sábado, 2 de julho de 2016

Fraiburguense pesquisa o uso de tecnologias no ensino de química



A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), por meio do professor e aluno no Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade Arã Paraguassú Ribeiro, está pesquisando a aplicação das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino da disciplina de química para estudantes do ensino médio da regional do município de Videira. O estudo é orientado pela doutora em educação Mariangela Lenz Ziede. O trabalho é intitulado: "A formação continuada dos professores de química: um estudo de caso na Regional de Videira".
De acordo com o professor Arã, grande parte dos professores se deparam em sala de aula com alunos dinâmicos, que gostam de ação, de participação e de vivência. São estudantes que apresentam exigências maiores e não querem ser meros ouvintes de uma explanação. Em função disso, esses alunos demandam de uma metodologia participativa, e não o simples método transmissivo, que ainda é comum em algumas escolas como único meio de ensino e aprendizagem.
"Desta forma, pretendo com essa pesquisa construir uma proposta de formação continuada para os professores que atuam na disciplina de química no ensino médio na regional do município de Videira numa visão global e interdisciplinar. Acredito que esse estudo poderá contribuir para a formação dos professores e, por conseguinte, melhorar os índices de educação na regional, uma vez que a disciplina de química é essencial para a formação na educação básica", explica o mestrando.
Além de ser docente no Campus da UNIARP em Fraiburgo, Arã é professor de química na rede estadual no mesmo município. Ele explica que o uso de computadores nas aulas de química tem mostrado progresso e impacto na última década, não apenas na área de pesquisa, mas também como importante ferramenta didática. Ainda de acordo com Arã, o trabalho promove discussões, explorações e algumas aplicações das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de química e exemplos práticos realizados por diversos pesquisadores no Brasil que poderão ser utilizados no ensino. "Com essa pesquisa, espero, que os professores passem a utilizar cada vez mais a tecnologia proposta na formação, com seus alunos. Concomitantemente com as aulas expositivas, o professor também passe a utilizar softwares de simulação e experimentação, para uma compreensão de conceitos abstratos", afirma o professor.


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