sexta-feira, 4 de maio de 2012

Decretada Situação de Emergência em função da falta de água


Depois de relutar por alguns dias, Fraiburgo enfim decretou a situação de emergência em função da falta de recursos hídricos para abastecer a demanda populacional. Há cerca de uma semana, o prefeito municipal Nelmar Pinz, já havia anunciado que o decreto seria assinado naquela oportunidade, no entanto, as chuvas levaram a municipalidade a acreditar que a situação seria normalizada, fato que não ocorreu. O munícipio foi o último da região da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Peixe (Amarp), a declarar a situação.
A decisão foi tomada, após o Conselho Municipal de Defesa Civil de Fraiburgo (COMDEC) ter encaminhado na tarde da última quinta-feira (3), o pedido formal ao prefeito. O Radar Meteorológico da Anti-Granizo Fraiburgo, mediante laudo meteorológico, constatou que entre novembro do ano passado e março deste ano, há uma defasagem de 466,8mm de chuvas. A estiagem já comprometeu 70% do abastecimento proveniente de uma das principais fontes de captação, o Rio Mansinho. Os poços semi-artesianos têm a cada dia registrado reduções na capacidade operacional, sendo que eles fornecem água para 70% dos moradores de Fraiburgo.
Segundo o presidente da Sanefrai, Ademir Pedro Perin, que também integra o COMDEC, a Sanefrai contabiliza uma queda produtiva de 20 milhões de litros ao mês e a situação tende a piorar visto que institutos meteorológicos apontam chuvas significativas apenas para setembro. A chuva do último fim de semana não surtiu efeitos e já se cogita a adoção de esquema de rodízio nos bairros a partir da próxima semana.
Com a assinatura do decreto, o COMDEC irá encaminhar a documentação, inclusive que demonstram as perdas na agricultura, sendo as culturas mais atingidas, a soja, o milho e o feijão, além das pastagens para o gado refletindo diretamente na produção de leite. A expectativa é pela rápida apreciação do Conselho de Defesa Civil do Estado para posterior encaminhamento a União. Só então, com a situação oficializada, o município estará apto a buscar recursos para de alguma forma amenizar este cenário.
FOTO ASSESSORIA PREFEITURA MUNICIPAL DE FRAIBURGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname