segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Profissionais estarão durante a semana palestras de conscientização sobre doenças mentais


A Secretaria Municipal de Saúde de Fraiburgo desenvolveu durante toda a primeira semana deste mês de outubro, a programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental comemorado nesta segunda-feira (10). Estão previstos para hoje e os dias 13 e 14 mini-palestras com aproximadamente 30 minutos, nas salas de espera das Unidades de Saúde.
Nesta segunda que se passou e na próxima quinta-feira (13), ocorrem palestras sobre Saúde Mental, ministradas por equipe multiprofissional, para agentes comunitários de saúde, motoristas, recepcionistas e guardas da Secretaria de Saúde. O objetivo é esclarecer as dúvidas destes profissionais em relação à abordagem dos pacientes com transtornos mentais.
A Secretaria Municipal de Saúde também preparou material de divulgação que traz alguns aspectos considerados importantes, como saber que a saúde mental de uma pessoa está relacionada com a forma como ela reage às exigências da vida e harmoniza desejos, capacidades, ambições, idéias e emoções.
Destaca ainda que qualquer pessoa, em certa fase da vida, está sujeita a ter problema de ordem mental, seja criança, adolescente, adulto ou idoso. “Caso isto ocorra não tenha receio de reconhecer a doença, porque quanto mais cedo ela for diagnosticada e tratada, maior é a chance de recuperação”, disse a secretária de saúde Nilce Pinz.

DICAS PARA MANTER A SAÚDE DA MENTE

-Mantenha uma dieta saudável, evitando bebidas alcoólicas ou outro tipo de drogas;-
Pratique exercícios físicos 3 a 4 vezes por semana, mesmo que seja caminhar por 15 minutos;
- Procure dormir pelo menos 7 a 8 horas por noite, mantendo a rotina regular do sono. Hábitos irregulares ou inadequados de sono podem tornar a pessoa deprimida;
- Procure ter pensamentos positivos a respeito de sua vida e desenvolva a atitude de que você irá melhorar;
- Converse com profissionais de saúde sobre como aprender modos positivos de resolver problemas;
- Participe de grupos de apoio e familiares, conviva com outras pessoas;
- Faça um esforço diário para manter sua aparência e cuidados pessoais;
- Identifique atividades que ajudem você a se sentir melhor e procure participar destas atividades, mesmo sem vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system

Disqus Shortname