quem diga que Émerson não foi em função de um pedido de um importante político no Cenário Nacional dos pepistas. Tal nome de peso, estaria exercendo pressão para que o vereador Juliano da Auto Escola e o empresário Jonas Cardoso fossem tirados da jogada. Fato que é questionável, pois até que ponto teria força contra a vontade do próprio partido.
Essa possibilidade leva os pré-canditados Ivo Biazzolo (PSD) e Beto Ferreira a analisarem as suas negociações, embora, ambos já trabalhavam com essa possibilidade. Até então o nome de Juliano da Auto Escola era o mais cogitado como postulante ao cargo. Ele por sua vez, defende a realização da terceira via, com candidatura própria. Porém, tanto as lideranças da situação quanto da oposição tratam essa possibilidade como uma medida para valorizar o passe. Juliano nunca escondeu seu carisma por Ivo, no entanto, após seu nome começar a ganhar projeção, começou a deixou claro que não existe nada que impeça de compor aliança com Beto, caso seja a decisão do PP. Mas, as lideranças da oposição afirmam que se Juliano for o pré-canditado, eles tem por certo que a aliança será fechada com Ivo.
Se existe possibilidade de haver uma intervenção no PP local para que o nome de Zablóski seja efetivado como o pré-candidato, parece haver certa tendência de que a aliança deverá ser fechada com Beto. Caso isso se confirme, ainda existem nomes importantes para compor com Biazzolo, como Janir Fadani (PSC), Antonio Carlos Ribeiro ou Zelir Locatelli (PSDB) e Irineu Sechi (PTB). A oposição alega que a vitória já está garantida e que indiferente de quem será o vice, ele virá apenas para diferenciar o número de votos da vitória. Já a situação não descarta que em últimos casos poderá repetir o feito da eleição de 2008, quando apresentou candidato a prefeito e vice.
A verdade é que tanto Beto quanto Ivo entraram no jogo do PP, estão gastando energia positiva com um problema que não pertencem a eles, e sim aos pepistas. Existe grande expectativa de que nas próximas horas esse cenário ficará transparente, mas vale lembrar outro dito popular que diz “Brincadeira com fogo sempre acaba em choro”. Quem vai vencer não sabemos, mas é certo que com um PP dividido, vai ter muito chororô de pepistas Lá Nos Frai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname