terça-feira, 15 de maio de 2012

Óleo de cozinha é derramado no Lago das Araucárias



A Policia Ambiental de Videira esteve ontem, junto ao Lago das Araucárias em Fraiburgo analisando a situação e consequentemente realizando o mapeamento e estudo para identificar de onde veio o óleo de cozinha existente sobre as águas. O problema foi verificado ainda no último sábado (12), por uma moradora que passou no local. Na última segunda-feira, ela feza denuncia da situação para o programa Show da Manhã da Rádio Fraiburgo.
Imediatamente, o fato tomou grandes proporções, a Secretaria de Infraestrutura Urbana foi comunicada a qual acionou a Autarquia de Saneamento Fraiburgo (Sanefrai) e a Vigilância Sanitária. Como se trata de um crime contra o meio ambiente, tais órgãos decidiram que a Policia Ambiental deveria ser comunicada.
De acordo com o engenheiro da Sanefrai, Roberto Correa, não se sabe precisar a quantidade de óleo que teria sido despejado no nas águas, pois quando o fato foi comunicado, já era possível perceber o material distribuído praticamente ao longo de toda a margem do Lago. Inicialmente havia a informação de que o óleo teria provocado à mortandade de peixes, fato que não foi comprovado na vistoria.
A vigilante sanitarista, Leni Weber, destaca que sempre que a comunidade observar algo nesse sentido, os órgãos responsáveis devem ser acionados o quanto antes, para se obter sucesso na investigação. Após a emissão do relatório da Policia Ambiental, tanto Policia quanto a Vigilância Sanitária estarão autuando os possíveis responsáveis.
“As investigações já estão bem adiantadas e cremos que em breve a Policia Ambiental chegará até a identificação das pessoas que cometeram tal ato. O trabalho está sendo mais complicado por muitos dias terem se passado, se tivessem nos avisados imediatamente teria facilitado, porém estamos tendo sucesso na investigação”, comentou.
FOTO: JONATAN CORDEIRO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname