quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A mata de árvores centenárias




Naquilo que muitos vêem como uma opção de extração e destruição, outros descobrem que é uma alternativa de preservação. Nunca se falou tanto em Meio Ambiente e Ecologia como se tem ouvido nos últimos tempos, dá a impressão que o tema virou moda, especialmente em datas como hoje, quando comemoramos o Dia da Árvore.
Os recursos finitos que nos são oferecidos pela Terra, dependem exclusivamente da atitude de preservação. Em Fraiburgo junto a Casa do Turista, com apoio da Prefeitura Municipal vem desenvolvendo nos últimos anos uma alternativa de renda através da preservação ambiental, trata-se de uma forma de interagir na natureza sem interferir na ordem natural.
Os turistas podem em Fraiburgo conhecer o belo cinturão verde que está no coração da cidade, esse local vem sendo o palco dessa experiência que deu certo. A Mata René Frey possui mais de 50 hectares de mata virgem, recebe mensalmente mais de mil turistas, sendo que nos dois últimos anos a procura pelo turismo de aventura na mata tem aumentado significativamente.
Os visitantes têm a oportunidade de conhecer a floresta centenária, com vegetação típica da região, cujo cenário é uma verdadeira aula de ecologia. Além das araucárias e imbuias que possuem mais de um século de vida, a mesma e povoada por pequenos animais selvagens e pássaros. A mata nativa é uma das principais atrações e ponto de encontro do homem com a natureza no município.
No passeio turístico são realizadas caminhadas em trilhas dentro da floresta virgem. Nestes trajetos os visitantes ouvem explicações sobre as principais espécies de plantas, aves e animais silvestres que convivem em harmonia. São repassadas informações sobre a importância da floresta no equilíbrio ecológico do planeta e sua contribuição para a vida humana. A visitação compreende ainda, pomares de maçãs em diferentes estágios: dormência, (maio a final de setembro), florada da macieira (outubro) e colheita da maçã (início de fevereiro/ final de abril).
Durante o passeio pelas trilhas, que somam cerca de cinco mil metros, há tempo e espaço para fé, bem como uma volta ao tempo, uma viajem pela história local. O visitante poderá conhecer a trilha da capela, a qual os conduz a uma pequena e rústica capela ecumênica, construída em madeira de imbuia, sem pregos. Trilha dos sonhos, onde é possível deixar um papel em num baú com um desejo escrito. Trilha dos gigantes, nela está a maior copa de pinheiro, o maior xaxim e a maior imbuia da floresta. Trilha das pontes, durante o percurso existe duas pontes onde correm águas limpas e frescas.
Entre as trilhas é possível ver réplicas de dinossauros, e se não bastasse a bela paisagem é possível ser presenteado com um passeio ao mini-zoo, que possui criações de emas e diversas raças de veados. Aos mais corajosos oferece muita emoção com os passeios de aventura nos Jeepes Jagunços, Jabunbus e Kaigang.
A floresta possui o nome de Mata René Frey, pois o nome é uma homenagem o fundador de Fraiburgo, uma pessoa que foi apaixonada pela natureza e responsável pela sua conservação, um verdadeiro laboratório a céu aberto. A mata é muito mais que um conceito em turismo ecológico, com ela é possível vivenciar, experimentar e entender que cooperar para manter a terra verde é um bom negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname