quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Nota Oficial à imprensa emitida por entidades em relação ao número de vereadores

FRAIBURGO TERÁ 11(ONZE) VEREADORES PARA AS ELEIÇÕES DE 2013. ENTIDADES FRAIBURGUENSES ESCLARECEM OS FATOS OCORRIDOS NA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA

As entidades fraiburguenses legalmente constituídas, Associação Brasileira dos Produtores de Maçã - ABPM , Associação Empresarial de Fraiburgo - ACIAF, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Fraiburgo – ASSEAF, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fraiburgo - CDL, Lions Clube de Fraiburgo, Loja Maçônica Cavaleiros Templários, Loja Maçônica Obreiros da Paz, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Subseção de Fraibrugo e Rotary Club de Fraiburgo, vêm a público esclarecer os fatos ocorridos na Sessão da Câmara Municipal de Fraiburgo realizada na noite da última segunda-feira, 26/09/2011, que aprovou Decreto Legislativo que definiu em 11(onze) o número de vereadores para a próxima eleição.

Para melhor compreensão, relembram os acontecimentos que antecederam a sessão.

As entidades representativas de Fraiburgo protocolizaram em 06/09/2011 requerimento junto a Câmara Municipal de Fraiburgo solicitando a revogação do Decreto Legislativo nº 19/2010, que havia sido aprovado em 21 de dezembro de 2010 e que aumentava de 9(nove) para 13(treze) o número de vereadores no município de Fraiburgo para a próxima legislatura.

Após analisar os resultados das pesquisas realizadas pela Rádio Fraiburgo e em cada entidade, que resultaram na reprovação popular, em média de 90% (noventa por cento), ao aumento do número de vereadores, as entidades, no uso de suas atribuições estatutárias e no interesse da população fraiburguense, decidiram por tal iniciativa.

Outro ponto que fundamentou o requerimento foi a preocupação das entidades com o aumento dos gastos públicos já que, obviamente, o aumento do número de vereadores de 9(nove) para 13(treze) refletiria diretamente no aumento de gastos com salários, despesas de viagens, diárias, material de expediente, energia elétrica e outras.

Também importante lembrar que outros municípios da nossa região, mais populosos e com maior arrecadação que Fraiburgo, possuem menor número de vereadores que os 13(treze) aprovados pela Câmara Municipal em dezembro de 2010. Como exemplo:
Videira com aproximadamente 47.000 habitantes: 11 vereadores.
Caçador com aproximadamente 70.000 habitantes: 10 vereadores.
Campos Novos com aproximadamente 33.000 habitantes: 09 vereadores

Especificamente quanto os fatos acontecidos na Sessão da Câmara ocorrida no dia 26 de setembro, última segunda-feira, as entidades esclarecem:

Que a Pauta da Sessão, que sempre é disponibilizada no site oficial da Câmara na quinta-feira que antecede a sessão que ocorrerá na segunda seguinte, somente foi disponibilizada as 15:00 horas do dia da sessão, que se iniciaria as 19:30 horas, o que dificultou a mobilização das entidades. Mesmo assim, mais de 100 (cem) pessoas compareceram à sessão da Câmara de Vereadores naquela noite.

Ainda, que as entidades protocolaram no dia 21 de setembro, pedido de Uso da Palavra, a fim de explanar seus motivos e fundamentos, conforme define o Regimento Interno da Câmara, sendo que não foi oportunizada tal manifestação, limitando-se a leitura do requerimento na sessão, o que dificultou a discussão do tema. Tal pedido deveria ter sido, ao menos, votado pelos vereadores, o que não foi obervado.

Que não houve qualquer manifestação desrespeitosa ou ofensiva por parte de qualquer representantes das entidades, até porque não lhes foi oportunizado fazer uso da palavra. Os cidadãos que manifestaram sua indignação, virando-se de costas para os vereadores, o fizeram como cidadãos fraiburguenses e não como representantes de entidades, o que é legítimo numa democracia, quanto ao descaso da Câmara com a opinião pública.

Que, mesmo não sendo atendidas, já que requereram a manutenção do número de 9(nove) vereadores e a Câmara Municipal aprovou 11(onze), as entidades entendem que os objetivos da manifestação foram, ao menos em parte, alcançados, já que ao revogarem o decreto anterior, que havia aumentado para 13(treze), os vereadores admitiram mesmo que parcialmente, que o número de 13(treze) era elevado para a Câmara Municipal de Fraiburgo.

Por fim, as entidades esclarecem que não possuem qualquer interesse político partidário, sendo que tomaram tal atitude atendendo ao apelo popular e por preocupação com o desperdício do dinheiro público, registrando publicamente que continuarão participando e fiscalizando os atos dos agentes públicos em defesa da moralidade pública em nosso município e atendendo suas finalidades estatutárias e legais.

3 comentários:

  1. Estive presente ao evento na Câmara de Vereadores e, digo-vos, fui acometido de uma réstia de sentimentos - de orgulho e de tristeza.
    De orgulho por perceber que nós, Fraiburguenses, demos uma demonstração de cidadania e resposta aos atos inconsequentes das nossas autoridades. Não atos inconseqüentes de políticos estaduais ou Federais mas sim atos de "lesa comunidade" dos nossos políticos de Fraiburgo - os vereadores.
    Por outro lado, de tristeza, por ver que o que fizeram é absolutamente imoral, embora legal.
    Aumentaram o número de vereadores que serão eleitos na próxima eleição municipal de 9 para 13. Os vereadores insistem em dizer que reduziram de 13 para 11. MENTIRA - até a próxima eleição temos somente 9 vereadores. Na próxima eleição teremos 11 vereadores, portanto, na minha modesta matemática teremos um aumento de de mais 2 vereadores.
    Dizem que não haverá aumento nos custos dos cofres públicos - MENTIRA - serão mais 2 vereadores com os ganhos mensais dos demais vereadores, com gordas verbas de representação para pagamento das despesas de viagens, etc. Etc etc etc...... Quando a câmara não gasta os 5% do que recebe da arrecadação do município, o que fazem com o dinheiro? O que? Devolvem ao executivo, portanto se gastarem menos sobrará mais para ajudar os nossos pobres de Fraiburgo e que muitos, aliás, seria muito bom que os vereadores vissem melhor quantos miseráveis nós temos perambulando pela nossa Fraiburgo largados ao Deus dará.
    A QUEM INTERESSA O ACRÉSCIMO DO NÚMERO DE VEREADORES?
    Aos atuais vereadores que pretendem a reeleição - aos interessados em candidatarem-se a versados nas próximas eleições - aos lideres dos partidos políticos - aos partidos que não conseguem eleger vereadores por falta de votos e de representatividade, como foi o caso do partido que enviou um ofício com uma Lígia em retrógada ainda dos tempos de "direita" e "esquerda", mal sabendo eles que hoje eles são os da "direita" porque são da situação e que defendeu a elevação para 13 vereadores.
    Aliás, ate hoje não entendi porque o ofício enviado regulamentarmente pelas entidades não foi atendido? Foi pedido direito da palavra de um representante eleitor e, sequer, houve uma explicação para a cassação desse direito, fora, naturalmente, a truculência que a autoridade maior da câmara deu de espetáculo ao repreender publicamente vereadores que se abstiveram de votar.

    ResponderExcluir
  2. Onde está escrito VERSADOS, leia-se vereadores.
    Onde está escrito Lígia em, leia-se linguagem.

    ResponderExcluir
  3. olha eu penso que é mais 4 pra vadia la dentro porque pelo povo ninguem faz nada esses politico nao tem vergonha na caracom tanta gente ai mundo afora passando por tantas outras dificuldades vão investi em calçada em enfeite de natal . sabem eu levei meu irmao no P.A pq ele passou mal uns dias antes do natal e sabe a resposta que eu tive da enfermeira?
    que estavão sem medico no momento p atende meu irmão. estavam gastando absurdo d dinheiro em enfeitar ruas enquanto tinha pessoas passando mal . a pelo amor de Deus o que ta acontecendo com a nossa cidade é uma vergonha o atendimento medico é uma precariedade o P.A é uma vergonha a pessoa pode ta morrendo mas tenque assina aquela fixa quando chega la outra pessoa da familia nao pode assina. graças a Deus q nunca aconteceu nada muito serio com membros da minha familia q necessitasse d um atendimento urgente assim mas se um dia acontecer e acontecer de nao ter medico eu quero aquele P.A inteiro porque isso é uma vergonha temos que pagar imposto ate p muda a cor das nossas casas e nao temos o minimo de direito enchemos o bolso desses politicos podres e nao temos nem direito a saude publica agora me diga q q adinta ir la e coloca mais 4 vereadores . ninguem vai faze nada por ninguem do mesmo jeito se a gente quiser ter uma vida digna temos q correr atras com as nossas pernas do que é melhor pra gnt e pra nossa familia enquanto esses filhos da puta com o perdão da palavra tão enchendo o bolso com nosso dinheiro e a gtn ta achando lindo e quando se elegem o povo ainda vai faze festa pra quem vai roba deles . o ser humano é muito ingenuo eu tenho meu titulo d eleitor porque é obrigatorio mas votei a minha vida inteira em branco . se dependesse d mim iam morrer d fome d frio e de sede . se quiserem as coisa vao trabalha que nem eu de segunda a segunda ganhando uma mixaria . rola muita grana por baixo dessas coisas . muito roubo . nao é por nada q todo mundo que vira politico . eu nao respeito a politica desse pais . o meu estado é independente

    ResponderExcluir

Comments system

Disqus Shortname