terça-feira, 5 de julho de 2016

Celesc posterga em 9 anos a construção de subestação em Fraiburgo


A Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF), recebeu, na última semana, um ofício da Celesc Distribuição, informando o adiamento da obra de construção de uma nova subestação de energia elétrica, de 138 kv, prevista para 2017. O novo prazo, segundo o comunicado, é para 2026.
Para a Associação Empresarial, esse fato preocupa, principalmente porque a capacidade energética vem comprometendo o desenvolvimento de várias empresas fraiburguenses, bem como, limitando novas empresas a se instalarem no município. “Oficializamos a Celesc para saber das providências e início dos trabalhos e fomos comunicados sobre essa alteração. Nosso objetivo agora e articular em busca da alteração desse quadro” informou o presidente Luiz Felipe Torcatto Zanella.
O ofício recebido da Celesc foi uma resposta a outro emitido pela ACIAF cobrando o cronograma das obras. No documento, a estatal informou que com base na nova conjuntura econômica, e o atendimento regional proporcionado pela subestação de Tangará, já em operação, e a recuperação da linha de transmissão de Videira, o prazo para execução da Subestação de Fraiburgo passou para 2026.
No documento ainda consta que o início da obra da linha de transmissão Videira à Fraiburgo passou para o ano de 2017 e, por se tratar de uma linha com 25 km e circuito duplo, o seu prazo de execução é de 24 meses. A Celesc ainda esclareceu que o deslocamento do cronograma não prejudicará o atendimento na região, pois foi baseada em estudos técnicos do sistema elétrico existente. E finaliza informando que os prazos podem ser revistos a qualquer tempo em função da alteração das premissas citadas.
Agenda com os deputados
Para tratar dessa situação, a Associação emitiu convite aos deputados estaduais Valdir Cobalchini e Natalino Lázare, para que ambos participem, junto a ACIAF, de uma reunião com o objetivo de buscar alternativas para o quadro delimitado. A entidade vem articulando em todas as esferas, em busca da reversão da situação informada pela Celesc. A reunião aguarda definição das agendas dos deputados.
Fonte: ACIAF


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname