quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Programa de Combate ao Borrachudo atrasa por causa da chuva e frio


Com a aproximação dos meses mais quentes do ano, os fraiburguenses já começam a se preocupar com a presença do mosquito borrachudo. Durante este mês, a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente pretendia iniciar os trabalhos do Programa de Combate, através da aplicação do produto de controle ao longo dos leitos dos rios, porém não possível.
O engenheiro agrônomo, Josiel Nunes da Silva explica que não foi viável, pois nas ultimas semanas choveu além do normal, elevando o volume de água. Outro problema constatado esteve relacionado às baixas temperaturas, uma vez que para a aplicação surtir efeito é preciso estar acima de 12 ºC.
O controle foi realizado de maneira parcial apenas na Liberata e Macieira, contudo Silva informa que a situação esta sendo monitorada, “já registramos a incidência do inseto em alguns pontos, mas nada de alarmante”.  A expectativa é de as condições climáticas melhorem na próxima semana para que os trabalhos possam ser realizados. “A aplicação será feita em uma única vez, dentro do prazo de dois dias, para que se tenha uma boa eficiência no combate das larvas, após 21 dias da primeira aplicação deverá acontecer à segunda etapa”, explica o engenheiro agrônomo.
Para minimizar a incidência do mosquito, o município já desenvolve a alguns anos o Programa de Combate ao Borrachudo. Todos os produtos utilizados são fornecidos de maneira gratuita pela secretaria, que conta com parceria dos agricultores na aplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname