Mais de 60 trabalhos de escolas públicas e privadas da região foram expostos nesta sexta-feira (23) na Escola de Educação Básica Gonçalves Dias. O colégio sediou a III Mostra Regional do Conhecimento, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira, através da Gerência Regional de Educação (Gered). Grande quantidade de público passou pelo local para prestigiar os alunos.
Segundo a gerente regional de Educação, Roberta Martinez, desde 2004, a Gered tem em seu calendário a realização da Mostra de Matemática, em 2007 iniciou-se a Mostra de Educação Preventiva e Ambiental e, em 2008, foi criada a Feira de Ciências e Tecnologia. A Mostra Regional do Conhecimento reuniu trabalhos destas três feiras.
A Mostra de Conhecimento é um processo educativo, científico e cultural que vai desde a confecção dos trabalhos até a sua exposição. A partir das vivências e experiências, os alunos idealizam o projeto e o apresentam para a comunidade.
MOSTRA DE EDUCAÇÃO PREVENTIVA E AMBIENTAL
Coordenado pela professora Eliane Fonseca, contou com a participação de 24 trabalhos. Os projetos estiveram focados na educação preventiva da sexualidade, drogas, riscos da adolescência, preservação do meio ambiente, reciclagem, efeito estufa entre outros.
Segundo a coordenadora, a Mostra ainda é nova, mas os alunos despertam interesse pelos temas que são propostos a serem estudados. Como reconhecimento e estimulo, os participantes receberam no final do dia troféus e medalhas.
Entre os trabalhos, os alunos Grasiela Pagliarini e Silvestre Volpato da E.E.E Frei Evaristo de Iomerê, apresentaram o projeto, “Casa Ecológica Rural”, os estudantes procuraram mostrar as maneiras de se aproveitar naturalmente os recursos da natureza, como a luz solar e o bicombustível.
FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
Coordenada pela professora Maria Miria Romba da Silva, contou com sete trabalhos inscritos, todos de ensino médio. Entre estes, serão escolhidos dois para participarem em outubro da Feira Estadual de Ciências e Tecnologia. Na etapa estadual, os melhores de cada categoria serão premiados com bolsa de iniciação científica de R$ 1.200,00.
Um dos trabalhos inscritos foi dos alunos da Escola 25 de Maio, no interior de Fraiburgo. Os jovens Lisnara de Almeida Flores e Robson Luiz Angrevisk participaram com o “Ovomóvel”, que nada mais é do que um galinheiro móvel.
O experimento realmente funciona na escola, visa colocar galinhas dentro de um galinheiro que pode ser movido de um local para outro, desta forma, os animais utilizam a vegetação local para se alimentar, ao mesmo tempo em que fornecem adubo no terreno. Com as 22 galinhas do galinheiro móvel, a escola vai contar neste ano, com quatro mil ovos, os quais serão utilizados na alimentação dos alunos.
MOSTRA DE MATEMÁTICA
Coordenado pelo professor Flávio de Carvalho, foi a área que mais obteve participações, sendo 30 projetos divididos em cinco modalidades. Desta etapa, serão escolhidos dez representantes que farão parte da Feira Estadual de Matemática no mês de novembro em Piratuba.
Essa mostra tem o desafio de ilustrar que a matemática faz parte do nosso cotidiano do dia-a-dia. Desta forma, os alunos da Escola Especial Padre Friedmundo de Tangará se utilizaram do projeto “Aprendendo com os números do CPF”, para explicar que a matemática não é tenebrosa como muitos imaginam.
Os alunos Juliana Dani Ganzoto e Leandro Faé, utilizaram dos recursos do computador, da calculadora, do papel e caneta para mostrar que os meios podem ser diferentes, mas o resultado será sempre o mesmo, quando se trata de números.
Nenhum comentário:
Postar um comentário