terça-feira, 5 de julho de 2016

Morador da região fica seis anos preso acusado injustamente


Morador de Irani tem história contada em documentário internacional. Jair Dalberti ficou seis anos preso acusado injustamente de participar da morte de policial rodoviário

O morador de Irani que ficou preso quase seis anos acusado injustamente de participar da morte de um policial rodoviário em Vargem Bonita, no ano de 1998, virou o principal protagonista de um documentário americano exibido para toda a América Latina.
Jair Dalberti, de 40 anos, condenado a 15 anos de prisão, ficou preso em Joaçaba até que tivesse reconhecida a inocência. Devido ao erro jurídico, a defesa pediu indenização de R$ 1,5 milhão da União, que recorreu no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A série documental chamada “Presume-se Inocente” conta casos de pessoas que foram presas e pagaram por crimes que não cometeram. No Brasil o canal americano abordou apenas três casos. Além do morador de Irani, os outros dois estão em Belo Horizonte e São Paulo.
O caso
O calvário de Jair Dalberti começou em uma lanchonete de estrada, quando um ex-colega de trabalho lhe pediu carona até o trevão de Irani. No caminho, o amigo parou para falar com outras três pessoas que Jair não conhecia.
Com a autorização de Jair, um deles pôs algumas sacolas no porta-malas e todos foram juntos de carona. Depois de deixá-los em um posto de combustível, Jair voltou para casa. Ele nem imaginava que havia transportado homens de uma gangue armada e que, depois de tê-los deixado, eles acabariam assaltando um ônibus, agredindo os passageiros e assassinando um policial.
Identificado pelo carro que levou os bandidos, Dalberti foi condenado por roubo seguido de morte e passou cinco anos na prisão, até que foi absolvido e pôde recuperar a liberdade. (Oeste Mais)

Assista abaixo ao episódio com a história do iraniense:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname