terça-feira, 27 de setembro de 2011

AGF Anti-Granizo Fraiburgo faz explanação a vereadores


O sistema utilizado pela AGF Anti-Granizo Fraiburgo Ltda foi tema na sessão da Câmara de Vereadores de Fraiburgo desta semana. O presidente da empresa, o russo Valeri Ilini, que esta no Brasil a mais de duas décadas, fez uso da Tribuna Livre para falar sobre o sistema implantado no combate as chuvas de granizos. Neste ano, o Radar Meteorológico comemora 25 anos de sua implantação.
As regiões oeste e meio oeste catarinense, aonde se concentra grande parte da produção de grãos e frutas sofrem prejuízos sempre que registrado queda de pedras de gelo. Segundo o meteorologista da AFG, João Rolin, o granizo é um fenômeno meteorológico que provoca grandes prejuízos para a economia no sul do Brasil, principalmente na área agrícola.
A AGF foi fundada em maio de 2000, conta com corpo técnico altamente qualificado e equipamentos como: radar meteorológico, sistema de radio-sondagem, estações meteorológicas convencional e automática, laboratório químico, para combate ao granizo. De acordo com Rolin, todas essas medidas possuem eficiência média de 50 a 70% no combate.
Este método de combate ao granizo foi desenvolvido na França desde 1951 pela ANELFA (Associação Nacional de Estudos Atmosféricos) e adaptado na nossa região sob supervisão do Prof. Jean Dessens (Universidade de Clermon, Centro de Pesquisas Atmosféricas e Universidade de Toulouse, Laboratório de Aerologia) que é o mentor cientifico do programa antigranizo na França.
O Radar Meteorológico da AGF está localizado na SC-453, km 8, município de Lebom Régis. Para se manter financeiramente, o Radar conta com apoio da iniciativa pública e privada dos municípios de sua área de atuação, sendo as empresas produtoras de maçã são responsáveis por 72% do financiamento do sistema antigranizo na região de Fraiburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname