quarta-feira, 30 de maio de 2012

Fraiburguenses participam do Dia do Desafio





JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter
  
Milhares de pessoas em Fraiburgo estiveram envolvidas hoje (30) nas atividades do Dia do Desafio. Uma ação desenvolvida pelo SESC de SP e coordenada no município pela Fundação Municipal de Esportes.  A data tem como objetivo chamar a atenção sobre a importância que a atividade física tem na saúde de todos. Durante todo o dia, a sociedade foi convidada para realizar pelo menos 15 minutos de alguma atividade, que pode ser caminhada, alongamento, dança entre tantas outras possibilidades.
O Dia do Desafio consiste ainda, em uma competição entre cidades do mesmo perfil, com a intenção de verificar qual delas conseguiu realizar a maior mobilização. Fraiburgo foi o único município da região que enfrentou uma cidade do exterior, onde competiu contra Santiago na Guatemala, uma cidade de 22 mil habitantes. O resultado de qual das duas cidades foi à vencedora na competição deverá ser divulgado no prazo de dez dias.
Foram contabilizadas todas as atividades desenvolvidas desde a 00:00 hora, até às 21 horas. Propriamente em Fraiburgo, as ações começaram as 07:00 horas da manhã através de uma ação desenvolvida pela Rádio Fraiburgo e Fundação Municipal de Esportes. Um grupo de 70 pessoas se concentrou ao lado da Câmara Municipal de Vereadores, onde participaram de alongamento e uma caminhada ao redor do Lago das Araucárias com orientações de profissional de educação física. 
Entre os participantes havia pessoas dos mais diversos bairros e idades. Uma delas foi a Érica Beatriz Carmazio de nove anos, a qual participou acompanhada da mãe, de uma vizinha e ainda levou o animal de estimação, uma cadela de cinco meses chamada de Lilica. Para a menina a prática de atividade física não é uma novidade, pois já é uma adepta. “Eu venho sempre e nem tenho ideia de parar”, comentou.
Outra adepta a atividade física é a moradora do bairro Bela Vista, Geni Campos de 51 anos. Ela contou que adquiriu o hábito da caminhada diária há oito anos, começou motivada por uma cachorra, pois diariamente precisava levar o animal para caminhar e desta forma aprendeu que exercícios fazem bem para a saúde. “No começo ia por causa dela e nunca mais parei”, contou.
Entre tantos participantes, alguns compareceram com a intenção de mudar de hábitos e tornar a vida mais saudável. Esse pensamento levou até o Lago das Araucárias o técnico em segurança no trabalho Amilton Matos. Ele explicou que exercícios físicos conciliados com o trabalho durante o horário de expediente colaboram na redução de acidentes de trabalho. “Os trabalhadores que são beneficias com a ginástica laboral estão menos suscetíveis a acidentes, pois eles retomam a atenção no trabalho após a prática”, afirmou.

AS ATIVIDADES NAS EMPRESAS


O superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Claudinei de Oliveira, ainda não soube precisar o número exato de pessoas que participaram do Dia do Desafio, pois muitas entidades, escolas, associações ainda estão enviado o material fotográfico bem como os dados para a coordenação. Mas a expectativa é de que os fraiburguenses tenham se saído bem no desafio.
No entanto, assim que a FME divulgou que o município estaria fazendo parte pela primeira vez do desafio, algumas empresas confirmaram a participação. Entre elas a empresa Renar/Pomifrai, onde de acordo com a assistente pessoal e responsável pelo programa de ginástica laboral, Viviane Telles cerca de 400 pessoas participaram de atividades de alongamento que foram orientadas por fisioterapeuta.
A empresa Trombini também participou com os colaboradores. Segundo a analista de recursos humanos, Rosangela Tortato Narloch, foram mais de 400 pessoas envolvidas. A Trombini, igualmente a Renar/Pomifrai também possui o programa de ginástica laboral e ao longo do dia, em diversos momentos os colaboradores pararam as atividades e efetuaram o alongamento por cerca de 15 minutos.

A PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS


Todos os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Fraiburgo estiveram unidos em um único objetivo: abraçar o Lago das Araucárias. Mais de 1,5 mil alunos preencheram toda a extensão da pista de caminhada, cerca de dois mil metros. A intenção além de promover o abraço no lago foi à participação em atividades físicas. Os estudantes do Centro Educacional Municipal Salete mesmo sendo ainda pequenos participaram e puderam entender desde cedo a importância dos exercícios físicos. A diretora Alessandra Zonta, contou que no total mais de 50 alunos fizeram parte.
O professor de educação física Ironi Zanon foi um dos que esteve coordenando a realização das atividades com os alunos. Ele e outros professores da escola Padre Biagio Simonetti levaram cerca de 150 alunos para participar do abraço ao lago. “Desde que nos foi divulgado de que Fraiburgo participaria, esse tema foi tema de estudos. Nossos alunos aprenderam sobre geografia, estudaram a cidade que está competindo contra nós, criaram faixas e assim por diante”, contou.
O abraço no Lago das Araucárias contou também com a participação de alunos dos projetos sociais, sendo da  Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo (Apafec) e a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô. O professor Luiz Coelho, lembrou que além dessa atividade, as entidades promoveram ações a noite no ginásio do CAIC do bairro São Miguel. Cerca de 150 pessoas participaram de ginástica, karatê e partidas de futsal masculino e feminino. 
FOTOS RÁDIO FRAIBURGO AM

Casos suspeitos de gripe A não são confirmados


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Até o momento, já foram diagnosticados 58 casos de pessoas que contraíram a gripe A no Estado de Santa Catarina, deste total, quatro evoluíram para a morte. A vacina que está sendo oferecida gratuitamente até sexta-feira (1) nas unidades de saúde para os grupos de riscos campanha nacional de vacinação contra a gripe, protege contra três tipos de vírus, entre eles a influenza H1N1.
Segundo a enfermeira coordenadora da campanha em Fraiburgo, Maria Martha Mainardes, até o momento no município foram registrados dois casos de suspeita de gripe A, no entanto, exames feitos no Lacen em Florianópolis descartaram as suspeitas revelando que não se tratava da influenza H1N1.
Fraiburgo imunizou 77,5% da meta proposta pelo Ministério da Saúde, onde estão aptas a tomarem a vacina cerca de 4,7 mil. A meta é vacinar pelo menos 80% deste total. A vacina é oferecida nas Unidades de Saúde do bairro Salete, São Miguel e São Sebastião. Podem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes, trabalhadores da saúde, idosos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas.

Iniciada a negociação salarial do comércio em Fraiburgo



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Tendo em vista aproximação da data base da negociação salarial dos trabalhadores do comércio fraiburguense, os sindicatos das categorias iniciaram as negociações. Nessa semana, os associados ao Sindicato Patronal (Sincof) se reuniram para avaliar a pauta de reivindicações apresentada pelo Sindicado dos Trabalhadores no Comércio. A data base da categoria é o mês de junho.
O Sindicato dos Trabalhadores apresentou pedido de 15% de reajuste, na reunião, os associados ao Sincof chegaram à conclusão de que deveria ser oferecido o reajuste de 5% para a categoria. A proposta deverá ser encaminhada para a categoria, a qual irá analisar e dar o parecer sobre a proposta.
FOTO SINCOF

Câmeras de segurança são instaladas na área central



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Começaram as instalações das duas câmeras de segurança que vão atuar em caráter experimental pelos próximos 30 dias em Fraiburgo. Os equipamentos foram colocados na Rua Arnoldo Frey, uma em frente ao supermercado Big Bom e a outra em frente à Padaria Pão Quente. Anteriormente a instalação, a Policia Militar e Civil realizaram um encontro com representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Empresarial de Fraiburgo (Aciaf), onde ficou acertado de que os equipamentos seriam estalados como forma de teste.
Na ocasião, a Prefeitura Municipal deu grande incentivo e apoio para que a CDL e Aciaf retirem o projeto do papel. O prefeito Nelmar Pinz, anunciou que se as entidades promoverem a instalação dos equipamentos na área central, o município pagará os equipamentos que serão instalados no bairro São Miguel. Além disso, garantiu que irá colaborar com o pagamento do aluguel dos postes de energia elétrica, os quais pertencem a CELESC para que a fiação possa ser fixada, irá adquirir parte da fibra óptica necessária e irá fornecer o espaço para a instalação da central de monitoramento que será comandada pela Policia Militar.
O comandante da Companhia da Policia Militar de Fraiburgo, Major Moises Garcia explica que durante esses 30 dias, não haverá custos com a prestação de serviço, bem como aluguel das câmeras. A instalação está sendo gentilmente oferecida através de uma empresa que já atua no segmento em todo o Estado. A intenção é a de comprovar durante este período, que a presença dos equipamentos ajuda a inibir a criminalidade. A expectativa é de que ainda hoje (31), a Policia Militar possa iniciar o serviço de monitoramento. 
Major Garcia destacou que caso seja tomada a decisão de que os equipamentos devam ser comprados, pelo menos a parte que será adquirida pelo município irá passar por licitação. Cada câmera de segurança está orçada em cerca de R$ 7 mil, porém um orçamento apresentado estima que para a instalação de cinco equipamentos são necessários R$ 120 mil. Nesse primeiro momento, três câmeras seriam instaladas no bairro São Miguel, outras duas nas entradas da cidade e outras três na área central.
Como próximo passo, as duas entidades envolvidas aguardam um projeto escrito sobre a viabilidade da instalação. Bem como as informações sobre a responsabilidade que ambas terão com esses equipamentos após a sua instalação, uma vez que todo o patrimônio que for adquirido não pode pertencer ao município e nem a Policia Militar ou Civil. Nesse caso, uma das entidades será a responsável.
FOTO JONATAN CORDEIRO/RÁDIO FRAIBURGO AM

Homens jogam óleo de cozinha em igreja, mas ação foi filmada



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter


Depois do Lago das Araucárias em Fraiburgo ter sido algo de crime ambiental com produto semelhante a óleo de cozinha, dessa vez vândalos derramaram o produto nas escadarias que dão acesso a Igreja Matriz Imaculada Conceição de Fraiburgo.
O registro de boletim de ocorrência junto a Comarca de Policia foi feito ontem (29) pelo pároco padre Wilson Maiorki. Tal ato teria sido cometido ainda por volta da meia noite da última sexta-feira (25). Toda a atitude foi filmada pelas câmeras de segurança que a igreja possui. Segundo o padre, é possível perceber que um grupo de pessoas chegou com um automóvel, dois deles desembarcaram e jogaram óleo de cozinha no local e fugiram com o mesmo veículo.
Ainda de acordo com o padre, eram pessoas com boa aparência, bem como o veículo em que estavam é de valor considerável. As imagens as foram entregues a policia a qual deverá cuidar do caso. “Para os católicos isso é sinônimo de tristeza, pois esse tipo de atitude depreda um patrimônio que não é meu, e sim da sociedade. Essas manchas estão no local e nem sabemos se isso irá sair, ficou uma coisa muito feia”, comentou.
FOTO ROSE PROÊNCIO/RADIO FRAIBURGO AM

PP passa a ser presidido por Osenir Ribeiro



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter


Na última sexta-feira (25), o Partido Progressista (PP) de Fraiburgo, sofreu uma nova troca de presidente. O secretário de Agropecuária e Meio Ambiente Pedro de Oliveira se licenciou do cargo e com essa medida o vice-presidente Osenir Ribeiro assumiu a função de presidente da Executiva Municipal. Ainda nesse ano, Angelo Benincá também havia passado pela função.
Ribeiro defende que o partido deve ter nas eleições 2012 candidatura própria a prefeito, mas não descarta a formação de coligações dizendo que conversações estão sendo mantidas com todas as demais siglas políticas. Afirma que o PP tem um pré-candidato a prefeito, o qual seria o vereador Juliano da Auto Escola, embora segundo o próprio presidente, os empresários Jonas Cardoso e Emerson Zablóski tenham deixado os nomes à disposição.
A declaração de Ribeiro mostra uma nova mudança no cenário político dos pepistas, uma vez que durante a visita do ex-governador do Estado e Deputado Federal Esperidião Amim (PP), no mês de abril, foi apresentado o nome de dois pré-candidatos a prefeito: Juliano da Auto Escola e do empresário Jonas Cardoso. Na ocasião foi afirmado que a decisão de qual será o representante, seria tomada pelo diretório até a convenção no mês de junho.
No entanto, no próximo sábado (2), os pepistas deverão receber a visita do deputado federal João Pizzolatti, o qual declarou nessa semana que a partir de sexta-feira (1) assumirá provisoriamente a presidência estadual do PP. Durante a estádia na função, o deputado irá promover um roteiro de visitas pelo Estado, a exemplo do que o até então presidente Joares Ponticelli já vinha desenvolvendo.
Pizzolatti afirmou que está preocupado com a situação do PP em Fraiburgo e por sua vez contestou a informação de Ribeiro, dizendo que o partido possui dois pré-candidatos, sendo Juliano da Auto Escola e Emerson Zablóski.
FOTO CÉSAR MALINOSKI

CDL de Fraiburgo participa de evento estadual


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fraiburgo se fez presente na 44ª Convenção Estadual do Comércio Lojista em Jaraguá do Sul que teve inicio na última quinta-feira (24) e foi até sábado (26).  A entidade foi representada pela presidente em exercício Elaine Vedani Piccoli e pelos diretores Édina Regina Brandt, Isaque Dutra de Lima, Otavio Moreira, Nilson Soberano, Valcir Gaio e Claudio Antônio Padilha. O evento é promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL).
Nesse ano, o encontro foi embasado no tema “DNA do Varejo”, reuniu programação alinhada aos objetivos dos lojistas de busca contínua do aprimoramento dos negócios, com foco na gestão empresarial, motivação e comprometimento dos colaboradores, na modernização e tecnologia dos recursos, na criatividade e inovação para assegurar melhor rentabilidade dos empreendimentos, e mais qualidade no atendimento aos clientes.
Ao lado dos assuntos relacionados com o dia-a-dia dos lojistas, a Convenção Estadual permitiu o fortalecimento do associativismo e a valorização da atividade do setor produtivo com as suas comunidades por meio de ações que favoreçam o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida. Valores que estão presentes na atividade econômica, com a geração de renda e de oportunidades de trabalho aos catarinenses, e de riquezas para Santa Catarina e o Brasil.
Na avaliação da presidente Elaine, a participação do grupo fraiburguense foi proveitosa. Aos associados trouxeram a mensagem de que devem buscar e fornecer aos colaboradores constantemente capacitação. Outro ponto que considera fundamental é a utilização das redes sociais como aliadas de publicidade e vendas. Isso tudo é necessário para que o lojista esteja preparado para o novo modelo de comércio que deverá ser implantado na próxima década. “Os palestrantes nos mostraram que as perspectivas da economia do país para os próximos 10 anos são as melhores possíveis. Os pesquisadores apontam que o Brasil deverá deixar de ser a sexta economia para se tornar a terceira maior potência mundial”, comentou.
Entre os profissionais que proferiram palestras, esteve Ricardo Amorim, o economista mais informal do Brasil (programa Manhattan Connection/ Globonews); Allan Barros, maior especialista do Brasil em marketing de varejo; o guru do relacionamento humano Roberto Shinyashiki e Leila Navarro, especialista em comportamento e motivação. Aos participantes foi dada ainda a oportunidade de conhecer as empresas Marisol, Weg e Duas Rodas, através de visitas técnicas.
Para o presidente da FCDL/SC, Sergio Medeiros, a convenção é importante para a visibilidade do movimento lojista. “A mídia, as lideranças políticas e os dirigentes públicos acompanham nosso evento com atenção e vamos reforçar nossas posições em defesa de menos impostos e burocracia, em favor da geração de trabalho e renda”, comentou.
FOTO FCDL/SC

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Renar Maçãs registra receita líquida de R$ 9,7 milhões no 1T12


Fraiburgo, – A Renar Maçãs (BM&FBovespa: RNAR3), pioneira na produção e comercialização de maçãs in natura e processadas no Brasil, registrou receita líquida de R$ 9,7 milhões no primeiro trimestre de 2012, indicando estabilidade na comparação com o mesmo período de 2011 quando atingiu R$ 9,6 milhões. O volume vendido de maçãs nos primeiros três meses do ano foi 25% maior do que no mesmo período do ano anterior, alcançando a marca de 17,2 mil toneladas. As 22 mil toneladas restantes serão estocadas para venda a partir de julho, quando os preços são de 40% a 60% maiores do que a média do primeiro semestre.
O preço médio da Renar atingiu R$ 1,12 por quilo nas vendas realizadas entre os meses de janeiro e março, um aumento de 23% em relação aos mesmos meses do ano de 2011. Esse ganho foi resultado do aumento do número de pontos de comercialização da fruta e desenvolvimento dos canais de vendas com maior preço médio.
“Os números refletem a venda do estoque de todas as maçãs de categoria industrial, que possuem menor valor agregado por natureza. Hoje, temos no estoque apenas produtos de categoria superior e, em razão do maior valor agregado e do aumento sazonal do produto, temos a expectativa de que até o final do ano iremos apresentar apenas resultados positivos nas vendas”, afirma Walter Barbosa, Diretor Presidente.
Em abril a Renar anunciou que tem obtido ganhos significativos de eficiência, traduzindo-se em menores despesas operacionais. As despesas atingiram R$ 1,3 milhão no primeiro trimestre deste ano, resultado 25% inferior ao mesmo período do ano anterior, quando atingiu R$1,8 milhão. Também foi concluída a renegociação do endividamento junto ao principal banco comercial, que representa 24% do endividamento total da companhia, alongando o pagamento de 6 meses para 2 anos.
“A racionalização de nossas despesas operacionais é reflexo da reestruturação organizacional, revisão de processos e demais ações de melhoria implementadas. Além disso, a renegociação da dívida aliviará as obrigações futuras da companhia, principalmente de curto e médio prazo”, afirma Henrique Roloff, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Renar Maçãs.
No mês passado, a Renar Maçãs priorizou a produção em áreas lucrativas e eliminou pomares não rentáveis, contribuindo assim com o aumento do lucro bruto na escala de 2012. Esse programa de produtividade contou com ainda com o aumento do índice de clones melhorados das cultivares Gala e Fuji; melhorias no sistema de condução, isolamento da carga e manejo no pomar; e utilização das melhores práticas de cultivo existentes no âmbito mundial.
Perfil-A Renar Maçãs (BM&FBovespa: RNAR3) é pioneira na produção e comercialização de maçãs in-natura e processadas no Brasil. A companhia possui modernas instalações de plantio, processamento e armazenagem de maçãs. A Renar possui aproximadamente 5.500 hectares de terras nas melhores áreas de cultivo de maçãs no Brasil, capacidade de classificação e embalagem de aproximadamente 90.000 toneladas por ano e de armazenagem de 49.000 toneladas de frutas. O sabor e a qualidade dos produtos da Renar são encontrados em grandes redes varejistas nacionais e internacionais, indústria nacional e internacional e grandes distribuidores.

Os filhos do coração



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Na última sexta-feira (25), foi comemorado o Dia Nacional da Adoção. Uma data instituída em 1996 no I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção. Em Fraiburgo, um grupo de cerca de 20 pessoas, compostos por pais adotivos acompanhados dos filhos e outras pessoas que se encontram na fila de adoção, participou de uma caminhada alusiva ao tema na manhã do último sábado (26). Entre os municípios de Fraiburgo e Monte Carlo, os quais fazem parte da mesma Comarca, nesse ano já foram realizadas três adoções, existem nove processos aptos para adotar e outros cinco estão em andamento.
A assistente social do Fórum, Edna Regina Bragnolo Furtado, explica que foi criado um grupo de estudos e apoio a adoção chamado de “DNA do Coração”. Todas as pessoas interessadas pelo tema, que já adotaram ou pretendem adotar um filho participam de reuniões mensais, onde são orientadas e se preparam para a chegada do filho. Durante a caminhada panfletos explicativos foram entregues, orientando a sociedade local sobre a existência do grupo. Edna destaca que o pensamento que as pessoas têm de que adoção é um processo complicado não é real, para ela, existe um tempo que é necessário para que os candidatos possam se preparar para uma nova etapa de vida.
Para adotar um filho não precisa ser casado, pessoas solteiras também podem entrar na fila. O primeiro passo é entrar em contato no Fórum da comarca do município, apresentar a documentação exigida, participar de um curso e fazer parte das reuniões do grupo DNA do Coração até que chegada da hora. “As pessoas não precisam esperar por um filho biológico, elas podem colaborar com o futuro de tantas crianças que aguardam um lar. Mas é uma decisão muito séria, que implica na mudança de vida, por isso é necessário estar orientado para estar ciente de tal atitude que é para a vida toda”, comentou.

UM PAI DE CORAÇÃO


  
Entre as mães e pais adotivos que participaram da caminhada, esteve Claudio Reichardt, o qual adotou Sabrina, hoje com três anos, mas ela foi entregue ao casal quando tinha apenas seis meses. Ele se considera um verdadeiro pai de coração e afirma que a emoção de ser pai é única e indescritível.
O casal não havia pensado na possibilidade de serem pais adotivos, a intenção era a de gerar os próprios filhos, no entanto, quis o destino de que isso não fosse possível.  Para preencher o vazio da casa e da vida de ambos que já demonstrava ter, a decisão foi tomada de maneira unânime, seria na adoção que o sonho se concretizaria.
Reichardt conta que procurou o Fórum para obter informações, fez o cadastro, apresentou toda a documentação e em seguida veio à espera. Foram três anos, avaliados como intermináveis, até o dia em que o telefone tocou avisando sobre uma possível oportunidade.
Ao pegar a pequena Sabrina no colo pela primeira vez, Reichardt conta que não foi ele que a escolheu, mas ela que demonstrou todo o amor e alegria que poderia dar a família. Foi amor à primeira vista, o pai lembra que a menina não queria sair do colo por nada. Nem mesmo a futura mãe pode pegá-la, pois ela só queria o carinho do futuro pai.
A partir daquele momento em que o destino dos três se cruzou, começaram as mudanças. Algo estabelecido para toda a vida e que não pode ser imaginado de maneira diferente. As vidas da família são definidas com pouco sentido, se não contassem com a presença da Sabrina.
“Eu não tive a oportunidade de ser pai através do meu sangue, mas o amor que eu tenho por ela é o mais puro e verdadeiro. Já amava essa criança desde quando estávamos na fila de espera, não tínhamos preferencia por cor, sexo, só queríamos ter a oportunidade de realizar nosso grande sonho. Nós somos muito felizes e aconselho as pessoas que se deem a oportunidade de serem felizes também”, afirmou.
FOTO JUCIELE BALDISSARELLI/DMO

Master empata em casa



A equipe do Master Fraiburgo continua colecionando bons resultados em suas atuações no ano de 2012. Desta vez, a equipe recebeu em casa no Estádio Macierão no último sábado (26), a equipe do Grêmio da Penha de Videira. O empate se deu por 2 a 2, marcaram para o Master Fraiburgo os jogadores Marquinhos e Negretti. No próximo sábado (2), os fraiburguenses entram em campo novamente, desta vez, será na cidade de Catanduvas para enfrentar o time daquela cidade.

Decapitados: Famílias procuram policia para registar desaparecimento de parentes


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

A Polícia Civil de Lebon Régis continua com as investigações sobre o aparecimento de dois corpos decapitados no reflorestamento da Fazenda Vista Alegre, divisa dos municípios de Lebon Régis e Fraiburgo na segunda-feira (21). Devido ao avançado estado de decomposição, a policia acredita que os corpos de dois homens com idade entre 35 e 50 anos, estariam no local a cerca de 30 dias. O delegado responsável pelo caso, Fabiano Locatelli, destacou que as investigações seguem com o objetivo de se descobrir a identidade das vítimas.
Locatelli revelou que algumas famílias que moram em municípios da região, como Fraiburgo, Videira, Ponte Serrada e Timbó Grande, procuraram as delegacias para denunciar o desaparecimento de algum familiar. Desta forma, foram coletados materiais biológicos para realizar exames para comprovar se existe algum parentesco. Em relação aos suspeitos, bem como os motivos que os levaram a cometer o crime, a policia ainda trata o assunto como um mistério.


RELEMBRE O CASO


Os corpos foram encontrados cobertos por galhos de arvores, estavam de cuecas, com as calças arreadas até a altura dos joelhos e com as camisas erguidas. O fato que mais chamou a atenção foi o de que ambos estavam decapitados. As cabeças estavam a cerca de dez metros dos corpos. Outro fato curioso, foi de que próximo havia o pelego de duas ovelhas.
Não existem residências próximas ao local onde os corpos estavam, ou seja, a policia não conta com a ajuda de testemunhas que possam relatar situações suspeitas. Momentaneamente, o delegado trabalha com algumas hipóteses na tentativa de elucidar o crime e desvendar a identidade das vítimas.
A primeira é de que possam ser pessoas de outros Estados, nessa época do ano é comum à atuação de trabalhadores rurais temporários na região. Já foi solicitado as empresas as quais atuam com esse tipo de contratação, se existem registros de abandono de trabalho. Outro ponto, é de que como os corpos estavam próximo à rodovia que liga os dois municípios, pode ser tratar de uma desova. Existe ainda a possibilidade de que ambos foram mortos ao furtarem as ovelhas ou que o crime possa ter sido cometido em ritual de magia negra.

Dividas de IPTU Serão cobradas em audiências



JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Teve inicio hoje (28), e se estende até a próxima sexta-feira (1), na Comarca do Fórum de Fraiburgo audiências de conciliação, as quais têm por objetivo de se chegar a um consenso em relação ao Mutirão de Execução Fiscal Municipal. No total estão pautados quase 500 encontros, que são processos que tratam exclusivamente de contribuintes que estão com dividas pendentes com o Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU) no município.
O magistrado Fernando Zimermann Gerber, aconselha os envolvidos que procurem entrar em consenso, uma vez que será colocado a disposição benefícios, como o parcelamento ou até mesmo o abatimento da divida em alguns casos. Ele esclarece que é legalmente permitido tomar a edificação ou terreno do proprietário quando a divida do IPTU não for sanada.
Outro ponto observado pelo magistrado, foi de que o simples agendamento das audiências já provocou acertos de contas. Muitos contribuintes que estavam em atraso procuraram a prefeitura para sanar as contas na última semana. Aqueles que efetuaram o acerto estão dispensadas de compareceram na audiência.
Da mesma forma, Gerber orienta que os demais contribuintes, que tenham dividas com o IPTU, porém não foram chamados para participar de audiência durante a semana, mas que tenham interesse de usufruir dos benefícios que estão sendo oferecidos, podem procurar o Fórum e solicitar a inclusão.
FOTO FABIANE GONÇALVES

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Visita de Cobalchini nas rodovias SC 453 e 303 marca o inicio do desenvolvimento de projetos


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Uma comissão liderada pelo secretario de Estado de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, com participação do prefeito de Fraiburgo Nelmar Pinz, de Videira Wilmar Carelli, de Pinheiro Preto, Euzebio Vieceli, do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Evandro Colle, realizou uma vistoria in loco nas rodovias SC 453 e 303 as quais serão reformadas.
A visita, que se estendeu durante o dia de ontem (25) e percorreu mais de 80 quilômetros, contou ainda com a presença do superintendente  regional do Deinfra, Dagoberto Primo, de representantes da polícia rodoviária e militar e engenheiros do DEINFRA e das empresas que venceram as licitações para fazer o projeto de reestruturação da rodovia SC 453, que liga Fraiburgo a Videira e da SC 303 que liga Videira até Luzerna, passando por Tangará.
Cobalchini afirmou que é conhecedor da situação precária que as estradas se encontram, no entanto, destacou que depois de concluídas as reformas a sociedade terá orgulho do trabalho foi desenvolvido. Além disso, por se considerar conhecedor das rodovias, disse que fez questão de participar da visita por entender que essa era a oportunidade de incluir algumas sugestões de serviços. Os participantes puderam opinar quanto à colocação de trevos, refúgios, terceiras faixas, travessias para pedestres, entre outros itens que melhorem a trafegabilidade da rodovia.
A partir dos levantamentos coletados na visita, somados aos dados que as empresas já possuem, deverá ter inicio o desenvolvimento dos projetos. A empresa tem prazo até outubro para entregar os projetos ao Governo do Estado. A licitação que definirá a empresa que executará a revitalização deve sair  nos últimos meses deste ano e as obras estão previstas para o início de 2013. Estima-se que o custo ultrapasse R$ 100 milhões.  Cobalchini afirmou que os recursos já estão garantidos através de financiamento junto ao BNDES.
Ainda de acordo com o secretário, o governo do Estado acelerou o cronograma, mas mesmo assim é preciso paciência, devido ao cumprimento dos prazos burocráticos. “Nós, enquanto Governo do Estado, pretendemos impulsionar o desenvolvimento dessa região, que possui fortes setores produtivos, vocação turística, mas sofre com a falta capacidade logística da rodovia que escoa esta produção”, conclui.




O TRECHO DE FRAIBURGO

Para Fraiburgo a notícia foi ainda melhor do que para os outros municípios. Como a rodovia SC 453 corta a cidade, o secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini anunciou que irá incluir no projeto a revitalização de todo perímetro urbano, que inicia no trevo de acesso para os municípios de Lebon Régis e Monte Carlo, próximo ao Portal de Entrada até o acesso ao bairro São Sebastião. O secretário garantiu que não se trata apenas de uma simples recuperação asfáltica, mas a transformação da rodovia que é considerada uma das mais importantes do Meio-Oeste. 
O anúncio foi comemorado pelo vice-prefeito Beto Ferreira, uma vez que a municipalidade temia que tal pedido não fosse acatado por parte do Governo do Estado. “Estávamos ansiosos para saber se efetivamente essa área seria contemplada, mas felizmente o secretário entendeu que trata-se de uma necessidade, além do mais Fraiburgo é um cartão postal no Estado e precisamos algo bonito, turisticamente atrativo”, afirmou.
Igualmente ao que deve ocorrer na SC 303, toda a extensão da rodovia que liga Fraiburgo a Videira, será totalmente remodelada. Nos pontos mais perigosos será promovido alargamento da pista, retificação das curvas mais acentuadas, bem como em algumas ladeiras será instalada a terceira faixa, ainda a bairros, como por exemplo, no bairro São Sebastião, será contemplado com trevo de acesso.
O prefeito Nelmar Pinz, salientou que os benefícios vão além da trafegabilidade. A segurança é um dos grandes benefícios, visto os inúmeros acidentes registrados nos últimos anos somente no trecho entre Fraiburgo e Videira. “Este é o momento importante para Fraiburgo, quando temos a felicidade de anunciar o andamento desta obra, uma grande conquista que atenderá as necessidades da região por muitos anos”.
FOTOS: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PM FRAIBURGO

Segundo trecho da Rua Fugi deverá ter inicio das obras nos próximos dias


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Deverá iniciar nos próximos dias a obra de pavimentação asfáltica no segundo trecho da Rua Fugi no bairro Macieira em Fraiburgo. A empresa Viapav Construtora que venceu a licitação para pavimentar a segunda etapa, tem prazo de 60 dias para entregar a obra e aguarda a autorização da Caixa Economica Federal para dar inicio aos trabalhos.
O trecho compreende a partir da Rua Mutzu até as proximidades do Sítio de João Batista Andrade dos Santos, que fica no fim do bairro. A área a ser pavimentada é de 6.647,41 m² e o investimento de R$ 660.839,40, recursos oriundos de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Mauro Mariani no valor de R$ 493 mil, já o município dará como contrapartida o restante.
O vice-prefeito Beto Ferreira comenta a realização da obra irá beneficiar aquela comunidade, que há certo tempo já reivindicava a melhoria. “Os moradores sofrem com o excesso de poeira em dias secos e barros nos dia de chuva, nada mais justo do que atender esse pedido que já nos foi apresentado há muito tempo”, comentou.
Em abril, a empresa vencedora da licitação de pavimentação asfáltica concluiu a primeira parte dos serviços da Rua Fuji. As obras tiveram inicio na metade do mês de fevereiro e compreenderam 550 metros. A pavimentação compreendeu do início do bairro até a Rua Mutzu, onde fica a Caixa d'água. Foram investidos R$ 500 mil da Secretaria de Infraestrutura do Estado e R$ 139 mil dos cofres do município.
O acesso ao bairro Macieira, a partir da SC-456 até o entroncamento das Ruas Fuji e Royal Gala não será asfaltado nesse momento, pois o acesso sofrerá alteração de acordo com o projeto de pavimentação apresentado da SC-451, o qual liga os municípios de Fraiburgo a Frei Rogério.
FOTO JUCIELE BALDISSARELLI/DMO

Fraiburguenses se mobilizam para participar do Dia do Desafio


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter

Está será a primeira participação de Fraiburgo no evento mundialmente conhecido como o Dia do Desafio. O município competirá com Santiago, uma cidade do departamento de Sacatepéquez, um dos 22 departamentos da Guatemala. O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. 
É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000. 
Segundo o superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Claudinei de Oliveira, neste dia vale praticar qualquer tipo de atividade física como caminhada, ciclismo, corrida, exercícios em empresas, gincanas, natação, entre outras modalidades. A participação deve ser registrada fotograficamente. “O registro é importante para que a cidade alcance um grande número de adesões que contarão pontos para o resultado final”, salientou Claudinei. 
Desde que foi realizado o anúncio de que Fraiburgo fará parte da competição, diversas entidades, empresas e sociedade em geral tem se mobilizado e se organizado em grupos para participar da atividade. Entre os que já confirmaram que vão colaborar, está a  Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular de Fraiburgo (APAFEC) e a Associação Vital Fraiburgo de Karatê-dô.
As entidades estarão participando do evento com atividades no horário das 19:00 às 21:30 horas, no ginásio do CAIC do bairro São Miguel. Serão realizadas atividades de ginástica, karatê e partidas de futsal masculino e feminino.

SOBRE A CONCORRENTE SANTIAGO SACATEPÉQUEZ

A população é estimada em 24.210 de acordo com o banco de dados GeoNames. O município é conhecido por um festival de pipas realizado anualmente em primeiro de novembro durante o Dia de Todos os Santos, o Kite Festival. As "barilletas gigantes" em espanhol, de Santiago Sacatepéquez são obras-primas que levam grande habilidade e paciência para serem concluídas. 
Meses antes do Festival as equipes começam a trabalhar sobre as pipas coloridas que lhes trarão grande honra e o respeito. Uma pipa gigante é feita de pano e de papel amarrado a uma armação de bambu, e possui um design colorido, geralmente com um tema religioso ou folclórico. 
No dia do festival, as pessoas tomam suas pipas caseiras para homenagear o falecido da família. A tradição de três mil anos de pipas coloridas deriva de várias práticas religiosas, incluindo o cristianismo, e moradores acreditam que é uma forma de comunicar com os mortos. Eles se vestem com roupas coloridas, cobrem os túmulos de seus entes queridos com pétalas de flores coloridas e até mesmo fazem piqueniques no cemitério. É uma celebração feliz onde as pessoas se divertir e homenagear aqueles que já não estão com eles.
FOTO LUIZ COELHO

Propaganda intrapartidária é liberada a partir de amanhã (26)


A propaganda, no interior dos partidos políticos, está liberada a partir deste sábado (26), para os filiados interessados em indicar seus nomes à candidatura nas Eleições 2012. A data está estipulada no Calendário Eleitoral deste ano, definido pela Resolução 23.341, do Tribunal Superior Eleitoral.
Entretanto, é importante que os pretensos candidatos a cargos eletivos tomem cuidado para não cometer excessos, para que a propaganda intrapartidária não se configure como uma propaganda eleitoral antecipada.
A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), que traz todas as normas para a condução do pleito, determina em seu artigo art. 36, § 1º, a proibição do uso de rádio, televisão e outdoor na veiculação das propagandas.
Finalmente, cabe salientar que o prazo para a realização da chamada "propaganda intrapartidária" vai até quinze dias antes da data definida pelo partido para a escolha dos candidatos.
Por Ellen Ramos
Assessoria de Imprensa do TRESC


Fraiburgo na Série Especial RIT TV "Os Encantos de Santa Catarina"


Parte da Série Especial de reportagens feitas pela RIT TV em abril/2012 sobre "Os Encantos de Santa Catarina", que incluiu Fraiburgo elencando a economia do município. 

- Moisés Lopes de Albuquerque, Diretor Executivo ABPM, fala sobre a maçã, citando as principais variedades e processo de produção da fruta que atende exigências internacionais: "a mesma fruta que as crianças britânicas comem são as que as crianças brasileiras comem" (O Brasil fornece maçãs para atender o Programa de Alimentação Escolar da Inglaterra assim como fornece para o Programa no Brasil), enfatizando que não existe diferenças no processo de produção à fruta destinada  ao mercado interno é externo: "o processo de produção é o mesmo"






Prorrogada a Campanha de vacinação contra a gripe. Fraiburgo não atingiu a meta


JUCIELE BALDISSARELLI
Repórter
 

O Estado de Santa Catarina registrou na última quarta-feira (23) a quarta morte pela Gripe A nesse ano. Desta vez, vítima é um homem de 62 anos, do município de Vitor Meireles, no Vale do Itajaí. Ele estava doente desde o dia 17 e não tinha tomado vacina contra a gripe. Somente neste ano já foram notificados 194 casos suspeitos de H1N1, desses, 26 casos foram confirmados laboratorialmente no Estado.
No entanto, muitas pessoas que tem a possibilidade de se imunizarem gratuitamente contra a Influenza A H1N1, através da Campanha Nacional de Vacinação, não estão procurando as unidades de saúde. Baseado nisso, o Ministério da Saúde prorrogou para 1º de junho o encerramento da 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe. O prazo foi ampliado em uma semana, já que terminaria hoje (25).
De acordo com o governo, até ontem (24) 15,8 milhões de brasileiros foram vacinados, o equivalente a 65,5% da meta da campanha. Já segundo a Vigilância Epidemiológica de Fraiburgo, o município, 67,86%, pouco mais de 3,1mil pessoas haviam sido imunizados, faltando assim cerca de 12% para a meta mínima de 80%. Estão aptas a receberem a vacina quase 4,7 mil pessoas.
A vacina gratuita é oferecida a idosos com mais de 60 anos, gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos e profissionais de saúde, nas Unidades de Saúde São Miguel, São Sebastião e Vila Salete. Segundo a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, coordenadora local da Campanha, Maria Martha Mainardes, a procura está sendo baixa especialmente pelos profissionais que atuam na área de saúde e as gestantes. Além disso, o portador de doenças crônicas também tem direito.
Para 2012, a vacina influenza é trivalente. Isto é, composta por três vírus inativados: vírus similar ao vírus influenza A (H1N1), vírus similar ao vírus influenza A (H3N2) e vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane. Ela protege contra as formas mais comuns da gripe nesta temporada e contra o vírus da gripe A.

Comments system

Disqus Shortname