quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Coleta seletiva de lixo deverá iniciar até dezembro


Durante a visita dos supermercadistas ao Aterro Sanitário Municipal na Linha Britador na tarde de terça-feira (18), eles puderam comprovar visualmente que cerca de 90% do lixo que é depositado no local, realmente esta acondicionando em sacolas plásticas de supermercados. Além da visita ao Aterro Sanitário, os empresários conheceram a Usina de Triagem e a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Jardim América.
O objetivo da Autarquia SANEFRAI ao levar os supermercadistas a esses pontos foi o de mostrar o quanto será importante a coleta seletiva de lixo que deverá ser implantada até o fim do ano em Fraiburgo. Com a medida, além de diminuir a poluição, será possível estender de 10 para 20 anos a vida útil do local chamado de Célula onde atualmente é depositado o lixo produzido.
Ainda existe a questão econômica, quando deverão ser gerados empregos com o inicio dos trabalhos na Usina de Reciclagem situada no bairro Jardim América. Segundo o presidente da SANEFRAI, Ademir Pedro Perin, os atuais catadores de lixo não serão excluídos do programa, eles continuarão desenvolvendo a função, no entanto de maneira organizada. Eles deverão ser cadastrados pela Autarquia, receberão novos carrinhos para recolher o material e farão parte de projetos de inclusão social.
Durante a visita técnica, os empresários foram colocados a par dessas informações. Os supermercadistas e os lojistas do Ramo de Móveis e Eletro são os primeiros parceiros na implantação da Campanha da Coleta Seletiva do Lixo, visto que durante essa semana juntamente com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) já foi lançada a coleta do isopor.
Nos próximos meses, os supermercados de Fraiburgo irão padronizar as cores das sacolas plásticas nas quais são acondicionadas as mercadorias dos clientes. A medida visa conscientizar os consumidores de que o lixo deverá a partir de agora ser separado. Serão duas cores: branca e azul.
Nas sacolas brancas deverá ser acondicionado o lixo reciclável, como por exemplo, latas, papel, alumínio e garrafas pet, já nas sacolas da cor azul, os moradores deverão acondicionar o material orgânico como, por exemplo, restos de comida e lixos de banheiros.
O Engenheiro e Diretor de Saneamento da SANEFRAI Roberto Correa afirmou que a visitação serviu para efetivamente mostrar os empresários a importância da parceria. “Assim que a Usina de Triagem estiver em funcionamento toda à população será conscientizada sobre a ação. Vamos promover campanhas de esclarecimento para que todos saibam como vai funcionar”, explicou.
Por sua vez Perin, afirmou que a importância da separação do lixo será um trabalho a ser desenvolvido a médio e longo prazo. Segundo ele, haverá uma ampla campanha no município com a participação de Entidades, Associações de Moradores e Escolas, já que o foco principal serão as crianças que serão as precursoras na implantação do costumes nas próprias famílias.
O que foi mostrado, aos visitantes agradou o grupo. O Sócio da Rede de Supermercados Big Bom, Ademir da Silva, deu o depoimento de que a empresa vai adotar a padronização a partir do momento da compra de novas sacolas. Também salientou que não imaginava que as atividades que a SANEFRAI vem desempenhando são tão importantes para a comunidade fraiburguense. Já Hermes Zanol do Supermercado Miranda situado no bairro da Liberata, comentou que ficou impressionado com que viu durante a visita e remendou que todos deveriam conhecer o Aterro.
 
USINA DE TRIAGEM DE LIXO

Edificada com recursos da SANEFRAI em terreno próprio da Autarquia, localizada no final da Avenida Caçador, no bairro Jardim América esta totalmente pronta, até mesmo com os equipamentos necessários para iniciar a separação do material.
O sistema que será implantado não será o de cooperativa formada por catadores. Nos próximos dias, será público edital de licitação, aonde empresas poderão concorrer o direito de explorar o serviço.
No entanto, o edital assegura que a empresa é obrigada a comprar todo o produto que for recolhido pelos catadores do município, garantindo assim que os mesmos possam dar seqüência na atividade que já desenvolvem. A estimativa da Autarquia é de que ainda neste ano, seja dado inicio aos trabalhos.

 ATERRO SANITÁRIO

Recebe mensalmente 700 toneladas de lixo chamado de residencial recolhido em toda a cidade. Hoje, como não existe coleta seletiva, todo o material, seja orgânico ou reciclável acaba sendo depositado no mesmo.
O Aterro atende a todas as exigências legais ambientais, aonde é dotado de drenos para gases, bem como para os líquidos, ambos emitidos após a decomposição da matéria orgânica depositada no local. A expectativa é de que com a implantação da Coleta Seletiva, a vida útil da Célula que atualmente recebe o lixo seja ampliada de 10 para 20 anos.
Todo o material recolhido em limpezas de fossas também é direcionando para o Aterro. Lá existe uma usina de tratamento popularmente conhecida como os açudes. Todo o líquido do Aterro bem como das fossas passam por três açudes, em seguida passam para outra usina aonde recebe a aplicação de produtos auxiliam na limpeza da água e somente após isso ela é liberada para a natureza.

 ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Fica no mesmo terreno que esta situada a Usina de Triagem de Lixo, é responsável pelo tratamento do esgoto de aproximadamente 700 residências do Bairro Jardim América. Funciona através de Reator Biotecnológico, aonde dispensa a adição de outros tipos de produtos, o tratamento acontece naturalmente. Trata cerca de 12 mil litros por hora, porém tem capacidade de ampliação de até 60% do volume.
Análises efetuadas na água antes de ser devolvida ao Arrio passo Novo, comprovam a eficiência de tratamento de até 90%. Nesta semana, a SANEFRAI iniciou a implantação de mais uma estação de tratamento, porém para águas pluviais. Esta ficará próxima a Casa da Cultura, a intenção é filtrar resíduos de esgotos das ruas próximas que deságuam na rede pluvial contaminando o Lago das Araucárias.
Serão atendidos pela estação trechos das Ruas Padre Biagio, Nereu Ramos, Duque de Caxias, Vivanderio Vale e Otavio Moreira de Andrade. A obra está orçada em aproximadamente R$ 100 mil e será paga com recursos próprios.
O prazo para conclusão é de 30 dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname